quarta-feira, 20 de março de 2013

DDA - ÁLVARO DURÃES, ANALISA O DEPARTAMENTO QUE DIRIGE

Como anunciamos, vamos conhecer a opinião de todos os Directores dos Departamentos da Amadoras, sobre o momento actual. Com essa finalidade, colocamos a todos as mesma questões e começaremos hoje com a visão de Álvaro Durães, Director do departamento de Desporto Adaptado.

- Com a época em fase avançada, como analisas os resultados conseguidos pelo seu Departamento?
Os resultados estão dentro das expectativas, ou seja, as classificações e resultados têm sido em consonância com os parâmetros dos anos anteriores, claro que nunca estamos satisfeitos visto que não estamos no 1º lugar no Futsal e Futebol de sete.
Estamos em segundo lugar no Campeonato Nacional de Futsal, nas neste momento não dependemos só de nós para conseguimos chegar ao primeiro lugar, mas como acontece nos anos anteriores estamos sempre a lutar pelo título. Tivemos várias desilusões como perder com o FC Porto, mas como funcionamos como um grupo de trabalho, privilegiamos o jogo onde todos devem jogar, tenham mais ou menos limitações.
Tenho de fazer opções, ou jogam os melhores e os atletas mais limitados ficam de fora, "ficam de lado", ou jogam todos e enfraquecemos a equipa, mas ganhamos no espírito de grupo. Porque não valorizo só o aspecto desportivo mas também o aspecto social, emocional e solidário.
No Futebol de sete, encontramo-nos no terceiro lugar do Campeonato Nacional. Tenho de assumir, que somos uma equipa mais vulnerável e com mais limitações, visto que as regras assim o impõem. Uma pequena explicação: em campo tem de existir sempre um classe 5 ou seja 6 e nunca podem estar mais do que 2 classe 8 ou seja, as classe 5 e 6 são atletas com mais limitações e a classe 8 com menos limitações. Possuímos muitos jogadores com a classe 8 com grau de deficiência/limitação, menos severo. Por conseguinte, nunca podemos ter os melhores dentro do campo.
Existe um lado muito positivo que é a colocação para já de 4 atletas na selecção Nacional, existindo a possibilidade de serem 5, sendo uma motivação extra para todos os atletas em quererem ser melhores, para atingir esse fim.
Temos de valorizar o trabalho, o esforço, o empenho e a dedicação do treinador Fernando Oliveira, que faz de treinador desta duas modalidades (Futsal e Futebol7).
Na vertente de Futsal para invisuais,  temos tentado desenvolver essa modalidade, mas não tem sido fácil visto só existir duas equipas a nível Nacional, continuamos a treinar uma vez por semana, mas os recursos humanos ainda são escassos (8 a 10 atletas), porque existe pouca disponibilidade profissional por parte de alguns atletas para o respectivo treino. Há a realçar o empenho de dois colaboradores, um deles, o  treinador e o outro guarda-redes.
Na modalidade de tiro, Bruno Valentim, único atleta a nível Nacional de tiro de pressão a 10 metros, tem tido na sua curta carreia (Tiro) um atleta com uma evolução excepcional, visto ter conseguido já a nível Nacional mínimos para os Paralímpicos, mas como oficialmente esses mínimos não contam, vai tentar esse mesmo, na Taça do Mundo em Abril  na Polónia e no Campeonato da Europa em Setembro.
Neste Departamento tem de existir sempre o aspecto social que o desporto pode proporcionar, é esta a motivação que me leva a não desistir, mesmo com as maiores dificuldades que existem e possam surgir no Clube.

-  Com a entrada desta Direcção e consequentemente de um novo Vice-presidente para as Amadoras, modificou a situação que se vivia até essa data?
A forma de comunicar foi alterada. Existe hoje uma maior aproximação/interligação entre o DDA e esta Direcção. Com a entrada desta direcção, os problemas deixaram de ser vistos, como um problema de cada Departamento mas sim de todo o Clube, agrupando forças para um desenlace favorável à resolução de todos os problemas do Clube e proporcionou novas aberturas

-  O que considera mais urgente conseguir para o seu Departamento, que neste momento sinta como sendo uma necessidade prioritária?
 É o aparecimento de novos atletas e por conseguinte a divulgação o mais possível do Departamento, nomeadamente no desenvolvimento de novas modalidades.

- O que considera, na actualidade mais difícil de resolver no funcionamento da sua modalidade?
Precisamos sempre de condições excepcionais, por exemplo treinos para os invisuais, mas estamos a aguardar que melhores dias cheguem, para depois tentarmos melhorar as condições existentes.

- Objectivos, para esta época?
Ganhar os jogos todos em que vamos participar, para ter a melhor classificação no final dos diversos campeonatos.

- Que deseja e quer ver decidido para se iniciar a nova época em pleno?
Primeiro, o mais importante, assegurar verbas por parte do Clube para a nova época.
A utilização dos campos de treinos do Clube para fazer treinos mais específicos de Futebol7.

-  As Amadoras, devem na sua opinião, viver independentes e gerir o seu futuro, ou necessitam e deverão se apoiados num projecto global do Clube?
Se o Boavista, estivesse na primeira divisão era da opinião de as Amadoras poderiam viverem independentes com uma pequena contribuição do Clube, visto estarem a representar o Clube. Estando numa divisão inferior ,como é o caso e sem qualquer perspectiva de um projecto global de subidas de divisão consecutiva, a não ser administrativamente (como está a ser vinculado na comunicação social)  os diversos departamentos têm grandes dificuldades de financiar e arranjar verbas (patrocínios,donativos, etc.), a não ser as verbas geradas pela formação, a qual penso não chegar para fazer face a todas as despesas.
Pelo que já disse atrás, defendo por agora a necessidade de ser um projecto global do Clube e não individualizar cada um dos Departamentos.
O DDA por ser um departamento mais de carácter social e não possuir formação e por conseguinte não gere verbas próprias, tem de ser apoiada na totalidade pelo Clube, também o valor do orçamento anual do DDA é irrisório para a globalidade dos custos do Clube, falamos de ser de €3.000,00 a €3.500,00 anual.

- Considera importante a continuação do Blog das Amadoras, como órgão Oficial dos departamentos?
Considero todos os órgãos de divulgação e informação importantes, principalmente o Blog, visto ser este o meio mais utilizado por todos os utilizados hoje em dia, e o meio que está sempre em constante actualização e informação.
Penso que toda a informação deverá estar concentrada no próprio site do Clube, porque assim transmitia uma imagem mais credível (oficial) e mais fácil para todos acederem, pois toda a gente conhece o Boavista F.C. e procura pelo site do Clube ou estar no próprio site um "reencaminhamento" bem visível para o Blog Oficial.