sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

VOLEIBOL - SENIORES JOGAM NO VISO COM A LUSÓFONA


ANDEBOL - AGENDA DESPORTIVA





VOLEIBOL - JOGO COM A LUSÓFONA TRANSFERIDO PARA O PAVILHÃO DO VISO

Notícia de última hora.

O jogo de voleibol de seniores foi transferido para o pavilhão do Viso, por motivos de avaria no sistema eléctrico do pavilhão Fontes Pereira de Melo.          
O horário mantem-se para as 16 horas.                

FUTSAL - AGENDA DESPORTIVA




FUTSAL(SUB 15) - TRÊS PANTERAS CONVOCADOS PARA OS TREINOS DA SELEÇÃO DISTRITAL

Três atletas do Boavista estão convocados para os treinos das Seleções distritais de futsal no escalão de sub 15.
Publicamos na integra a convocatória da AF Porto


VOLEIBOL - TUDO SOBRE A ÚLTIMA JORNADA, COM O BOAVISTA A DOIS SETS, DE GARANTIR O 5º LUGAR

Termina n próximo domingo, com todos os jogos a serem disputados pelas 16 horas, a primeira fase do Nacional de Voleibol da1ª Divisão.


Analisando os quadros da jornada e da classificação (com um jogo a disputar entre Ribeirense e Castêlo da Maia) podemos, facilmente, prever alguns casos pontuais.

Assim:
ÚLTIMA JORNADA




CLASSIFICAÇÃO

Se a lógica imperar e na modalidade, isso quase  sempre acontece, prevemos os seguintes desfechos:
Vitórias do:
Porto Volei frente ao Belenenses
Leixões sobre o PE Lobato
Atlético VC frente ao Stº Tirso
Ribeirense sobre o Gueifães
Os jogos entre;
Boavista frente ao Lusófona
Castêlo Maia – SC Braga
Serão mais equilibrados.

Com estes resultados (por nós previstos), resultará o seguinte cenário, como classificação final

1º Porto Volei 65 (Lugar assegurado)
2º Atlético VC 58
3º Leixões SC 57
4º Belenenses  35  Lugar assegurado)
_________________________
5º Boavista FC (31, 32,33 ou 34)
6º Lusófona VC ( 30,31, 32 ou 33)
7º Ribeirense ( (30,31,32 ou 33) (lugar assegurado)
8º SC Braga (26,27,28 ou 29) (lugar assegurado)
_________________________
9º PE Lobato 25 (lugar assegurado)
10º Castêlo Maia (17,18 ou 20) (Lugar assegurado)
11º GDC Gueifães (13,14 ou 15) (Lugar assegurado)
12º Stº Tirso 0 (lugar assegurado)


Deste modo, os grupos estão definidos e faltará apenas, clarificar as posições finais do grupo “b” que determinará simultaneamente os pares para a luta pelo finalista ao campeonato Nacional.

Ao Boavista, bastará fazer dois sets (vencer um ponto) para assegurar o quinto lugar. Perdendo por 0/3 ou 1/3, o Boavista, caíria para o sexto lugar classificativo em troca com o seu adversário de Domingo.

No quinto lugar o Boavista, disputará a eliminatória, á melhor de 5 , com o Braga, em caso de ficar em sexto terá como adversário o Ribeirense, tendo que se deslocar duas vezes aoa Açores.

Por tudo, isto é importente vencer no domingo!

VOLEIBOL - AGENDA DESPORTIVA





quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

CÉSAR VASCONCELOS - TREINADOR DA EQUIPA JUNIOR DE ANDEBOL, ACREDITA NA MANUTENÇÃO NO PRIMEIRO ESCALÃO NACIONAL


César Vasconcelos,  técnico principal da equipa de Juniores de Andebol,  assume que, com rigor e trabalho o Boavista, tem todas as condições para se manter no primeiro escalão nacional.

Como habitualmente, convido o meu entrevistado a dar a conhecer a sua identidade desportiva. Como e onde começou a praticar andebol?

Joguei nos escalões de formação, até júnior, na Associação Atlética de Águas Santas. Entretanto, deixei de jogar e passei a treinador nos escalões inferiores no mesmo clube. Depois, como treinador, fui para o Ginásio de Santo Tirso e em seguida vim para o Boavista, passando ainda, pelo Salgueiros, e Sporting de Espinho.

Qual a época, e escalão em que esteve na primeira passagem pelo Boavista?

Estive de 2011 a 2013 igualmente no escalão de juniores. Na primeira época estivemos da 2ª divisão, acabamos por subir, o que nos permitiu jogar a 2ª época na 1ª divisão.

Vamos falar do presente. Como está a decorrer a época no campeonato Nacional da primeira divisão?

A minha experiencia, diz-me que é um campeonato difícil e que geralmente uma equipa que sobe, no ano seguinte desce. Aconteceu com a equipa do Franquelim e voltou a acontecer comigo há três anos. Em ambos os casos, subimos e nesse ano descemos.
Esta época o Franquelim, voltou a trazer os juniores à primeira divisão e cabe-me a mim ver se contrariamos essa tendência de quem sobe… descer.

Qual a actual situação?

Se o campeonato terminasse agora, continuaríamos na primeira divisão, conseguindo atingir os nossos objetivos. Sabemos, que ainda falta acabar esta primeira fase e começar a segunda fase, que essa sim, será a decisiva.

Qual a forma de disputa dessa fase?

Há uma segunda fase, para a qual passarão os três primeiros de cada zona, para o grupo “A”, as restantes sete equipas, para o grupo “B”. Cada clube iniciará essa prova, com metade dos pontos conquistados na fase anterior. Neste grupo “B”, definem-se os dois clubes que irão descer de divisão.

Nas épocas anteriores, o Boavista vivia em anticiclo. Quando subia tinha um plantel forte, mas depois no ano de primeira divisão, tinha que alterar toda a equipa, por motivos de idades dos jogadores, estando mais enfraquecido. Passou-se o mesmo desta vez?

Não, desta vez, isso não aconteceu. Isso, aconteceu na última vez que estivemos na primeira, em que a equipa que subiu não tinha nada a ver com a que participou na competição do ano seguinte. Era uma equipa muito mais imatura.
Agora, aconteceu aqui um fenómeno diferente. Houve uma instabilidade na secção do Andebol do Boavista, no final da época passada, na transição para a época actual.

Quer explicar mais em pormenor?

Por exemplo, houve dois atletas que seriam interessantes de manter, mas que acabaram por sair. Foram o Bernardo, que foi para o ABC e o Tiago Costa, que foi para o Ginásio de Santo Tirso. Considero, que seriam muito importantes para nós.
Para ajudar à festa, o João Carvalho, também saiu para a primeira divisão, mas saiu porque tinha atingido a idade de sénior. Era, uma mais-valia da equipa que acabou por sair, mas por subida normal de escalão.

Como colmataram essas saídas?

Tentamos compensar ao ir buscar alguns jogadores fora. Fomos buscar, o Ângelo, ao CPN (que entretanto regressou outra vez ao CPN), o David ao Porto e dois atletas ao Afife, que são o Tiago e o João Gil.
Acabamos por recuperar, agora em janeiro um atleta, que se iniciou no Boavista, que em entretanto foi para o Porto e depois para o ISMAI e agora regressou, que é o Francisco Fino. Tem sido uma boa ajuda, tanto para nós como para os seniores.
Para completar, devo registar um novo regresso, que é o Diogo (guarda-redes) que daqui foi para o Porto, depois para o ISMAI e este ano regressou. Tem feito uma boa época. Estamos falar de um atleta que ainda é juvenil de primeiro ano.
Deixe-me, também, referir uma subida, de escalão, algo arriscada. A do Bernardo Poças, que tem a idade de iniciado e já está a jogar nos escalões de Juvenis e Juniores.
Resumindo, temos uma equipa jovem que nos assegura um futuro promissor, mas, indo ao encontro da questão que anteriormente me colocou, a diferença entre a equipa que subiu e a equipa que está a disputar a primeira divisão, há alguma diferença, mas acreditamos que esta é uma aposta sustentada nos atletas que a constituem e que estes serão o futuro do Boavista.

O plantel apresenta-se com capacidades para a aposta na manutenção?

É um plantel com bastante potencial, que ainda não está a dar tudo o que pode, mas que está em franca progressão. A luta para a manutenção, não vai ser fácil. Temos que ser rigorosos nos jogos contra os nossos adversários directos, onde não podemos facilitar em nenhum momento.
Temos aí dois resultados que podiam ter sido melhores. Estamos a falar no jogo contra o Xico de Holanda e do jogo em casa com o Gaia. Ainda teremos que ir ao Gaia e fazer alguma coisa interessente com o Avanca.
O jogo com o Avanca em nossa casa, foi o nosso melhor jogo, com uma primeira parte, a roçar a perfeição, que nos permitiu na segunda gerir o resultado. Queria ver mais jogos, como o jogo com o Avanca.

Uma pergunta pessoal. Embora ainda faltando muito para terminar a época, pergunto-lhe, tenciona continuar no Boavista?

No andebol, à excepção de quando os contratos são plurianuais, define-se normalmente o que se vai fazer com o treinador entre Maio/Abril. Se fosse hoje, teria todas as condições e todo o gosto para continuar, vamos ver com o decorrer natural da época e por essa altura naturalmente falaremos sobre o assunto.

A instabilidade sentida no final da época passada, foi totalmente ultrapassada ou ainda se faz sentir em alguns pormenores?

Ainda hoje, se está a sofrer um bocado da tal instabilidade inicial. Só para falar do escalão de juniores, referi o caso do Bernardo e do Tiago, que foram embora porque havia a tal instabilidade. Eu acredito, que se tivesse ficado decidido o que iria acontecer com o andebol do Boavista, principalmente nos dois escalões, de seniores e juniores, esses dois atletas não teriam saído e teriam tido outros argumentos e outros interesses para se manterem no clube.
Não sou a pessoa mais indicada,  para falar dos seniores, mas acredito que há ali muita coisa menos positiva, por causa do planeamento feito mais tarde que o normal.
Pessoalmente, posso dizer-lhe que fui abordado para vir para o Boavista em Agosto, quando, como já lhe disse, as pessoas gostam de ter em Março/Abril a sua vida definida. Uma coisa é haver um planeamento e uma planificação com tempo, outra coisa é ser feita em cima do joelho.

Mas as indecisões já terminaram?

O que eu tenho visto é que há organização e uma vontade para as coisas correrem bem e acredito, piamente, que as coisas vão acontecer. A secção está a ficar muito bem organizada e isso, é evidente para todos.

Entrevista de 
 Manuel Pina

FUTSAL (SUB 20) - RESULTADO DO SORTEIO DA FASE FINAL

Realizou-se o sorteio da fase final do Campeonato nacional de Juniores A (sub-20) de futsal.

O sorteio ditou os seguintes jogos:

1.ª jornada (13.02.2016)

SPORTING CP – ADCR CAXINAS
SL BENFICA – BOAVISTA FC
CONTACTO FUTSAL – L. PORTO SALVO
AD JORGE ANTUNES – CF “OS BELENENSES”

2.ª jornada (20.02.2016)

ADCR CAXINAS - AD JORGE ANTUNES
BOAVISTA FC - SPORTING CP
L. PORTO SALVO – SL BENFICA
CF “OS BELENENSES” – CONTACTO FUTSAL

3.ª jornada (27.02.2016)

ADCR CAXINAS - BOAVISTA FC
SPORTING CP - L. PORTO SALVO
SL BENFICA - CF “OS BELENENSES”
AD JORGE ANTUNES - CONTACTO FUTSAL

4.ª jornada (05.03.2016)

BOAVISTA FC - AD JORGE ANTUNES
L. PORTO SALVO - ADCR CAXINAS
CF “OS BELENENSES” - SPORTING CP
CONTACTO FUTSAL - SL BENFICA

5.ª jornada (12.03.2016)

BOAVISTA FC - L. PORTO SALVO
ADCR CAXINAS - CF “OS BELENENSES”
SPORTING CP - CONTACTO FUTSAL
AD JORGE ANTUNES - SL BENFICA

6.ª jornada (19.03.2016)

AD JORGE ANTUNES - L. PORTO SALVO
CF “OS BELENENSES” - BOAVISTA FC
CONTACTO FUTSAL - ADCR CAXINAS
SL BENFICA - SPORTING CP

7.ª jornada (26.03.2016)

L. PORTO SALVO - CF “OS BELENENSES”
BOAVISTA FC - CONTACTO FUTSAL
ADCR CAXINAS - SL BENFICA
SPORTING CP - AD JORGE ANTUNES

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

FUTEBOL FEMININO - RESULTADOS




FUTSAL - RESULTADOS DO FIM DE SEMANA



segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

VOLEIBOL - FORMA DE DISPUTA DA SEGUNDA FASE DO CAMPEONATO NACIONAL (BOAVISTA NO GRUPO 2)


Ao perder na ilha do Pico, com o Ribeirense, o Boavista deixou de ter hipótese de terminar em quarto lugar na primeira fase do campeonato. Com os resultados do passado fim-de-semana, o Belenenses, garantiu essa posição.

O Boavista, recebe a equipa da universidade Lusófona, na próxima (última) jornada e vencendo esse encontro, seja qual for a diferença no resultado final, terminará no quinto lugar, desta fase.

Com esta posição, o Boavista, participará no segundo grupo, que na disputa de um play-off, decidirá um dos finalistas (5º classificado final) que jogará a final do Campeonato Nacional, com a equipa classificada em (3º lugar do grupo 1).

Este, segundo grupo, irá atribuir, as classificações finais de (5º/6º/7º/8º lugar).

Publicamos em seguida extracto do regulamento da prova, mas tentaremos simplificar o mesmo, exemplificando.
Regulamento da prova

1º Play-off
O clube, que terminar em 5º lugar defronta o 8º. (el.1)
O clube, que terminar em 6º lugar defronta o 7º. (el. 2).

Esta eliminatória será jogada à melhor de cinco jogos, pelo que a equipa que atingir a terceira vitória ficará, de imediato, apurada.

A ordem dos jogos será
1º Jogo, em casa do pior classificado da eliminatória (7º e 8º)
2º e 3º Jogos, em casa do melhor classificado da eliminatória (5º e 6º)
4º Jogo, (se necessário) em casa do pior classificado da eliminatória (7º e 8º)
5º Jogo, (se necessário) em casa do melhor classificado da eliminatória (5º e 6º)

Serão apurados, os vencedores das duas eliminatórias, passando para o 2º Play-off.
Os vencidos terminam a prova.

2º Play-off
Disputado à melhor de 3 jogos, vence a equipa que conquistar a segunda vitória.

A ordem dos jogos será a seguinte:

1º Jogo, em casa do vencedor da eliminatória (el. 2)
2º e 3º Jogo, em casa do vencedor da eliminatória (el. 1)

O vencedor defrontará a final do Campeonato nacional, com o 3º classificado do Grupo de Elite, em eliminatória a disputar à melhor de cinco jogos.
A ordem dos jogos será:
1º Jogo, em casa da equipa vencedora do grupo 2
2º e 3º Jogos, em casa do clube do grupo de Élite
4º Jogo, (se necessário) em casa da equipa vencedora do grupo 2
5º Jogo, (se necessário) em casa do clube do grupo de Élite

Esta é a forma de disputa da segunda fase, em que haverá clubes que (poderão)  disputar apenas mais 3 jogos (no máximo 5) e outros, que poderão disputar…13 jogos! (se disputasse todos os desempates). 

O vencedor do Campeonato Nacional (Boavista disputará esta prova) realizará no mínimo…8 jogos.


Análise de Manuel Pina

ANDEBOL - RESULTADOS



GINÁSTICA - RESULTADOS DO CAMPEONATO DISTRITAL, COM EXCELENTE PRESTAÇÃO DO BOAVISTA


O Boavista, participou no Campeonato distrital de Inicados de 1ª divisão e Elites.

Nos escalões, mais jovens, venceu em toda a linha.

Nos escalões, mais velhos, onde há mais exigência, todas as atletas axadrezadas ficaram apuradas para a prova Qualificativa, que dá acesso ao Campeonato Nacional

Colectivamente, o Boavista, alcançou 3º lugar em pares femininos, no escalão de Iniciados.

Foi um campeonato épico, para as nossas cores.

Publicamos na integra so resultados:
















VOLEIBOL - RESULTADOS DO FIM DE SEMANA






domingo, 31 de janeiro de 2016

ASSINATURA DE CONTRATO DE SPONSORIZAÇÃO COM A CONFEITARIA DIVINAL

A Direcção Comercial das Amadoras do Boavista FC, continua a fechar com sucesso, importantes acordos de sponsorização.


Desta vez, chegamos a acordo com o sponsor CONFEITARIA DIVINAL, que irá assumir nas duas épocas desportivas 2015-16 e 2016-17, as refeições das 3 atletas, alojadas no Hotel Belver (cerca de 2.500 refeições).

O Protocolo, agora assinado, tem o seu início de vigência a 1 de Fevereiro de 2016 e acaba em Junho de 2017, estando salvaguardada a possibilidade de renovação do mesmo, por igual período de tempo.

Nesta cerimónia, estiveram presentes em representação do Boavista FC, o Eng. António Marques (vice Presidente Boavista FC / Modalidades Amadoras), Carlos Paiva (Diretor Comercial) e Sara Monteiro (Diretora Geral) e ainda em representação do Departamento de Voleibol, os Diretores Artur Nunes, Manuel Tavares e Fernando Pereira, o Prof. Carlos Simão e as atletas Beatriz Santos (Bia) e Rita Losada

Pela CONFEITARIA DIVINAL, o protocolo foi assinado pelo seu proprietário Sr. José Soares, que por imponderáveis de última hora, não conseguiu comparecer no auditório do Estádio do Bessa, fazendo no entanto, chegar ao mesmo o protocolo devidamente assinado.


Continuamos assim a criar condições, para que as Modalidades em geral e neste caso o VOLEIBOL em particular, possam continuar a crescer em qualidade e por antecipação consigam preparar a próxima época com mais e melhores condições.

Fonte:
Director Comercial das Amadoras, Carlos Paiva