sexta-feira, 10 de junho de 2011

FRANQUELIM CARDOSO EM VÉSPERAS DAS 3 FINAIS

Em véspera do início da competição decisiva ouvimos a opinião de Franquelim Cardoso o técnico axadrezado.
Como encara esta fase final?
Para vencer esta fase final, nós vamos encarar esta fase como se de um campeonato se tratasse, porque encarando-a como um campeonato se tratasse. Porque a motivação de jogar para um título é bem mais forte que jogar uma prova para não descer. Vamos encarar a prova para conseguir alcançar esse título. Vamos tentar ganhar os dois primeiros, porque conseguindo-o temos a manutenção assegurada.
Esta equipa já consegue enfrentar um campeonato a quatro em iguais circunstâncias?
 No principio da época, entramos para um campeonato com um andamento que não estávamos habituados, muita velocidade, muito contra ataque, muito contra golo. Tivemos que impor novos métodos, mesmo a nível de treinos tivemos que alterar os métodos. Para o fim do campeonato, a equipa está muito mais solta, houve jogos que perdemos na rimeira volta e depois só perdemos por cinco, por exemplo, com o Sporting lá perdemos por dezassete cá perdemos por cinco, com o Belenenses perdemos por três golos, com o Porto lá perdemos por quinze, cá perdemos por cinco, com o S. Bernardo lá fizemos um jogo taco a taco e cá já ganhamos. A equipa já se está a encontrar e evoluir e em termos de ritmo de jogo está a ficar muito mais solta.
Qual o adversário que lhe parece mais forte nesta fase?
Á partida, partem todos com as mesmas armas, a margem de erro é muito pequena. Nos dois primeiros jogos com o Ginásio e o Xico, penso que o Ginásio se encaixa melhor no nosso jogo. Com o Xico já teremos de arriscar mais em termos defensivos. No último jogo com o Infesta vai ser equilibrado na outra fase ganhamos um jogo e perdemos outro, mas penso que vamos ganhar os dois primeiros jogos.
Os dois serão fundamentais?
Sim serão mas eu vejo os meus jogadores de espírito aberto para os ganhar e para lutar em termos de sessenta minutos de cada jogo.
A manutenção nos Juniores depois de uma subida de divisão no mesmo ano era fantástico para o treinador? 
Sim era uma época muito boa pessoalmente, mas também era uma excelente época para a secção, não deixar descer nenhuma equipa e conseguir uma subida, seria realmente muito bom.