segunda-feira, 29 de abril de 2013

KICKBOXING - ENTREVISTA COM O DIRECTOR BRUNO FERNANDES


O novo departamento de Kicboxing, tem como director Bruno Miguel Correia Fernandes. A escassos dias da inauguração do ginásio e consequentemente da Academia axadrezada, tivemos uma pequena conversa com este homem ambicioso e confiante no futuro da modalidade dentro do Boavista FC.
Homem de poucas palavras mas de resposta prontas, como se respondesse a um golpe no ringue, assim se apresentou Bruno Fernandes.

Já pertencia aos quadros do Boavista?
Não. Sou boavisteiro e associado mas nunca pertenci a nenhum sector, sou ou melhor era somente adepto do clube.

Qual a sua ligação ao Kickboxing?
Estou ligado como atleta, dei aulas e agora com a constituição da academia irei continuar a dar aulas de kicboxing.

Como nasceu a ideia de introduzir a modalidade no Boavista?
Numa conversa que estava a ter com o Sousa, e a meio da conversa surgiu o planeamento para a obra e fomos em diante, sem mais dúvidas.

Entraram no projecto, sozinhos ou tiveram algum apoio?
Tivemos o apoio do Clube, no que respeita à cedência de espaços e autorização para criação do departamento. A nível material tudo foi de nossa exclusiva responsabilidade.

Quando se lança o nome de Academia isso pressupõem formação?
Exactamente, isso quer dizer trazer alunos, fazer formação de crianças até adultos, competição e manutenção.

Quais as condições para as inscrições na Academia?
As inscrições são gratuitas, pagando apenas a mensalidade no valor de vinte euros para os associados do Boavista, para quem não é sócio o valor é de vinte e cinco euros mensais.

Qual o limite de idades aceite?
Limite, propriamente não há. O que há é uma idade de entrada que estipulamos como base os oito anos, a partir de oito anos as inscrições são ilimitadas.

No projecto está determinado a constituição de uma equipa de competição?
Exactamente. Essa equipa será filiada na Federação de Kicboxing em nome do Boavista Futebol Clube, para competir em pé de igualdade com equipas do Benfica, Sporting, Guimarães etc…

Já há uma base para essa equipa?
Já. Alguns elementos que passarão a treinar connosco serão inscritos como atletas de competição pelo Boavista, no imediato.

Qual o horário de treinos?
Para o início, vamos começar com abertura para manutenção, às segundas, quartas e sextas a partir das dezassete horas e meia até às vinte e três horas. As aulas serão distribuídas por grupos, por exemplo, nesses dias,  as crianças entrarão ás cinco e meia té às seis e meia. Os adultos entrarão pelas seis e meia até às oito e depois, adultos graduados das oito às nove e meia e por fim, adultos graduados para competição desse horário até ao final pelas onze horas da noite.

Nos outros dias param?
Não! Nas terças e quintas é só para competição.

Trabalham todos os dias da semana?
Exactamente, tem que ser para se cumprirem os objectivos deste projecto.

Antes de entrarmos na modalidade, deixe-me perguntar. foi um investimento grande?
Foi um investimento muito elevado, ainda não tendo números exactos, posso fazer um cálculo entre os doze e treze mil euros, só em materiais.
E mão-de-obra?
A mão-de-obra, foi de muita gente amiga, muita gente amiga (repetiu rindo-se) senão ultrapassava em muito esses valores. Aproveito para agradecer a todos publicamente essa dedicação e ajuda.

A inauguração está marcada para dia um?
Está marcada para as quinze horas do dia feriado de um de Maio.

Com alguns convidados?
Todos os adeptos do Boavista serão bem-vindos, mas como convidados especiais teremos (ou pretendemos) ter elementos da Direcção do Clube, sabemos que o Vice-presidente das Amadoras estará ausente, porque se encontra no estrangeiro, mas já nos comunicou o seu apoio, que aliás está anunciado desde a primeira hora. Contamos com a presença de outros elementos directivos.

A modalidade, para quem está por fora é um pouco difícil de entender, quer dar-nos umas luzes?
O kickboxing, ainda não é, considerada uma arte marcial, ou um desporto de combate, mas tenho conhecimento dessa designação a curto prazo, porque estão a trabalhar para esse fim. É uma modalidade como qualquer outra. As pessoas podem pensar que é uma modalidade bruta, mas enganam-se. O kicboxing não tem nada de brutalidade. Há muita gente doutorada a fazer kickboxing e todos os atletas têm todas as protecções possíveis, para assegurar a integridade física dos jogadores. Nada há de brutalidade na modalidade, acredite.
Numa comparação com o Boxe?
A única diferença é que mete pernas! Por isso, temos mais protecções nas pernas. temos o Luckic, o Laickic, que se usam protecções, usa caneleiras, usa capacete, tudo que é necessário. 

Nos jogos quem for violento é de imediato desclassificado. A modalidade é mais a demonstração técnica que a luta em si.

Mas nas competições, como é?
Nas competições máximas de kicboxing, é  parte dura, ainda já não existem qualquer protecção, mas isso é para os lutadores máximos.

Foi difícil a aceitação por parte da Direcção do Clube?
Não. A direcção recebeu bem a ideia, porque é mais uma modalidade para o Boavista e será uma modalidade para trazer muitas vitórias e campeões.

Entrevista de Manuel Pina