domingo, 19 de junho de 2016

FUTEBOL FEMININO (SUB-13) - LUANA E PORTELADA, A OPINIÃO DAS MENINAS DA FOTO QUE CORREU O MUNDO

Nos momentos que antecederam a partida da equipa mais jovem de futebol feminino para Badajoz, procuramos as duas jovens envolvidas na foto, que sensibilizou todos os adeptos, quando festejaram, no banco, um golo do Boavista.

Escutamos primeiro, Luana Moura, que muito à vontade e rápida,  respondeu às nossas questões.

Que idade tens?
Tenho 12 anos.

Há quanto tempo jogas futebol?
Há seis anos e meio.

Qual foi o teu primeiro clube?
Comecei numa escolinha de futebol em Canidelo.

Quando te transferiste para o Boavista?
Vim para o Boavista esta época.

Como é que festejaste tanto aquele golo?
Foi quando marcamos um golo e a primeira reacção que eu tive foi abraçar e agarrar-me à Portelada. Foi uma alegria muito grande que senti mesmo estando no banco.

Vais para Espanha jogar. É primeira vez que vais estar longe de casa?
É. Acho que vai correr tudo bem, embora estando um bocadinho nervosa, como é normal, mas acho que vai correr bem. O torneio é para nos divertirmos, porque vamos jogar com equipas mais adultas.

Como foi a sensação de vencer uma equipa de rapazes?
Foi muito bom, e prova que cada vez somos mais fortes.

Porque é que gostas de futebol?
Não há explicação!

O que é o futebol para ti?
Não há explicação!

Em seguida, procuramos a outra jovem, envolvida na foto, ainda mais rápida nas respostas.

Como te chamas e que idade tens?
O meu nome é Filipa, mas toda a gente me chama Portelada. Tenho onze anos e vou fazer…doze.

Porquê?
É o meu apelido e eu gosto do nome.

Estavas no banco, quando se marcou o golo da vitória sobre os rapazes. Que emoção sentiste?
Senti muita alegria, porque finalmente a nossa equipa conseguiu mostrar o quanto valia e que só por estarmos a jogar contra rapazes, não significa que sejam melhores que nós.

Com essa díade é a primeira vez que vais ficar longe de casa?
Não!

És uma turista?
Sou.

Porque escolheste o futebol?
Sinto-me bem a jogar futebol.

Como analisas a tua equipa? (podes dizer mal)
Somos uma equipa muito unida. Todas gostamos umas das outras e isso nota-se em campo e isso, é muito bom.

Como se sente uma menina com onze anos a jogar contra rapazes de treze?
Sente-se bem, porque tem nível para isso e consegue enfrentá-los.

Qual a tua posição em campo?
Sou médio lateral.

Gostas mais de atacar ou defender?
Gosto mais de atacar, mas também defender porque um bom jogador também tem que defender.

Tu és tão rápida a responder, que até fico sem palavras…
Eu sou assim, sempre em velocidade...