sexta-feira, 20 de setembro de 2019

DDA - TORNEIO POLYBAT EM LISBOA. PARTICIPANTES BOAVISTEIROS CONTINUAM A SUA PREPARAÇÃO



O Boavista Futebol Clube, confirmou a sua presença no torneio de Polybat, " Jogos Santa Casa" que se realiza na próxima terça-feira dia 24, em Lisboa. 


Os representantes axadrezados, Pedro Gonçalves e Ricardo Sotto Mayor, continuam a realizar os seus treinos nas instalações do Bessa, na tentativa de repetirem as excelentes classificações obtidas na zona norte da mesma competição


Pedro Gonçalves


Ricardo Sotto Mayor

AGENDA DESPORTIVA PARA O FIM DE SEMANA DE 21 E 22 DE SETEMBRO









quinta-feira, 19 de setembro de 2019

FUTSAL - JOSÉ VASCONCELOS (TREINADOR SÉNIOR) ANTEVÊ ÉPOCA E JOGO DE SÁBADO



José Vasconcelos é  o técnico principal da equipa sénior de futsal para a presente época. Boavisteiro de coração, José Vasconcelos foi o primeiro treinador das equipas de futsal do Boavista. 
Neste seu regresso a casa – cerca de três dezenas de anos depois – registamos   a sua opinião sobre a prova na sua globalidade e a preparação para o primeiro jogo.

É o teu regresso ao comando técnico do futsal do clube. Quantos anos depois?

Quase trinta anos desde a primeira vez que orientei o Boavista.

Foste um dos fundadores do futsal do Clube?

Na condição de treinador, sim. Fui o primeiro treinador do Clube, que como todos sabem, se iniciou com o nome de Panteras Negras e só posteriormente assumiu o nome de Boavista Futebol Clube. Mesmo nos primeiros anos com o nome do Clube eu continuei como treinador da equipa. Na totalidade, fui treinador do Boavista nos primeiros quatro/cinco anos de vida do futsal.

No presente o Boavista está inserido na série “B” talvez a mais difícil e competitiva de todo o campeonato. Neste contexto quais são os objectivos que consideras possível alcançar e que aposta vai o Boavista fazer?

Na realidade, esta série, é a mais complicada de todas e como prova disso, podemos verificar que normalmente o segundo classificado desta série fica fora da fase final, por ser considerado o “pior” dos segundos… Como todos sabem, a equipa segundo classificada, com menor número de pontos conquistados, é considerada a “pior” segunda classificada e tem que dar lugar ao campeão dos Açores. Como os jogos são muito equilibrados e todos os resultados podem acontecer, os pontos acabam por ser divididos por diversas equipas sem se concentrarem na sua maioria em duas ou três.

Mais dificuldades para se conseguir os objectivos?

Estamos conscientes dessas dificuldades, mas cientes do nosso valor e preparados para jogar e para vencer todos os jogos que vamos disputar.

O plantel que tens dá-te garantias ou sentes necessidade de mais algum elemento?

A experiência que tenho diz-me que os clubes estão sempre no mercado, aproveitando todas as oportunidades para se reforçar dentro das necessidades dos planteis. Mas, neste momento, o plantel dá-nos todas as garantias e foram todos primeiras escolhas. Fizemos cerca de noventa e cinco por cento de renovações da época anterior e os três reforços que entraram vieram acrescentar qualidade à que já existia. Estamos conscientes das dificuldades, mas preparados para a competição.

Quantos treinos realizam por semana?

Treinamos três vezes por semana, segunda, terça e quinta sempre no pavilhão Fontes Pereira de Melo, onde vamos realizar os nossos jogos em casa.

Sempre foste defensor de um sistema de jogo por todos reconhecido. Na actualidade adaptas esse sistema ao teu plantel ou tentas adaptar o plantel ao teu sistema de jogo?

Eu tenho um modelo de jogo em que acredito e com o qual me identifico mas tenho que me ajustar conforme o meu plantel. Tenho jogadores que me vão dar outro tipo de opções e naturalmente, não vou retirar essas características e irreverências que o plantel do Boavista tem. Vamos fazer disso uma mais-valia e adaptar o modelo de jogo aos jogadores que temos aproveitando as característica de cada um.

Como treinador de futsal, que análise fazes a estes quadros competitivos, que têm entre os distritais e o principal escalão só esta prova?

Este modelo competitivo não faz sentido nenhum e nota-se que muitas equipas campeãs distritais abdicam da subida `segunda divisão nacional. 
Tudo tem que ser remodelado e passar a disputar a segunda divisão em duas séries de norte e sul com o maior número de equipas possível e numa segunda fase, fazer um Play-off com as quatro equipas melhores classificadas para determinar as subidas. 
Criar uma divisão intermediária entre os campeonatos distritais e a primeira divisão nacional. Dado que não tem razão de ser uma equipa que por um ponto não entre no grupo de luta pela subida ao primeiro escalão, possa descer aos distritais nessa mesma época.

Para terminar, que esperas do primeiro jogo do campeonato?

Neste momento, temos algumas lesões que nos limitam um pouco,  estamos a contar com as naturais dificuldades que o S. Pedro de Fins nos irá colocar. Sabemos que eles têm qualidades mas nós temos as nossas armas para impor o nosso jogo na procura da vitória impondo a nossa vontade e o factor casa com os nossos adeptos a apoiarem.

FUTSAL - O PLANTEL AXADREZADO PARA A ÉPOCA 2019/20


António Morais - Director do departamento de futsal

O plantel sénior de futsal do Boavista Futebol Clube tem a seguinte constituição:

Renovações

Nuno Carvalho

Fernando Rascão

Jorge Mendes

Rui Baltar

Ivo Guimarães

José Soares (Zé)

uis Mouta (Pincha)

Sílvio Moreira

Pedro Rodrigues

João Guedes

João Carvalho (sub 20)


Contratações

Ruizinho – ex- Nuno Alvares de Fafe

Pedro Ferreira  - ex- Silvalde

Bruno Martinez – Un. Pinheirens


Equipa Técnica

Treinador principal
José Vasconcelos

Preparador Físico
Prof.  Nuno

Treinador de Guarda redes
Alexandre Peixoto

Augusto Correia

Equipa médica

Dr. Bruno Sousa
Carlos Alberto


FUTSAL - APRESENTAÇÃO DA COMPETIÇÃO


Treinador principal


No próximo fim de semana vai iniciar-se o Campeonato Nacional da 2ª divisão de Futsal. Vamos apresentar dois artigos para lançamento da competição.

O Boavista Futebol Clube está inserido na série “B”, da 2ª divisão nacional, a mais competitiva de todas as séries nacionais.

A composição da série é a seguinte:

Boavista FC
ADR S. Pedro Fins
ADCR Caxinas
AR Freixieiro
CA Mogadouro
JD Gaia
Arsenal C. Maia
Rio Ave FC
Póvoa Futsal
AAA Douro

Como se pode verificar, nesta série, estão  incluídas (5) equipas que já disputaram o campeonato nacional da 1ª divisão, o que comprova a competitividade desta série.

A prova será disputada por duas fases. A primeira num campeonato a duas voltas entre as dez equipas, sendo apuradas as duas primeiras, para a fase final de acesso à primeira divisão nacional e as restantes equipas transitam para a fase de luta pela permanência no actual escalão.

Na primeira jornada a realizar-se no próximo Sábado o Boavista recebe  a equipa do ADR S. Pedro de Fins. Todos os jogos da nossa equipa serão realizados no Pavilhão Fontes Pereira de Melo

CALENDÁRIO DO BOAVISTA FC

Nota: a equipa do União Pinheireirense foi substituída pelo Póvoa Futsal

O técnico , axadrezado será José Vasconcelos que regressa a casa três dezenas de anos depois


quarta-feira, 18 de setembro de 2019

VOLEIBOL - TORNEIO "BOAVISTA SENIORES CUP 2019" DISPUTA-SE NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA


O Boavista vai realizar no próximo fim-de-semana o Torneio triangular de Voleibol no escalão de seniores.

Os clubes participantes são para além do Boavista Futebol Clube, o Castêlo da Maia GC e o GDC Gueifães. 
A competição será realizada no Pavilhão da Escola Irene Lisboa.

Os jogos realizam-se durante as tardes de sábado (primeira volta) e a segunda volta da competição na tarde de domingo, com o calendário e horários descritos no cartaz aqui publicado.

Este torneio, faz parte da preparação de pré-época que se iniciará no próximo dia 13 de Outubro com a nossa equipa a deslocar-se a Lisboa para defrontar o Belenenses.

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

GINASTAS DO BOAVISTA NA HOMENAGEM A SAHAR KHODAYARI

Sahar Khodayari, uma jovem iraniana, quis assistir a um jogo da sua equipa, o Esteghlal, no Estádio.
No Irão, as mulheres estão proibidas de assistir a jogos de futebol nos estádios e, por esse motivo, foi detida e sentenciada a 6 meses de prisão.
Khodayari, acabou por se imolar em frente ao tribunal até que sucumbiu aos ferimentos auto-infligidos.

Direitos que damos por adquiridos, como apoiarmos a nossa equipa do coração, em muitos locais, não estão acessíveis a todos. O apartheid de género continua a existir e com graves consequências.

O Boavista lamenta profundamente o sucedido e deseja que o futebol sirva para encurtar diferenças, nos una e que seja, cada vez mais, mais do que um esférico a rolar.

VEM JOGAR FUTSAL NO BOAVISTA FC


ANDEBOL - BOAVISTA PERDE EM SETÚBAL POR TRÊS GOLOS


O Boavista foi batido em Setúbal pela equipa local por 3 golos de diferença, em jogo a contar para a quarta jornada o nacional de andebol da primeira divisão.

RESULTADOS

Jogo com várias alternâncias no marcador no início da primeira parte, mas com a equipa do Vitória a afixar a liderança, por 15-11, na saída para o descanso.

No segundo tempo, o Boavista conseguiu a aproximação por diversas vezes mas o Vitória acabou por vencer a partida, por 24-21.
CLASSIFICAÇÃO


No próximo Sábado pelas 18 horas o Boavista recebe o Belenenses no pavilhão municipal de Pedrouços.
PRÓXIMA JORNADA