domingo, 20 de junho de 2010

FUTSAL - 1ª MÃO DA FINAL NACIONAL DE JUVENIS



BOAVISTA FC 7 - ABC NELAS 0
ao intervalo 4-0

Pavilhão Municipal da Sª Hora
Constituição das equipas

BOAVISTA FC
FRAGATA, DANI, LEANDRO, ALEX E MIGUEL
Jogaram ainda:
LUIS PEDRO, PEDRO, IVO, PAULINHO E JOÃO

ABC NELAS
ABDUL, CHICO, ANDRÉ, TIAGO E JOÃO
Jogaram ainda;
PANEIRA E GONÇALO

Disciplina
Amarelos:
Boavista - Bruno, Paulinho e Sérgio Carvalho (treinador)
Vermelho - Dani

ABC NELAS
Vermelho por acumulação - João

Marcha do Marcador:
1-0 - 04 minutos - ALEX
2-0 - 05 minutos - LEANDRO
3-0 - 09 minutos - BRUNO
4-0 - 14 minutos - PEDRO
5-0 - 22 minutos - LUÍS
6-0 - 26 minutos - PEDRO
7-0 - 29 minutos - LUÍS


Não foi um bom jogo a nível técnico ficando muito longe – neste aspecto – do jogo disputado em Loures no passado Domingo. Este era a primeira mão da final e o Boavista procurava ganhar vantagem para a viagem a Nelas enquanto os visitantes procuravam evitar isso.
Foi uma luta constante, intensa e leal, mas sempre com o coração a mandar mais que a cabeça.

O Nelas iniciou o jogo defendendo nos dez metros e tentando sair em contra ataque, o Boavista aceitou desde logo esse sistema e passou a jogar nessa área. Como consequência disso aconteceu grande aglomeração de jogadores com várias perdas de posse de bola. O Boavista conseguiu por algumas vezes recuperar essas perdas evitando o aproveitamento do adversário.

Aos quatro minutos de jogo Alex abriu o activo ao rematar de meia distância, dois minutos depois Leandro ao segundo poste aumentou a vantagem. A partir daí uns jovens de Nelas passaram por um período difícil ,passando grande parte do tempo a defender as suas redes. Nos poucos lances de ataque que conseguiu o Nelas viu o guarda-redes boavisteiro brilhar.
Até ao intervalo o Boavista marcou mais dois golos, um em jogada individual de Bruno e outro Pedro a concluir assistência do mesmo Bruno.

A segunda parte iniciou-se com forte reacção do Nelas a tentar conseguir um golo que os lançasse em jogo. Conseguiram um período em que o golo poderia ter acontecido, mas Luís Pedro guardião (na segunda parte) axadrezado evitou esses lances, iniciando aí uma tarde para mais tarde recordar.
Para além das grandes defesas, que realizou, Luís viria a desequilibrar o jogo com iniciativas individuais. Depois de efectuar uma grande defesa evitando o golo adversário, Luís levantou-se como um felino e lançou o contra-ataque provocando uma jogada de dois para um, terminando ele próprio por concluir a jogada em golo após passe do seu companheiro, fazendo o, cinco a zero.
O treinador axadrezado alterava a sua equipa recorrendo ao seu (forte) banco sem isso prejudicar o seu sistema de pressão sobre a baliza contrária. O treinador beirão não conseguia isso, porque apostou apenas em sete jogadores.
A pressão, o calor do pavilhão, o entusiasmo do publico obrigaram os jogadores de Nelas a perderam o controle das suas decisões. O jogo ficou mais confuso e faltoso e os livre de dez metros aconteceram, sem nenhum ser aproveitado. Um livre para o Nelas e três para o Boavista sem nenhum deles terminar em golo. No meio de tudo isto, Pedro experimentou com êxito novo remate de meia distância.
Para terminar em beleza, Luís repetiu o lance do quinto golo criando uma jogada de três para e marcando ele, o golo que terminou a jogada.

O resultado de sete a zero coloca o Boavista pertíssimo da conquista do título ficando a ideia que os beirãos mereciam ter marcado algum golo. A diferença dos planteis foi fundamental neste jogo.

Luís acabou por ser o herói do jogo pelos Boavisteiros. Pelo lado do Nelas de salientar a exibição do seu capitão André, que em jogadas individuais tinha mostrado o seu valor como jogador de campo e que terminou em grande nível na posição de guarda-redes.

Os árbitros não estiveram bem, talvez tenham subvalorizado o jogo esquecendo-se que era uma final nacional. Entre vários erros que mostraram a sua falta de autoridade, salientamos um lance que daria o 4 a 1 para o Nelas. Com a bola a caminho da baliza do Boavista o árbitro interrompeu o lance para marcar falta a favor do Nelas e expulsar o jogador Boavisteiro…
Porquê a expulsão, porquê não deu o Lei da vantagem que deve sempre ser dada quando se tem a percepção que o lance vai terminar em golo? Deveria ter validado o golo e não ter expulsado o atleta. Na expulsão do Guarda-redes beirão nada poderiam ter feito, pois defesa com as mãos fora da área dá sempre lugar a vermelho.