quarta-feira, 8 de junho de 2011

ARTIGO DE OPINIÃO - QUE PAÍS, QUE DESPORTO? (PARTE DE 2)

METADE DE AVIÃO E OUTRA A NADO... E OS 300 EUROS CHEGAM
Logo que foi conhecido o sorteio das meias-finais e tendo conhecimento das dificuldade e desigualdades que a FPF impunha aos dois emblemas, publicamos um artigo de opinião para realçar a injustiça que os Clubes do Continente sofrem nestas deslocações aos Arquipélagos. Deixando uma vez mais, saliente que nada temos contra os nossos compatriotas que habitam nas ilhas e que os seus clubes, nada têm de culpados, temos no entanto, que regressar ao tema.

Novos dados, entretanto, foram tornados públicos e que agravam – em muito – a injustiça na qual (neste caso) o Boavista é vítima.
Especifiquemos;
Não é a FPF que paga a viagem a treze elementos da comitiva. Quem afinal, paga esse valor é o Instituto do Desporto de Portugal (IDP).
Falando mais claramente. Também não se pode dizer que paga… porque simplesmente atribui o valor de 300 euros por cada elemento da comitiva!
Se o custo da viagem for superior, o restante deve ser pago pelo Clube ou então… devem Fazer o restante da viagem a nado!
Incrível? Neste país nada é incrível, tudo é possível!

No caso da viagem do Boavista os custos ultrapassaram esse valor atribuído pelo IDP. Para a viagem aérea são necessários mais 75 euros por elemento! Como no regresso a comitiva tem que fazer a ligação Lisboa/Porto em comboio, o custo aumenta em 24 euros por pessoa.~
Números redondos cada elemento da comitiva sofre um acréscimo de 100 euros!
Isto significa que o IDP paga 300 euros para um custo de 400 Euros! Multiplicando 100 euros por 13 pessoas, chegamos à “modesta” quantia de 1.300 euros que o Boavista terá que assumir… só estamos a falar de viagens!

Este foi o grande problema que colocou em causa a continuação na prova por parte dos axadrezados!

Valeu neste processo a colaboração da Associação de Amigos do Boavista que cobriu quase na totalidade desta quantia (sabemos exactamente o valor que atribuiu, mas não achamos – para já – importante a sua divulgação).
A viagem ficou assegurada, mas ainda falta a estadia e alimentação.
Temos conhecimento que, tendo em conta o prometido pelo Senhor Presidente da Direcção do Boavista, se estão a desenvolver esforços para que o Clube assuma essa despesa e tudo termine em bem!
Por enquanto, temos TODOS OS BOAVISTEIROS agradecer à Associação de Amigos, porque sem o seu contributo, era simplesmente impossível comparecer!
Registo que este artigo de opinião é de minha inteira responsabilidade e é baseado no meu constante desejo de analisar todos os assuntos ao pormenor, deixando de publicar mais pormenores que vivi e tive conhecimento sobre  este caso.
O Blog das Amadoras é mais que um Blog!
 E deixo aqui o meu comentário de revolta contra esta forma de fazer e promover o Desporto neste “estranho” país Europeu?
Fiquemo-nos por aqui…
Manuel Pina