sábado, 9 de janeiro de 2016

VOLEIBOL (SENIORES) - CARLOS SIMÃO, COMENTA A VITÓRIA NO SEU JOGO DE BAPTISMO NA EQUIPA SÉNIOR

Carlos Simão, coordenador da formação, foi hoje o responsável técnico no comando da equipa Sénior de Voleibol, em substituição do técnico principal, professor José Machado, por motivos de saúde deste.

No final do encontro, Carlos Simão, era um homem feliz e entre cumprimentos, ainda conseguiu tempo para dar a sua visão sobre o jogo, ele, que tinha a "sua "equipa de Cadetes, à espera na Maia para mais um jogo com o Castêlo.

Como viu este jogo, que marca a sua estreia como treinador principal do Boavista?

Foi um jogo muito difícil, mas em primeiro lugar e principalmente, esta vitória é inteiramente dedicado ao Professor Machado e toda a equipa. Eu vim aqui dar uma ajuda, porque sou um treinador do Boavista. Voltando ao jogo, foi muito difícil depois de uma semana complicada de muitas pressões, algumas lesões e a equipa superiorizou-se muito bem a tudo isso.

Grande réplica dada pelo Castêlo. Esperava essa postura?

O Castêlo, esteve muito bem no jogo, estudou-o e preparou-o muito bem. A nossa vitória vale por este quinto set. estivemos a perder por 3/7, estivemos a perder por 7/12 e conseguimos recuperar, só uma equipa com uma grande valia e dedicação à causa, conseguiria esta vitória. Tudo feito, sob o olhar de um público fabuloso, que apoiou sempre a equipa, só por isso, mereceram vencer o jogo.

Mas houve fases, algo complicadas no jogo, por demasiados erros da equipa. Que pode dizer sobre esse facto?


É a minha própria  adaptação à equipa. Foi a primeira vez que as orientei. O que interessa é que com estes dois pontos a equipa assegurou a manutenção, mas eu tenho a consciência e foi o que lhes disse no fim, esta equipa, tem valia e toda a legitimidade com valores desportivos e humanos, para lutar e terminar no quarto lugar da tabela

VOLEIBOL (SENIORES) BOAVISTA VENCE CASTÊLO E ASSEGURA PERMANÊNCIA... A MUITOS JOGOS DO FIM

BOAVISTA FC 3 – CASTÊLO DA MAIA 2
20/25, 25/23, 20/25, 25/26, 15/13



Jogo muito equilibrado, nem sempre bem jogado tecnicamente, mas com alternâncias no marcador, que deixou a ideia nos espectadores, que o resultado justo seria um empate. Como este resultado, não existe no Voleibol, acabou por vencer o Boavista, principalmente por nunca ter baixado os braços e apostar em lutar até ao final do jogo.

O Boavista foi comandado tecnicamente, pelo Professor Carlos Simão, que se estreou nesta situação desde que chegou ao Bessa. A substiruição, foi originada por motivos de saúde do professor JoseMachado.

1º Set – 20/25
Depois de um início de alternância no marcador, sem grandes diferenças pontuais, o Boavista, adiantou-se e prometia ter vantagem para comandar e gerir o parcial. Mas as Maiatas, defendendo muito bem, anularam a desvantagem impondo empate a 16 pontos. As Panteras, conquistaram de novo vantagem e atingiram os 19/17.Seguiu-se uma reacção muito forte e decisiva do Castêlo ao somar seis pontos consecutivos,  ficando com o set na mão. O Boavista, apenas somou mais um ponto e as Maiatas venceram com justiça.


2º set – 25/23
Muito idêntico, este parcial ao anterior. O Boavista chegou a ter excelente vantagem de 4 pontos, tendo perdido essa vantagem, vendo o Castêlo inverter a pontuação. Com estas variações de pontuação se atingiu a igualdade a 16 pontos. Após essa igualdade, as equipas, marcavam ponto a ponto, num parcial que prometia decidir o vencedor do jogo. Os empates sucederam-se até aos 21/21, tendo o Boavista assumido sempre um ponto de vantagem e ceder o empate. Durou até aos 23/23. Com uma excelente ponta final as panteras fecharam com a vantagem mínima.

3 set- 20/25
Até ao se atingir a primeira dezena de pontos, aconteceu algum equilíbrio pontual. Mas após esta meta atingida, o Castêlo foi a equipa mais esclarecida mais forte na defesa e no ataque. O Boavista, passou fases de autentico desnorte e as Maiatas concluíram o parcial, perfeitamente à vontade, com poucos momentos de dificuldade.

4 set – 25/16
Completamente o oposto do anterior, este set ficou marcado com um bom inicio do Boavista e uma boa reacção das Maiatas, mas as panteras, não vacilaram e impuseram um rtimo qu lhes deu a vitória no parcial mais desequilibrado do jogo.

5º set – 15/13
A negra, foi emocionante e de alterações constantes no marcador mas com duas grandes recuperações do Boavista a “roubar” a vitória das mãos do Castêlo. Começaram melhor as Maiatas, fazendo 2/0. Responderam as panteras ao empatar a 2/2. De novo, o Castêlo, atingiu 4/2 e o Boavista empata de novo a 4/4. 
Para se viver a verdadeira luta dentro do campo, continuamos a acompanhar a marcha do marcador com as Maiatas a atingir os 7/4 e o Boavista a somar novo empate. A mudança de terreno, vem com a vantagem de 8/7 para o Castêlo. 
Esta equipa entra forte fase complementar,   e eleva a vantagem para 12/7, ficando com o jogo na mão…mas o Boavista, não se rende e em grande forma impõe novo empate ao fazer 5 pontos consecutivos. Na jogada seguinte, o Boavista, atinge pela primeira vez a vantagem por 13/12. É a vez, do Castêlo empatar e com o público em ebulição de entusiasmo, o Boavista mata o jogo com dois pontos seguidos.


Com este resultado o Boavista, conseguiu matematicamente, superar o terceiro grupo da fase final, o que equivale em afirmar que tem a manutenção no primeiro escalão garantida.





FUTSAL (SUB 20) - BOAVISTA GOLEIA EM COIMBRA E GARANTE APURAMENTO

O Boavista venceu, hoje, em Coimbra a equipa da Académica por 8/2, em jogo a contar para mais uma jornada do Campeonato Nacional de sub-20, em futsal.


O Boavista, assegurou, com este resultado, o apuramento para a fase final a nível nacional, ocupando provisoriamente, o primeiro posto, da tabela classificativa da zona norte, quando ainda falta um jogo para ser concluída a jornada.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

PAULA MENESES, MAIS UMA JÚNIOR DE VOLEIBOL, DE RESPOSTAS CURTAS

Paula Meneses, atleta da equipa júnior de Voleibol, é “outra” das veteranas da formação axadrezada. Calma e segura, analisa o momento do Voleibol mais jovem.

Como te identificas?

Chamo-me Paula Meneses, tenho dezassete anos, estudo no Colégio Alemão e frequento o décimo segundo ano.

Como atleta?

Estou no voleibol do Boavista há cerca de três anos e neste momento, estou no primeiro ano da equipa júnior.

Como optaste pelo volei?

Primeiro por curiosidade. Vim, experimentar, gostei e fiquei.

Como “vês” as alterações processadas este ano?

A nível de instalações estamos muito melhor. Treinamos, sempre no mesmo pavilhão, onde não chove, como acontecia no Pêro. O ambiente melhorou muito, não porque antes nos dessemos mal, mas porque o contacto entre todas, é muito maior e por que, a mentalidade da própria formação é diferente.

A equipa júnior, está apurada para a fase nacional. Esperavas esse apuramento?


No princípio, não esperava esse apuramento, mas depois com o decorrer dos jogos e com as vitórias as coisas pareceram acontecer naturalmente. No final estávamos confiantes.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

ATLETISMO - A JUVENTUDE DA PANTERA








FUTEBOL FEMININO - EQUIPA "PROMOÇÃO" REALIZA DOIS TREINOS ABERTOS A INTERESSADAS EM APOSTAR NO FUTEBOL



A equipa “B” Sénior, actual líder da série A do Campeonato de Promoção, vai realizar dois treinos abertos, para (NOVAS) atletas, esta 5ª feira e 6ª feira.


Se tens talento, atitude e determinação.
Se trabalhas de forma séria e competente.
Se estás preparada para entrar num verdadeiro grupo.
Se tens paixão em jogar futebol, e acima de tudo, se vens para vestir com muito orgulho a
camisola do Boavista FC, então esta oportunidade é para TI!


APARECE, esta é a tua chance!

ATLETISMO - RESULTADOS DA S. SILVESTRE DO PORTO

Apresentamos em seguida, os resultados (oficiais) alcançados pelos atletas do Boavista, na 22ª edição da S. Silvestre do Porto.





VOLEIBOL - AGENDA DESPORTIVA




ANDEBOL - AGENDA DESPORTIVA




quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

JOANA CARDOSO - RÁPIDA NO ATAQUE, COM RESPOSTAS CURTAS E DIRECTAS


Joana Cardoso, é uma das “veteranas” do voleibol axadrezado, embora tenha apenas dezoito anos! Começou na equipa das “minis” há mais de seis anos e actualmente compete na equipa júnior. 
Na companhia da sua amiga, Paula Meneses (entrevista a sair no próximo sábado) lá cedeu, com timidez e resistência, a dar uma pequena entrevista.

Quem é a Joana?

Sou jogadora da equipa júnior e estou no Boavista há cerca de seis sete anos, tendo começado nas minis.

E jogas voleibol e não outra modalidade porquê?

Tinha que escolher um desporto…escolhi, o Volei, só isso!

Só isso?

Bem, agora já é uma paixão, mas na altura foi mesmo… só isso.

Em que escola, estudas?

Na Clara de Resende, no décimo segundo ano.

A Clara de Resende, tem um grande número de jogadoras de Voleibol e no desporto escolar, não forma uma equipa. Como explicas isso?

Fico muito chateada. Não tem explicação, por mais que a queiram dar. Lamentam muito, mas nada mais fazem, que lamentar. Praticar voleibol é bom.

Voltemos ao Boavista. Estás no primeiro ano de júnior, encontras diferenças entre o ano anterior e este?

Mas muitas, mesmo muitas. Considero, tudo novo. Nota-se, mais empenho de todos e muito positivismo no trabalho. A nível de instalações, melhoramos consideravelmente, agora são muito melhores.

E o ambiente entre vós, melhorou também com a utilização do mesmo espaço por todas as equipas?

Isso, sem dúvida. Mas não foi só isso. Foi também a mentalidade que se impôs na formação. Nós, juniores, sentimos um grande apoio de todas as mais jovens, pelo nosso apuramento para o nacional e temos que retribuir isso, às mais jovens. 
Temos idades diferentes, que origina a formação de várias equipas, mas a nível global, somos um só clube. Somos todas…Boavista.

Como atleta júnior, mesmo de primeiro ano, já olhas para as seniores. E o que vês?

Vejo que é uma equipa muito jovem e que estão a fazer um excelente campeonato. No futuro, vejo, que com este trabalho e a manter-se a aposta na juventude, na equipa sénior as nossas oportunidades serão maiores para podermos atingir as nossas naturais, ambições.

O que esperas da vossa participação no nacional?

Sei lá. Não faço a mínima ideia. Vamos esperar para ver, isto a nível de resultados, claro, porque a nível competitivo vai ser positivo, vamos evoluir e trabalhar e vamos lutar jogo a jogo com a obrigação de nos superarmos a nós próprias. Para o ano estaremos mais preparadas.

Alguma mensagem para o pessoal?


Bom ano novo para todos e parabéns para a equipa Infantil. São muito aguerridas, são muito giras!

MEDICINA DESPORTIVA - SIMPÓSIO NO DIA 15/01



FUTSAL - AGENDA DESPORTIVA PARA O FIM DE SEMANA


 


segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

SABIA QUE, O "AMADORAS" NASCEU EM MARÇO DE 2009, EM FORMATO DIGITAL, MAS JÁ ERA PUBLICADO EM FORMATO DE PAPEL DESDE SETEMBRO DE 2007?

A sete de Março de 2009, em consequência do êxito que a edição mensal, em “papel” estava a registar entre os associados do Boavista Futebol Clube, decidiu o Vice-presidente da época, Engenheiro, António Marques, que se “passasse” para o mundo digital, abandonando o formato de jornal.

Aqui, repetimos a nota de abertura, do Blogue, que já atingiu marcas superiores a 1100, visitas individuas (as repetições não são contabilizadas) e neste momento, tem como média (oficial da Blogger) 282 visitas diárias

NOTA DE ABERTURA
O Boavista F.C. é, na actualidade, um dos mais eclécticos Clubes Desportivos Nacionais. Apesar das enormes dificuldades conjunturais em que nos encontramos, o nosso Clube mantém em actividade permanente de competição e formação 13 Modalidades Desportivas integradas no seu Departamento das Actividades Amadoras movimentando diariamente cerca de 1.000 Atletas e Praticantes.
No sentido de informar os nossos Associados e Simpatizantes espalhados pelo Mundo sobre o dia-a-dia destas Actividades, assim como proporcionar a possibilidade de nos transmitirem sugestões construtivas que realmente contribuam para um Boavista F.C. cada vez maior, criamos este espaço de informação e comunicação interactiva que, temos a convicção, irá contribuir para solidificar e aprofundar a relação entre o Clube e os seus Associados e Simpatizantes.

Contamos com todos os Verdadeiros Boavisteiros
Viva o Boavista F.C.

O Vice-Presidente das Actividades Amadoras
António da Silva Marques

Nota do Editor: Mas, tudo começou cerca de dois anos antes. Primeiro, com "+ Pantera", ( Obrigado e Sérgio Carvalho e Bruno Santos) seguido pelo "Modalidades em Movimento", sendo a base do ressurgimento do "Jornal do Boavista" (apenas uma edição de 30 mil exemplares, ainda temos em arquivo para quem desejar adequirir e voltamos (sozinho e a meu custo) ao "+ Pantera" até que o Vice-presidente assumiu a oficialização do projecto, que nunca (mais) parou.

FUTSAL - PONTO DA SITUAÇÃO DO CAMPEONATO NACIONAL APÓS 16ª JORNADA