sexta-feira, 3 de março de 2017

AGENDA DESPORTIVA DAS AMADORAS, PARA SÁBADO 04/03






VOLEIBOL SÉNIOR - RICARDO LEMOS, TECNICO AXADREZADO APOSTA NA CONQUISTA DE PONTOS NA JORNADA DUPLA DO FIM-DE-SEMANA




No início do treino de ontem, da equipa sénior de Voleibol, preparando a jornada dupla do próximo fim-de-semana, escutamos a opinião do treinador principal, Ricardo Lemos, sobre os encontros que faltam realizar na actual fase.

Ricardo, a três jogos do final desta fase e com todos os encontros a disputar em casa dos adversários, a situação de conquistar mais algum ponto torna-se difícil?

Este fim-de-semana, vamos trabalhar para trazer alguns pontos de Lisboa e do Castêlo da Maia.

No último jogo a equipa conseguiu um excelente resultado surpreendendo muita gente. Como analisa esse jogo?

Para mim a maior surpresa não foi o resultado. A maior surpresa foi verificar que a equipa está a crescer mais rápido que estávamos a esperar. É baseado nessa subida de forma que esperamos neste fim-de-semana, conquistar mais alguns pontos.

Partindo do principio que o Boavista irá disputar a fase da manutenção. Quais os objectivos para essa fase decisiva?

A próxima fase, ainda é uma incógnita, sendo o mais certo que deveremos ficar nessa série da manutenção, mas isso ainda não é um facto. 
Se entrarmos nessa fase, o objectivo é ficar num dos três primeiros lugares dessas quatro equipas. Mas para já, estamos a pensar nestes dois próximos jogos.

quinta-feira, 2 de março de 2017

VIET VO DAO - NOVA MODALIDADE DE ARTES MARCIAIS NO BOAVISTA



O Departamento de Ginástica e Artes Marciais do Boavista Futebol Clube, vai ser reforçado com mais uma modalidade, que inicia hoje, a sua actividade, no espaço dos ginásios axadrezados.


A modalidade denominada de Viet Vo Dao, teve origem no Vietname, há vários séculos. 
Nos  próximos dias, iremos apresentar progressivamente, a História da Modalidade.


Para melhor conhecermos alguns pormenores sobre a  modalidade, convidamos o Mestre José Almeida, que será o Professor/Mestre do Viet  Vo Dao, no Boavista.



Vamos iniciar esta nossa conversa, apresentando o Mestre José Almeida. Onde e quando se iniciou na modalidade?


Treino, Viet Vo Dao, desde mil novecentos e oitenta e oito, comecei em Valongo e posteriormente passei para Matosinhos, sempre acompanhado pelos Mestre Rocki e Mestre Ilídio, seguindo sempre a filosofia da modalidade em Portugal. 
Depois de dezoito anos, exclusivamente em Matosinhos, passei a dar aulas em várias escolas do grande Porto. 
Tenho uma graduação de segundo Dan, sou treinador há trinta e oito anos.



Vamos iniciar uma “viagem/comparação” entre modalidades. Mas, como é lógico vamos começar pelo Viet Vo Dao. Como explica a base da modalidade?


Nos tempos passados do Vietname, os seus habitantes, tinham que se defender de constantes ataques e foram inventando armas. Tudo era transformado em armas, facas, paus, leques, espadas etc… e assim foi criada a Arte Marcial Viet Vo Dao. Tudo numa base de defesa.



Comparando a modalidade com o Karaté, por exemplo, quais as diferenças?


O Karaté, utiliza muito as mãos nuas, quando digo mãos digo tronco, pernas e pés, mas tudo nu. Isto é sem qualquer arma ou objecto. Nós, treinamos todo o corpo e com todas as armas possíveis, como por exemplo; Paus curtos, paus longos, leques…



Resumindo…


O Viet Vo Dao, tem tudo que o Karaté tem, tem tudo o que o Kung-fu tem e tem tudo que o Judo tem. Nós temos tudo o que os outros têm, porque todos vieram ao Viet Vo Dao, buscar as suas bases.



Como se deu a colaboração com o Boavista e como se podem inscrever todas as pessoas interessadas?


Decidi, que toda a actividade a ter na cidade do Porto, passaria a ser no espaço do estádio do Bessa, assinando assim um protocolo com o Boavista. As aulas/treinos passarão a ser no ginásio número quatro do Bessa, terminando os treinos que realizávamos no ginásio da Escola Fontes Pereira de Melo.

Temos vários cartazes que vamos distribuir e que têm os contactos da Secretaria da Ginástica do Boavista e o meu contacto pessoal. Todos os interessados podem utilizar qualquer um desses números para saber informações. Também podem utilizar a nossa página do Facebook em “Vietvodaojic”

Temos fichas individuais para todos os membros serem inscritos na Federação Mundial.
Esta modalidade, que praticamos em Portugal é rigorosamente igual ao que se faz no resto do mundo. Há um programa mundial, cumprido rigorosamente, que nos vai permitir participar nos jogos Olímpicos, como modalidade especifica e independente de todas as restantes.



Temos aqui um filho do senhor, sinal que a modalidade é praticada por familiares. É verdade?


Sim. Aqui o meu filho (apresentaremos entrevista, com o jovem ainda esta semana, na continuidade da apresentação da modalidade) já se sagrou este ano como bicampeão nacional. A minha filha, foi medalha de bronze no campeonato do mundo, ganhou o Campeonato Nacional e venceu também o campeonato intercontinental.

Acredita nesta aposta com  o Clube?

Acredito, porque com alguma divulgação interna podemos beneficiar de um bom trabalho, dada a grandeza do Boavista Futebol Clube.

quarta-feira, 1 de março de 2017

GINASTICA RITMICA - CLASSIFICAÇÕES DO TORNEIO INTERNACIONAL "TINGIR"




As Ginastas do Boavista Futebol Clube, estiveram presentes no Torneio Internacional “Tingir” em Ginástica Rítmica, que se realizou em Estarreja, no passado fim-de-semana, conseguindo excelentes resultados nos escalões que marcaram presença, vencendo colectiva e individualmente dois dos três escalões,


Conheça os resultados oficiais, ao pormenor, das atletas axadrezadas.