quarta-feira, 20 de março de 2013

GINÁSTICA RÍTMICA - FILIPA FARIA EM ENTREVISTA

Durante a entrevista

Filipa Faria, tem nas suas veias o sangue da Pantera – filha de Carlos faria – e foi durante algum tempo a única ligação que tivemos com a Ginástica axadrezada. Ontem, conversamos com a jovem, de dezasseis anos, mas com grande maturidade e autoconfiança, a quem agradecemos a sua colaboração e escutamos a sua opinião, sobre a sua actividade de ginasta.

Quando começaste a praticar ginástica?
Cerca dos dez anos de idade, por isso, há seis anos.

Tens na família alguma pessoa  que no passado tivesse praticado e te influenciasse para a modalidade?
Não, que eu saiba não. Mas a decisão foi totalmente minha. Vim cá experimentar, gostei e fiquei.

Mas quem te convenceu a vir?
Foi mais o meu pai (rindo-se). Eu quando era mais pequena tinha praticado Plygimno e saí por causa da escola. Mais tarde voltei e acabei por ficar na rítmica.

Quase seá desnecessário perguntar, mas em que clube te iniciaste?
Sempre estive no Boavista, claro.
Em prova
Em que categoria?
Faço parte da Ginástica rítmica da segunda divisão ingressei esta época no escalão sénior.

Já tens na tua carreira algum título?
Não. Não tenho nenhum, nem esse é o meu objectivo pessoal. Pessoalmente quero evoluir, fazer o meu melhor e ter prazer no que faço. Não tenho pretensões a títulos e sinto-me bem nesta situação pela qual optei.

Pelo desporto?
Sim, pelo desporto, pelo prazer e pelo acompanhamento das minhas amigas.

Qual o aparelho que gostas mais de fazer?
Não tenho nenhum aparelho favorito.

Mas é inevitável, tens um que gostas mais e um que gostas menos. Quais são?
Bem… então o que gosto mais é Fita, o que gosto menos são as cordas e no que me sinto melhor é com a Bola.
Num treino em situação de descompressão
Como se processam as escolhas dos esquemas? São fixos ou alteram-se?
Quem determina e escolhem os esquemas que apresentamos, são as treinadoras depois de analisarem as atletas, nos treinos. Naturalmente, elas escolhem os esquemas conformem as capacidades que as ginasta têm, ou que as treinadores consideram ter, obviamente.

São fixos?
Não. Os esquemas costumam mudar em cada época, assim como os aparelhos. Podem até ficar pelo menos um para a época seguinte, mas normalmente, mudam assim como os esquemas.

Que escola frequentas no momento?
Secundária da senhora da Hora.

Como correm os estudos?
Bem! Frequento o décimo ano, por isso, considera que estão bem.
Anunciando o fantasporto
Que objectivos tens para o desporto?
Como já referi anteriormente, quero continuar junto às minhas colegas, treinar os esquemas e evoluir nos aparelhos, dar o melhor de mim e isso, fará com que me sinta bem e orgulhosa de mim, os resultados classificativos pouco conta se me sentir bem e completa com o meu trabalho.

Profissionalmente, vais querer seguir desporto?
Não, não! Quero mais seguir humanidades. Mas enquanto os estudos permitirem posso até ser treinadora de ginástica… sei lá. Mas só enquanto isso for compatível entre as duas coisas, quando for impossível conciliar opto pelos estudos.

Tens uma meta determinada para acabares como atleta?
Não, meta não tenho. Enquanto os estudos permitirem vou praticar, mas com a entrada no décimo primeiro e décimo segundo as dificuldades vão aumentar e optarei quando e se for necessário.

És adepta do Boavista?
Claro (rindo-se)
Mas foi a ginástica que te fez pantera’
Não. Sou desde que nasci. O meu pai tratou disso e por isso, sou boavisteira desde muito pequenina.

Orgulhosa desse emblemas que trazes ao peito?
Sim, muito.

Tirando a ginástica, qual a modalidade que gostas mais?
O futsal, porque o meu pai é um apaixonado, jogou e agora é treinador do Boavista. Vou ver todos os jogos.

No sábado, foi mau…
O resultado foi. Mas na segunda parte jogaram bem. Vão ganhar o próximo jogo (riu-se a olhar para o pai, que estava ao lado).

E, lá foi a correr para o treino esta jovem e simpática pantera.
Entrevista de 


Manuel Pina