sábado, 20 de fevereiro de 2016

FUTSAL (SENIORES) - RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO DA 17ª JORNADA



CLASSIFICAÇÃO


VOLEIBOL (SENIORES) - BOAVISTA, VENCE BRAGA E AUMENTA VANTAGEM NA ELIMINATÓRIA

Ao vencer o Braga, por 3/2 o Boavista, deu um enorme passo, rumo ao apuramento para nova eliminatória, no play off do nacional de Voleibol, aumentando a vantagem sobre as Bracarenses para 2/0.

Jogo impróprio para cardíacos, este confronto  que presenciamos este fim de tarde, no Pêro Vaz de Caminha, do qual apresentaremos uma crónica amanhã pela manhã.

O encontro, foi decidido na “negra” e de uma forma impressionante. Neste parcial, o Braga, “virou” a vencer por 8/3. O Boavista, conseguiu em seguida, o impensável ao recuperar a 9/9. 
De novo... vantagem para o Braga a 12/10… responderam as axadrezadas, com uma força incrível que se reconhece a este grupo de jovens panteras, que nunca se rende, fazendo cinco pontos consedutivos e vencendo o jogo.

Amanhã, pelas 17 horas, haverá novo confronto entre Boavista e Braga, no pavilhão Irene Lisboa.


Jogo a não perder, com espetáculo garantido

FUTSAL (SUB 20) - GRANDE JOGO, ENTRE PANTERAS E LEÕES, TERMINA COM RESULTADO "MENTIROSO"

O jogo de futsal entre as equipas juniores do Boavista e do Sporting, foi um excelente e emocionante jogo de futsal, superando em muito, a maior parte dos jogos a que se assiste no campeonato principal de seniores da modalidade.

Num ambiente de entrega total por parte dos atletas e do público ( o treinador do Sporting, confidenciou-nos no final) que se sentiu empolgado com o ambiente no pavilhão.

O encontro, podia ter terminado num empate a sete ou oito golos, tantas as oportunidades que as duas equipas dispuseram, mas acabou com um "resultado mentiroso", de seis a três a favor dos Leões, conseguido nos últimos dois minutos. 

A três minutos do final o resultado registava um empate a três golos.

Amanhã apresentaremos uma crónica do encontro, complementado, com as análises dos dois treinadores das equipas, que praticamente coincidiram na sua apreciação.


Aceitando-se a vitória do Sporting, ela nunca deveria ter sido superior a um golo.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

VOLEIBOL (JUNIORES) ARNALDO SILVA, TÉCNICO AXADREZADO ANTEVÊ A PARTICIPAÇÃO NA FASE NACIONAL

A equipa de Juniores de Voleibol, vai iniciar no próximo sábado, a disputa da primeira fase do campeonato Nacional da categoria, após um meritório apuramento na fase distrital. 
Para melhor conhecermos as ambições desta equipa, contactamos o seu técnico, Arnaldo Silva, a quem colocamos algumas questões.

O apuramento desta equipa, para a fase nacional, foi uma surpresa para vós?

Por um lado, o nosso grupo foi um pouco mais acessível do que estávamos à espera, mas por outro lado, o grupo de trabalho, que existe nas juniores do Boavista, tem um nível muito alto e é muito superior ao que parecia à primeira vista. Na minha opinião estava pouco aproveitado, mas o valor da equipa é muito bom e temos que lhe dar tempo para tirar proveito desse valor.

Então, nesta fase, o Boavista vai ter uma palavra a dizer?

Obviamente que sim. No entanto, temos de momento, alguns problemas.

Quais?

Temos duas jogadoras lesionadas e uma terceira que por motivos profissionais não vai estar presente nos jogos. Para complicar mais, estas atletas, jogam na mesma posição, que é uma posição central. Mas quando tivermos as atletas todas a nossa aposta é lutar por um dos três primeiros lugares.

Qual a forma de disputa desta fase?

Cada série, apura as duas primeiras equipas e haverá o apuramento de uma terceira equipa, que será a considerada melhor de todos os terceiros. Como na nossa série, os dois primeiros lugares deverão estar atribuídos naturalmente a duas equipas muitas fortes, nós iremos lutar por esse terceiro lugar. Esses adversários, que considero mais fortes, têm muito mais trabalho anterior e melhores condições.

As três atletas que não podem estar presentes na primeira jornada, quando poderá contar com elas?


As duas lesionadas, a Paula e a Filipa, em principio, dentro de uma ou duas semanas, já deverão estar prontas para jogar. A Marília, tem o contratempo do trabalho com um horário, que coincide com o horário dos jogos e por isso, dificilmente poderemos contar com ela.

FUTEBOL FEMININO - A REALIDADE ACTUAL (ANÁLISE PESSOAL)

Durante o dia, que convivemos com a equipa principal de Futebol Feminino, na viagem a Lisboa para defrontar o Futebol Benfica, escutamos alguns comentários, a questões que colocamos, sobre a realidade da modalidade no nosso clube.

Sem registar a origem dos comentários, realizamos uma análise pessoal, que tentaremos passar aos adeptos axadrezados para (melhor) compreenderem, analisarem e avaliarem o momento das equipas femininas de nosso futebol.

Chamamos a atenção, para alguns pormenores que acabam por ser de enorme importância conjuntural.

- As equipas do Boavista Futebol Clube, são as mais jovens que competem nos seus campeonatos.

- A equipa de sub 13, disputa um campeonato, em que é a única equipa feminina concorrente, jogando contra equipa masculinas, que (algumas) podem ter uma ou duas meninas no seu plantel. Aqui se prova, a desigualdade que as nossas “meninas” enfrentem neste campeonato.

- As (duas) equipas a disputar o campeonato nacional de sub 19, apresentam, igualmente, uma média de idades que é mais baixa da competição.

- Houve a necessidade de dividir o plantel, deste escalão, em duas equipas (uma num protocolo com o Ramaldense) que é no entanto, parte integrante do Boavista Futebol Clube.

- Esta medida, teve por finalidade, assegurar a competição a todas as jovens axadrezadas, mas (todos reconhecem) enfraqueceu o poder competitivo das nossas equipas. Decidiu-se, e pensamos que muito bem, no futuro, em detrimento do presente!

- No escalão sénior, a situação é idêntica. O Boavista tem duas equipas.
Uma no campeonato nacional de Promoção, que mais não é que o Campeonato nacional da segunda divisão. Outra, no campeonato nacional da primeira divisão.

- A equipa, principal (nacional da 1ª divisão) é a equipa mais jovem de todas as equipas concorrentes nesta prova, tendo jogadoras com 16/17 anos e com uma média de idades (total) que não atinge os 21 anos.

Por consequência, o Boavista aposta no futuro! Mas essa aposta, no futuro, exige mais, que no momento o Departamento pode oferecer.

Analisemos os contras:

- Um dos problemas de maior gravidade e sobre o qual se apresentam mais lamentos, é sem dúvida, o dos horários de treinos. As nossas jovens só podem treinar a partir do final dos treinos da formação masculina, iniciando os treinos a pós as 21,30.

- A equipa sénior, treina (algumas vezes) no Inatel, que como é do conhecimento geral, um campo com terreno de terra batida.

- Faz falta, ( igualmente, ao futebol de formação masculina) um espaço condigno que possa ser utilizado em horários mais compatíveis com as necessidades das jovens, que são, na sua maior parte, estudantes.

- O campo, para se realizarem os jogos oficais, é outro problema. A equipa principal não pode jogar no campo de treino do Bessa, por falta de medidas regulamentares, tendo que disputar os seus jogos em diversos campos disponíveis. 
Para se avaliar melhor, bastará dizer que o Boavista chega a pagar o aluguer de um campo para realizar um jogo, a quantia de 200 euros!

Tudo isto, não invalida uma realidade.

O Boavista Futebol Clube é o clube que tem mais equipas de futebol feminino! No total tem 5 equipas!

A(o)s dirigentes actuais, não se rendem e apostam que o futuro será melhor, dando tempo ao tempo e mostrando toda a sua entrega ao projecto que visa fazer regressar o Clube ao seu passado glorioso na modalidade.

Estará na hora de nós (adeptos) entendermos melhor a realidade e as apoiarmos mais!


Análise de responsabilidade de

Manuel Pina Ferreira

VOLEIBOL (SENIORES) BOAVISTA, RECEBE O BRAGA EM DOIS PAVILHÕES DISTINTOS, EM JOGOS DECISIVOS

A equipa sénior de Voleibol, vai disputar em "casa" o segundo e terceiro jogo do play off, para apuramento do finalista do Campeonato Nacional da 1ª divisão.

Por motivo de (anteriores marcações do Pavilhão Fontes Pereira de Melo) estes dois (importantes jogos) serão disputados em dois pavilhões distintos.

Sábado no Pêro Vaz de Caminha pelas 19 horas
Domingo no Irene Lisboa pelas 17 horas.

Venha apoiar as nossas atletas, rumo a mais uma eliminatória.

Faça as suas malas e marque presença com o seu apoio.

VOLEIBOL - AGENDA DESPORTIVA




ANDEBOL - AGENDA DESPORTIVA






FUTSAL - PEDRO SOARES E RUBEN GOIS, NOS TRABALHOS DA SELEÇÃO DE SUB 15

Os atletas de futsal do Boavista, Pedro Soares e Ruben Gois, foram convocados para os trabalhos da seleção distrital de sub 15, a decorrer no período 22 a 29 do correspondente mês.


Aqui publicamos o ofício com a respectiva convocatória da AF Porto.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

ANDEBOL (JUVENIS) - TERMINOU 1ª FASE DO NACIONAL, E JÁ CONHECE ADVERSÁRIOS PARA A 2ª FASE

Terminou a primeira fase, do campeonato nacional da primeira divisão, de andebol no escalão de Juvenis, com o Boavista a terminar, no sétimo lugar

 RESULTADOS DA ÚLTIMA JORNADA
 CLASSIFICAÇÃO FINAL

Para a segunda fase, o Boavista ficou inserido no grupo "B" da Zona 2, como o quadro




Esta fase inicia-se a com os seguintes jogos a formarem a 1ª jornada


terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

FUTSAL (SUB 20) - FESTIVAL DE GOLOS NO EMPATE NA LUZ

O jogo de futsal entre o Benfica e o Boavista, acabou por ser impróprio para cardíacos (para adeptos de ambos clubes) pela alternância no marcador, transformando, por várias vezes o considerado impossível, em real e culminando com um final, que poderia provocar uma grande injustiça.

Este jogo, tinha (merecimento de ambas as equipas) de terminar empatado, mas a cinco segundos do fim o Benfica, beneficiou de um livre de dez metros…que não converteu, ou (sendo mais exactos) o Guarda-redes axadrezado, defendeu remate e recarga.
cinco à sete

Vejamos a marca do marcador;
1-0   Benfica
2-0   Benfica
3-0   Benfica
4-0   Benfica
Intervalo
4-1   Boavista
5-1 Benfica
5-2 Boavista
6-2 Benfica
6-3 Boavista
6-4 Boavista
6-5 Boavista
6-6 Boavista
7-6 Benfica
7-7 Boavista

Le(ão)onel o guarda panteras

Podem ver um resumo em vídeo, publicado nas páginas do Facebook, do Boavista Amadoras.

Passados cerca de trinta minutos e depois de ter descansado (um pouco) das  emoções do jogo escutamos a opinião de João Marques, técnico axadrezado.

Que foi isso, João?
Foi um grande jogo de futsal que demonstrou o valor da nossa equipa. Começamos mal e o Benfica, muito bem e o resultado ao intervalo, correspondia ao jogo disputado até ai. 
No segundo tempo, fomos diferentes e superiores e acho poder afirmar, que só uma grande equipa consegue corrigir esta diferença e empatar o jogo a seis golos.
Mas quase se perdia este jogo no último minuto…
Seria sempre uma injustiça, haver um vencedor neste jogo, fosse qual fosse. O Benfica, foi superior no primeiro tempo e o Boavista, foi superior no segundo, o empate é justo.

O Boavista, vale mais que muitos pensavam?

O Boavista vale muito. Se vale mais que muitos pensam já não é problema nosso. Nós trabalhamos e sabemos o nosso valor e nunca, mas nunca, nos damos por vencidos antes do final do jogo. 
Hoje, foi a prova disso, qualquer equipa se rendia a perder por 4 a 0, 5 a 1 ou 6 a 2. Mas o Boavista sabe o que vale e joga sempre para ganhar.

VOLEIBOL - BOAVISTA VENCEU EM BRAGA E SEGUE NA FRENTE DA ELIMINATÓRIA

Realizou-se a primeira jornada, dos play offs para apuramento da finalista ao Campeonato da 1ª Divisão em Voleibol, com os seguintes resultados:

SC BRAGA 0 – BOAVISTA FC 3
UN. LUSÓFONA 3 – CD RIBEIRENSE 1

No próximo fim-de-semana, realizam-se a 2ª e 3ª jornada, com o Boavista, a receber o SC Braga, no Sábado
Pavilhão Pero Vaz Caminha pelas 19 horas
Domingo

Pavilhão Irene Lisboa pelas 17 horas

FOTOS DO FIM DE SEMANA



Podem ver fotos, no nosso blogue da Galeria das Amadoras, de duas provas deste fim de semana, clicando sobre os links,

GINÁSTICA – CAMPEONATO DISTRITAL DE BASES

VOLEIBOL
SC BRAGA – BOAVISTA FC


VOLEIBOL - RESULTADOS DO FIM DE SEMANA



ANDEBOL - RESULTADOS DO FIM DE SEMANA



GINÁSTICA - CAMPEONATO DISTRITAL DE BASE

CAMPEONATO DISTRITAL DE BASE

No último sábado (14/02/2016), as ginastas da 2ª divisão do Boavista-FC participaram do Campeonato Distrital de Base no Complexo Desportivo da Maia.
As ginastas do Boavista foram Campeãs Distritais de Base em todos os escalões!
Campeãs Distritais: Catarina Ramirez (iniciada); Ana Albuquerque (juvenil); Sara Amorim (junior); Rosário Mariz (senior).
Apuradas para o Campeonato Nacional de Base:
Iniciadas – Carolina Ribeiro, Beatriz Neto e Catarina Ramirez;
Juvenis – Catarina Varum e Ana Albuquerque;
Junior – Sara Amorim;
Sénior – Maria do Rosário Mariz.






As ginastas da 1ª divisão Francisca Ribeiro, Sofia Bijjitebier e Inês Cipriano foram apoiar as ginastas da 2ª divisão!

RESULTADOS – CAMPEONATO DISTRITAL DE BASE


INICIADAS (ML, Corda e Geral):
1º lugar: Catarina Ramirez 
2º lugar: Carolina Ribeiro 
3º lugar: Beatriz Neto



JUVENIL (Arco):
1º lugar: Catarina Varum
2º lugar: Ana Albuquerque

JUVENIL (Bola):
1º lugar: Ana Albuquerque 
3º lugar: Leonor Maruny



JUVENIL (Geral):
1º lugar: Ana Albuquerque 
2º lugar: Catarina Varum


JUNIOR (Bola):
1º lugar: Sara Amorim
2º lugar: Leonor Oliveira


JUNIOR (Fita e Geral):
1º lugar: Sara Amorim


SENIOR (Bola, Maças e Geral):
1º lugar: Rosário Mariz

As ginastas do Boavista apresentaram bons esquemas mas ainda com algumas falhas que serão trabalhadas para que no Campeonato Nacional estejam a 100%.

Parabéns também às ginastas Carlota Pinho, Leonor Maruny, Beatriz Simões e Leonor Oliveira que, embora não tenham sido apuradas, tiveram boas prestações e mostraram uma evolução desde a última prova.

Mais trabalho e dedicação a partir de agora! Boa Sorte meninas!



segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

FUTEBOL FEMININO - ALFREDINA SILVA, ANALISA O JOGO COM O FÓFÓ

Alfredina Silva, técnica axadrezada, era um  misto de tristeza pelo resultado final, de alegria pela exibição realizada e de orgulho pelas suas atletas. Manteve sempre a calma quando a escutamos, mas o seu olhar, dizia bem, da sua vaidade de treinar, tais atletas.

Não há vitórias morais, mas quase, que me apetecia considerar esta exibição uma vitória. Concorda?

Sim. Fizemos um grande jogo. Saímos daqui derrotadas, mas de uma forma injusta, mesmo a jogar com menos uma jogadora, num jogo em que mais uma vez, fomos prejudicadas pela equipa de arbitragem, porque não seria, nunca, lance para expulsar a nossa jogadora. 
Mesmo assim, conseguimos estar em cima do Futebol Benfica, conseguimos criar oportunidades de golo.

Mesmo perdendo, sinto a sua satisfação pelo que viu. Surpreendeu todos os presentes e a si?

Estamos a ganhar uma equipa para honrar as cores e o nome do Boavista e a história do futebol feminino no clube.

Falou de história, mas a realidade é um pouco diferente do seu tempo?

Neste momento, o que aconteceu foi que se perderam algumas jogadoras. Temos uma equipa muito jovem, uma equipa com uma base da formação do Boavista, o que demonstra que é excelente o trabalho que se está a fazer a esse nível. 
Foi preciso criar uma mística, criar uma equipa. Felizmente, o engenheiro António Marques, tem apoiado e ajudado a realizar esse trabalho. Isto demora sempre algum tempo, mas penso que vai ser muito bom, para  o Boavista, para pudermos discutir os jogos, como hoje discutimos, com uma adversário candidato ao título.

Voltando ao jogo. Concorda que a ventania teve interferência?

Concordo. No primeiro tempo a equipa adversária tentou tirar proveito disso e nós fomos prejudicados com a ventania, que nos dificultou a nível ofensivo. No segundo tempo, não beneficiamos dele, porque não precisamos, impondo um futebol no relvado.

Interferência da treinadora, nessa aposta?


Ao intervalo, há sempre uma pressão das jogadoras, foi preciso trabalhar um pouco mentalmente. Quando estamos cá em baixo e temos uma equipa por cima é preciso que elas acreditem que ainda não estamos derrotadas. 
Nós somos o Boavista, nós somos uma equipa que está a lutar que trabalha muito bem durante a semana. Todas têm aprendido muito bem o que é vestir a camisola do Boavista e isso, ficou aqui demonstrado na entrega de todas, quer na qualidade de jogo que apresentamos e na atitude da equipa.