quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

MENSAGEM DO VICE-PRESIDENTE, ENG. ANTÓNIO MARQUES, ABERTA A TODOS OS BOAVISTEIROS

Caros Dirigentes, Técnicos e demais Colaboradores das Modalidades Desportivas do Boavista F.C.
  


Prestes a serem atingidos dois anos após a tomada de posse da atual Direção do Boavista F.C. (que aconteceu a 2 de janeiro de 2013), julgamos ser tempo de se fazer um breve balanço sobre o universo do Clube relativamente ao passado, ao presente e perspetivar o que poderá ser o nosso futuro. 

Todos sabemos qual a situação do Clube e da SAD em dezembro de 2012. Mas acho que valerá a pena recordar e comparar com a situação que hoje vivemos:

1-        Boavista F.C.
a.        Em 2012 o passivo do Clube era de cerca de 65 milhões de euros e estava eminente um pedido de insolvência por parte de um credor.
b.        Hoje o Clube tem aprovado um plano de recuperação (PER) com implicação direta numa redução de quase 50% do seu passivo e “estendido” no tempo.
c.        Embora a situação continue dificil face á obrigatoriedade de cumprimento dos compromissos assumidos no ambito do PER, a situação do Clube está hoje claramente mais favorável relativamente a 2012.
2-        Futebol
a.        Em 2012 o nosso Futebol Profissional (SAD) disputava o Campeonato Nacional de Seniores (3º nível do futebol português). Atualmente disputa a 1ª Liga Profissional onde ocupa a 12ª posição em 18 Participantes.
b.        A SAD estava em extremas dificuldades financeiras que implicavam sistemáticos problemas na preparação da equipa e, inclusive, por diversas vezes houve grande dificuldade para proceder á sua inscrição na FPF. As dificuldades de tesouraria e o passivo de curto prazo “asfixiavam” toda a atividade da Sociedade.
c.        Hoje está aprovado um plano de recuperação (SIREVE) que, para além de concretizar uma redução do seu passivo, permitiu que o mesmo possa ser cumprido ao longo do tempo. Naturalmente que a situação está ainda longe de estar controlada (os compromissos assumidos no ambito do SIREVE são muito “duros” e não podem deixar de ser cumpridos), mas passamos de uma situação de práticamente insolvência para uma situação difícil.
d.        Houve necessidade de “construir” uma equipa completa e com um orçamento compatível com as nossas reais possibilidades. O facto de termos Jogadores que na época passada jogavam em Clubes, Países e Continentes diferentes, implica naturalmente um processo de adaptação e conhecimento do futebol português com clara influência na sua prestação desportiva, mas felizmente que, até á data, os resultados estão acima dos prognósticos de práticamente todo o universo futebolistico nacional.
e.        Assim, não podemos deixar de estranhar vários comentários depreciativos de alguns Boavisteiros relativamente a alguns resultados negativos e algumas exibições menos conseguidas. O que até hoje foi conseguido é reconhecido por todos os especialistas fora do ambito do Clube como brilhante face aos condicionalismos com que partimos para este campeonato. Se TODOS apoiarmos e defendermos a equipa em todos os momentos (especialmente nos menos positivos), seguramente serão criadas melhores condições para ultrapassarmos as ainda situações dificeis que irão aparecer e estaremos mais perto de voltar a repetir os exitos do passado recente.
3-        Modalidades Amadoras
a.        Em 2012 o Clube tinha em atividade 11 Modalidades Amadoras (Andebol, Voleibol, Futsal, Hoquei Patins, Futebol Feminino, Ginastica, DDA, Boxe, Karaté, Judo e Kenpo). Tinha inscritos cerca de 900 Atletas nestas Modalidades.
b.        Hoje temos em atividade 16 Modalidades Amadoras (em 2013 foi iniciado o Kickboxing e o Aikido e em 2014 iniciamos o Atletismo, Bilhar e Snowboard) e mais de 1.200 Atletas federados, ou seja, incrementamos mais 5 Modalidades Amadoras e temos em atividade mais de 300 Atletas em relação ao que sucedia há dois anos.
c.        Por Modalidade a situação é a seguinte:
                                                               i.      Futsal – criado mais um escalão etário (Academia de Futsal). A equipa sénior militava na 2ª Divisão Nacional. Hoje encontra-se a disputar a 1ª Divisão Nacional. Nos escalões de formação mantemos o nível elevado de resultados que já existia no passado.
                                                              ii.      Voleibol – mantemos todos os escalões etários em atividade. A equipa sénior militava na 2ª Divisão Nacional. Hoje encontra-se a disputar a 1ª Divisão Nacional. Nos escalões de formação a melhoria de resultados é nesta época evidente.
                                                            iii.      Futebol Feminino – aumentamos o número de equipas de competição com a criação dos escalões de “Promoção”, Sub-19 A e B e Sub-15 A e B. A equipa sénior continua a disputar a 1 Divisão Nacional e em 2013 conquistou pela 1ª vez na história do Clube a Taça de Portugal em final disputada no Estádio do Jamor. Ao nível dos outros escalões, vários titulos distritais foram conseguidos neste periodo.
                                                             iv.      Andebol – mantemos todos os escalões etários em atividade. A equipa sénior militava na 3ª Divisão Nacional. Hoje encontra-se a disputar a 2ª Divisão Nacional. Nos escalões de formação é notória a melhoria dos resultados desportivos.
                                                              v.      Hoquei em Patins – em 2012 tinhamos únicamente em competição a equipa sénior (3ª Divisão Nacional). Hoje mantemos esta equipa nesta Divisão com resultados claramente superiores aos então obtidos. Em 2013 iniciamos a atividade do escalão de juniores. A partir desta época, passamos a disputar os nossos jogos de séniores no Pavilhão Infante Sagres (anteriormente toda a atividade era realizada no Pavilhão de Alfena) o que permite um maior acompanhamento por parte dos nossos Sócios e simpatizantes.
                                                             vi.      Ginástica – mantemos as várias disciplinas em competição com excelentes resultados desportivos. Somos atualmente o 3º Clube português ao nível do número de praticantes inscritos na respetiva Federação.
                                                           vii.      Boxe – Já eramos e continuamos a ser o maior Clube português da modalidade. Conquistamos o Titulo Nacional da 1ª Divisão e a Taça de Portugal.
                                                          viii.      Judo – aumentamos o número de Praticantes e melhoramos claramente os resultados desportivos com a participação de Atletas em provas internacionais e no Campeonato da Europa.
                                                             ix.      Karaté – aumentamos o número de Praticantes e temos vindo a melhorar significativamente os resultados individuais e coletivos.
                                                              x.      Kenpo – Modalidade em contínua expansão no Clube ao nível do número de Praticantes.    
                                                             xi.      DDA (Desporto Adaptado) – temos em atividade o “Futebol 7 Adaptado” e o “Tiro Adaptado”. O nosso Atleta de Tiro, Bruno Valentim, está integrado no programa Paralimpico (Rio de Janeiro 2016).
d.        As novas Modalidades criadas entre 2013 e 2014:
                                                               i.      Kickboxing – enorme expansão ao nível do número de Praticantes. Com pouco mais de um ano de existência, já obtivemos títulos individuais distritais e nacionais.
                                                              ii.      Aikido – continua a aumentar o número de Praticantes.
                                                            iii.      Atletismo – regressou ao Clube há cerca de 3 meses (tinha sido suspenso em 2010) e tem tido uma expansão notável ao nível de Praticantes e já com excelentes resultados nas provas de estrada disputadas neste período. Também já iniciamos a participação nas provas de “pista coberta”.
                                                             iv.      Bilhar (pool português) – criado há cerca de 2 meses. Estamos a disputar a 3ª Divisão e o grande objetivo passa pela subida ao 2º escalão logo no primeira época em competição. Os resultados até ao momento dão-nos excelentes indicações.
                                                              v.      Snowboard – desporto de inverno. Está em fase de “arranque” no Clube.

A realidade que apresentamos não deixa dúvidas que o Boavista F.C. é, seguramente, um dos mais ecléticos Clubes nacionais. Mesmo com todas as dificuldades com que nos confrontamos num passado recente (e que estão ainda longe de estar totalmente erradicadas), a UNIÃO e o EMPENHAMENTO de muitos Boavisteiros tornou isto possível.

Esta situação e os resultados conseguidos são mérito de TODOS aqueles que não cederam perante tantas injustiças de que fomos alvo.

Vamos TODOS unirmo-nos no sentido de:
1-        Evitar críticas “corrosivas” nas redes sociais que tanto desmotivam e prejudicam o Clube e SAD (em especial quando são oriundas de Elementos que se encontram “dentro” do Clube ou SAD) e que só servem os interesses dos nossos adversários.
2-        Vamos TODOS colaborar com entusiasmo e motivação na procura de novos Colaboradores que nos ajudem na concretização das múltiplas tarefas que, todos os dias, são necessárias de realizar nas várias Modalidades existentes.
3-        Vamos ser tolerantes nos maus momentos desportivos (que certamente irão surgir) e nos erros que naturalmente poderão ser cometidos (ninguém é perfeito).   
4-        Vamos procurar junto de familiares, amigos, conhecidos, ... a possibilidade de apoios financeiros que são absolutamente fundamentais para podermos ser mais ambiciosos em termos de “performances” desportivas.
5-        Vamos lutar pelo futuro que desejamos, pois como sabemos:
a.        Aquele que não luta pelo futuro que quer, deve aceitar o futuro que vier

UNIDOS e SOLIDÁRIOS vamos conseguir.

Aproveitamos para desejar a TODOS um FELIZ NATAL e que 2015 corresponda a todas as vossas expectativas pessoais, profissionais e desportivas.

António Marques

Vice-Presidente das Modalidades Amadoras  


domingo, 21 de dezembro de 2014

FUTSAL (SENIORES) - PONTO DA SITUAÇÃO À 15ª JORNADA

RESULTADOS DA 15ª JORNADA

UN. PINHEIRENSE 3 – BOAVISTA FC 3
DRAM. CASCAIS 0SL BENFICA 9
SC BRAGA 5 BURINHOSA 1
SPORTING CP 3CF BELENENSES 0
POVOA FUTSAL 3 – RIO AVE 3
AD MODICUS 4 L. PORTO SALVO 0

AD FUNDÃO 3SL OLIVAIS 5

CLASSIFICAÇÃO ACTUALIZADA

FUTEBOL FEMININO - RESULTADOS

SENIORES
CD OURIENSE 4 – BOAVISTA FC 1
GD ÁGUAS SANTAS 4 – BOAVISTA FC “B” 2
FUTEBOL DE SETE
HERNANI GONÇALVES 0 – BOAVISTA FC 5

DESP. LEÇA BALIO 2 – BOAVISTA FC “C” 2

BILHAR - BOAVISTA CONTINUA A VENCER E SUBIR NA TABELA, TUMO À PROMOÇÃO

RESULTADO 
PRÓXIMA JORNADA


RESULTADOS DO FIM DE SEMANA (EM ACTUALIZAÇÃO)

ANDEBOL 
SENIORES
BOAVISTA FC 21 - AA AVANCA 31

VOLEIBOL
SENIORES
BOAVISTA FC 3 – GC STº TIRSO 0
JUNIORES
BOAVISTA FC 0 - AA S MAMEDE 3
INICIADAS
BOAVISTA FC 0 - VITÓRIA GUIMARÃES 3



FUTSAL
SENIORES
FC UN. PINHEIRENSES 3 - BOAVISTA FC 3
JUVENIS
BOAVISTA FC 2 – AM GRANJA 4
INFANTIS
AM GRANJA 3 – BOAVISTA FC 6
BENJAMINS
BOAVISTA FC 2 – AA PEDRAS RUBRAS 2

VOLEIBOL - INICIADAS, CANTAM O HINO DO CLUBE NO SEU JOGO

Publicação de Boavista Futebol Clube Voleibol.

As iniciadas do Voleibol supreendeream os espectadores ao cnatar em conjunto o Hino do Clube