sexta-feira, 16 de março de 2018

AGENDA DESPORTIVA PARA O FIM DE SEMANA DE 17 E 18 DE MARÇO










GINÁSTICA RÍTMICA - BOAVISTA REPRESENTADO NO CAMPEONATO NACIONAL DE BASE ESTE FIM DE SEMANA EM LISBOA



O Boavista vai estar representado no Campeonato Nacional de Base de Ginástica Rítmica. Que se vai realizar este fim de semana em Lisboa, no pavilhão da escola secundária D. Dinis.

A comitiva axadrezada será constituída pelas seguintes ginastas.

INICIADAS -      (48 ginastas em prova)
Margarida Silva

JUVENIS - (43 ginastas em prova)
Ana Carolina Ribeiro
Ana Beatriz Neto
Bianca Henriques 

SENIORES  - (21 ginastas em prova)
Sara Amorim
Leonor Oliveira
 
Simultaneamente ao Campeonato, vai realizar-se o II Open Nacional de Conjuntos. 
Nesta competição, o Boavista apresentará a seguinte equipa, no escalão de Juvenis, onde competirão 10 equipas.

Ana Beatriz Neto
Bianca Henriques
Carolina Sampaio
Francisca Ribeiro
Sofia Bijttebier
Catarina Bento

quinta-feira, 15 de março de 2018

TRIATLO/DUATLO - ENTREVISTA COM RITA LOPES NA VÉSPERA DA ESTREIA COMO ATLETA DO BOAVISTA




A campeã nacional de duatlo/triatlo, Rita Maria Lopes, vai participar na primeira competição da sua carreira envergando a camisola do Boavista Futebol Clube, nesta modalidade, oficializando a surpreendente transferência para o nosso clube.

A sua estreia acontecerá no próximo domingo no 3º Duatlo de Viana do Castelo. Antecipando esta estreia, entrevistamos a a jovem pantera.

Rita, passadas as emoções da chegada ao clube do teu coração, vamos agora mais calmos fazer uma análise a todo o processo. Como surgiu esta oportunidade de concretizares esse teu sonho?

Saio um pouco triste do Espinho, porque não se conseguiu cumprir todo o acordado entre as duas partes, ao contrário da época anterior na qual tudo resultou e foi cumprido muito bem. Na época anterior deram-me condições que muitos clubes não conseguiram dar mas este ano as coisas não foram possíveis de concretizar. 
Comecei, por esta parte, porque um atleta entrega-se sempre ao clube que representa e quando se dá um corte na relação, fica sempre um sentimento de tristeza.

Registado esse facto, passemos à transferência. Como aconteceu?

O SC Espinho, como não conseguia cumprir o contrato, colocou-me a condição de me permitir passar a correr como individual, ou transferir-me para um clube que me desse essas condições, libertando-me do contrato assinado. Eu, que sempre tive um desejo de praticar as modalidades que pratico, no clube do meu coração, resolvi transferir-me para o Boavista, mesmo sabendo que o clube não poderá dar-me as condições que usufruía no Espinho.

Vamos clarificar a situação. Tu noutras modalidades já és atleta do Boavista. Confirmas?

Sou atleta do Boavista em Atletismo e Ciclismo.

Sabendo que o Boavista, não pode oferecer-te as condições de outros clubes, essa transferência é só por amor ao Clube? A tua carreira não poderá vir a sofrer com isso?

Primeiro de tudo, tenho que me inserir na equipa do Boavista, onde caí um pouco de para-quedas. Vou tentar participar nas provas que conseguir, dentro do orçamento da equipa. 
Pessoalmente e a curto prazo, vou tentar forma de conseguir apoios extras ou patrocinadores para que a carreira não tenha retrocessos. Reconheço que terei que pôr algum do meu bolso para participar nas provas que são necessárias. 
Sei que o clube, neste momento, não me pode oferecer tudo o que é indispensável, mas confio que se irá estudar uma solução para o futuro. Confio e deeixo isso para quem de direito e vou cumprir a minha obrigação como atleta, que é treinar e competir nas provas para vencer.

Com todas estas situações, pergunto, como atleta continuas a apostar na participação no campeonato do Mundo na Africa do Sul?
É um desejo que tenho, desde que consegui os mínimos para participar. É o sonho de qualquer atleta e confesso, quero continuar a apostar nessa participação. Mas sei que é complicado e difícil, porque não tenho a verba necessária para participar, dado que a federação não nos paga qualquer valor e a África do Sul, não fica aqui ao lado. Até pode acontecer que o Mundial já transferido para outro país, dado que a África do Sul, enfrenta um ciclo de grande seca e pode ter que anular essa organização.

Como te apresentas aos Boavisteiros?

Pratico desporto quase desde que nasci e devo isso ao meu pai, que foi profissional no atletismo do Boavista, daí considero que nasci no Bessa e assim sou uma Boavisteira desde que nasci. 
Comecei no  atletismo e ciclismo. Fui atleta do SC Braga em atletismo (resido nas Taipas), em provas nacionais e internacionais e participei no desporto escolar. 
Por volta dos treze anos, juntei as três modalidades que praticava e participei com quinze anos no triatlo da Póvoa de Varzim. Ganhei a prova e descobri que esta a modalidade para a qual nasci.
O meu pai e um amigo que estavam inscritos no Amiciclo de Grândola, levaram-me para o clube a aí iniciei oficialmente a minha carreira de triatlo/duatlo, isto aconteceu em 2010.

E começaste a vencer títulos…quais os mais significativos?

Venci todos os campeonatos nacionais em todos os escalões que percorri. Participei em Campeonatos do Mundo de duatlo triatlo e Taças da Europa de triatlo.

Recordas algum desses resultados?

A minha melhor classificação foi o sexto lugar no mundial de juniores de duatlo. Competi na seleção nacional de ciclismo numa prova por etapas em França e numa prova em linha em Espanha. Em quase todas as modalidades que participei fui internacional.

A tua aposta é triatlo/duatlo e as outras modalidades?

As outras modalidades servem para treinar para o triatlo.

Que significado tem para ti seres atleta da modalidade no teu clube?

É uma questão difícil para mim, a minha responsabilidade aumentou porque eu também sou adepta. Mas é uma felicidade enorme para mim. 
Quero mostrar aos boavisteiros o que é o triatlo e obviamente conquistar o maior número de títulos possível e levar o nome do Boavista Futebol Clube além-fronteiras. É este o desejo de qualquer atleta sente  quando representa o clube que gosta.

A aventura vai começar em Viana no próximo domingo. O que esperas?

Vai ser um dia especial, por vestir a camisola do xadrez, no restante será igual a sempre, vou correr para vencer.

GALA DAS AMADORAS - BALTAZAR SOUSA, O TREINADOR DO ANO




Baltazar Sousa, principal responsável pelo regresso do atletismo ao Boavista F.C. é atualmente o Diretor da modalidade no Clube, acumulando também com o cargo de Treinador.
Foi nesta qualidade que, no decorrer da recente “3ª Gala das Modalidades Amadoras” do Boavista F.C., foi galardoado como o “Treinador do ano”.

Nas anteriores edições da Gala das Modalidades Amadoras do Clube recebeu o Troféu de “Treinador de Atletismo do ano”, mas nesta última edição, foi galardoado com o mesmo prémio mas referente a todas modalidades amadoras. Como reagiu a essa atribuição?

Vou ser honesto, acho que não era merecedor de tal distinção, porque considero que os resultados obtidos noutras modalidades podem ter sido superiores aos conseguidos por mim no Atletismo. Por essa razão, sinceramente, não estava á espera desta honrosa distinção.

O que significou para si, também enquanto Boavisteiro, receber este troféu das mãos do Presidente do Clube?

Marcou-me muito, porque acima de tudo, senti o carinho que algumas pessoas têm por mim. Acho que a atribuição deste prémio, mais que os resultados por mim obtidos enquanto Treinador, onde sinto que continuo a aprender e muito com os Atletas, foi no fundo um gesto de grande carinho para com a minha pessoa.

O Troféu é então para si o corolário de anos de dedicação ao atletismo do Boavista?

Considero que o meu grande empenhamento e dedicação ao Clube nesta modalidade valeram, de facto, a pena. Assim como também considero que mesmo que não tivesse sido distinguido e, mesmo que não tivessem ingressado no Atletismo do Boavista o(a)s Atletas de tanto valor como aqueles que hoje representam as nossas cores, teria sempre valido a pena a dedicação ao meu Clube de coração.

NR - Na próxima semana publicaremos entrevista de fundo, sobre a modalidade, com Baltazar Sousa