quinta-feira, 29 de maio de 2014

ALUNOS DE PENAFIEL FAZEM OBRAS DE ARTE NO BESSA

O professor Filipe Lajes, é o responsável pelo grupo de alunos de desenho de um estabelecimento de ensino de Penafiel, que estão a efectuar um trabalho (várias pinturas de atletas) nas paredes das escadarias de acesso aos ginásios do Bessa.

Aqui estará Manuel Campos


Como podemos identificar este grupo de pintores?
Fazem parte de uma turma do décimo segundo ano da escola secundária de Penafiel.
Qual o trabalho que estão a realizar?
Estes trabalhos fazem parte de um intercâmbio entre o Departamento de Ginástica do Boavista e a nossa escola. Insere-se no programa deles do 12º ano e é uma preparação no conteúdo de aprendizagem, que é o Movimento. Estão a adoptar o movimento ao desporto. Estão a fazer desenhos baseados em fotos que nos apresentaram de atletas do Boavista.


Estes trabalhos servirão de avaliação?
Sim, servem. Primeiro eles tiveram que fazer um projecto, desenhando os seus trabalhos à mão e só posteriormente os desenharam nas paredes. Hoje estão na fase de pinturas. Os primeiros desenhos tiveram que obedecer a algumas regras para poderem passar para as paredes.
Estas pinturas, vão registar a potencialidade desses alunos aqui no Bessa. Concorda?
Vamos tirar partido do talento que eles têm e emprestar a arte deles alegrando as paredes deste departamento. Acabará por ser uma mais-valia, que ficará no seu curriculum, que podem fotografar para poderem a apresentar mais tarde como seu curriculum e por sua vez, o Boavista fica com este espaço mais bonito.
Pode ser um próprio lançamento pessoal?
Sim, eles podem vir a ser futuros artísticos plásticos e a sua primeira obra ficar aqui registada no Bessa, irão colocar as suas assinaturas num rodapé.


Quando se prevê a conclusão dos trabalhos?
Tem que ser em breve, porque eles irão entrar em fase de exames noutras disciplinas e depois entrarão em férias escolares. As datas estão apertadas mas teremos que fazer um estudo para terminarmos os trabalhos. Terei que falar com a Câmara Municipal de Penafiel.


Com a Câmara?
Sim, porque os transportes (num autocarro da câmara) têm sido fornecidos pela CM Penafiel, estavam programados duas viagens e vamos precisar de pelo menos mais uma. É nossa intenção inaugurar este trabalho com a presença do Director da nossa Escola, de um representante da CM de Penafiel e naturalmente, que vamos convidar a Direcção do Boavista a fazer-se representar neste acto.



Da nossa parte, iremos divulgar tal “Obra de arte” que estão a produzir e que merecerá a presença e visita dos adeptos do Boavista Futebol Clube.