domingo, 28 de abril de 2013

HOJE CRITICO EU - OS SORTEIOS E O LAPSO DA FPF NA REGULAMENTAÇÃO DA TAÇA NACIONAL


Hoje, vejo-me obrigado a criticar um erro enorme que a FPF produziu,  ao redigir o regulamento para a disputada da Taça Nacional de Juniores e Juvenis em futsal.

Como é do conhecimento público, a FPF decidiu alterar a forma de disputa desta prova, que em minha opinião, deveria ter visto, igual e simultaneamente, alterado a sua designação para Campeonato Nacional, em detrimento da actual designação de Taça Nacional, dado que esta designação pressupõem a ideia de prova a eliminar, o que não é o caso.

Mas este é o mal menor!
O mal maior, acontece quando a FPF se “esqueceu” de salvaguardar a diferenciação entre ser apurado em primeiro ou segundo lugar, deixando de lado (para já) a valorização competitiva.

Exemplificando:
- O actual regulamento determina que para a segunda fase, serão apurados (já estão) os dois primeiros de cada um dos quatro grupos da fase anterior. Sendo assim, apuradas oito equipas de cada nona norte/sul.
- O sorteio (aqui está o busílis da questão) será um misto de aberto/condicionado.

- Aberto, porque não se deram ao cuidado de determinar a separação das equipas classificadas em primeiro lugar e as classificadas em segundo, podendo acontecer, que se forme um grupo composto somente com os primeiros classificados e um grupo com os segundos, desvalorizando a vertente competitiva conseguida anteriormente.

- Condicionado, pelo facto (único) de as equipas não poderem competirem com o adversário apurado do seu anterior grupo. Daqui, surge a imposição de os grupos serem formados, por uma equipa (só) de cada grupo anterior. A premissa da situação geográfica cai por base, ficando apenas válida, para a divisão de zonas norte/sul.

- Consequentemente, o Boavista (por exemplo) terá uma adversário do grupo A (Minho) outro grupo C (Aveiro/Porto) e outro do grupo D (Coimbra).

Contactados os serviços da FPF para esclarecer este lapso, foi-nos dada uma informação bastante dúbia, por um dos seus Vice-presidentes. Confirmando o lapso na regulamentação mas assegurando-nos que antes do sorteio a FPF, vai tentar garantir o equilíbrio dos grupos (!!!).

Com que critério? 
Seja qual for o utilizado, deixará sempre dúvidas no ar.

Na minha opinião, deveria ser assegurada o sistema de 1º GA/2º GB/1ª GC/2º GD e  2ªGA/1ºGB/2ºGC/1ºGD.

Nota; O Boavista FC tem duas equipas em posições diferentes, logo esta critica não é uma tentativa de defender o clube, mas tão só, um apontar de dedo a um erro básico federativo.

Fico-me por aqui…



Manuel Pina