terça-feira, 25 de janeiro de 2011

DRº BRUNO VALENTIM - A FÉ NO FUTURO DESPORTIVO REGRESSOU

BRUNO VALENTIM DO BOCCIA PARA O TIRO... A ALEGRIA DO DESPORTISTA
Todo o verdadeiro Boavisteiro conhece o Grande Campeão Bruno Valentim. Talvez não saibam que o atleta é o Drº Bruno Valentim é;
Investigador Auxiliar
Centro de Geologia/Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do
Território
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Hoje no dia do seu regresso à competição, foi com grande prazer e orgulho que cheguei ao seu contacto para colocar algumas questões:

A que se ficou a dever esta ausência da competição?
Em Setembro de 2009 desisti definitivamente da prática do Boccia e rescindi o meu contrato com o Comité Paralímpico de Portugal. Nessa altura resolvi retomar uma ideia que há muito pensava pôr em prática, quanto mais não seja pelo puro prazer de iniciar algo inexistente em Portugal, tal como já fiz com o mergulho desportivo, a vela adaptada e em certa medida o Boccia na classe BC4.

O problema com a Federação foi superado?
Creio que se refere ao inquérito que a Direcção do Boavista FC solicitou ao IDP, relativamente às causas que levaram ao meu abandono da modalidade de Boccia, até porque estava incluído no projecto paralímpico Londres 2012. Até hoje não obtivemos uma resposta do IDP acerca desse pedido. E agora considero que são águas passadas e não me apetece nada reviver situações desagradáveis.

O seu regresso é para competir em Boccia, ou noutra modalidade?
O meu regresso é para competir noutra modalidade - o tiro de precisão com carabina de ar comprimido - é o tal desafio que falava há pouco. Durante este tempo dediquei-me à recolha intensiva de informação desta modalidade, adquiri material, desloquei-me ao estrangeiro para observar e aprender, estabeleci contactos e protocolos, e montei uma sala de treino no Boavista FC onde treino arduamente.

Sei que estabeleceu um protocolo de colaboração com a Associaçao de Amigos do Boavista. Como se processou?
Através da Drª Cristina Almeida, a quem fui dando conhecimento do desenvolvimento das minhas actividades e de quem recebi apoio quase personalizado ao longo deste tempo, estabeleci um contacto com a Direcção da Associação de Amigos do Boavista no sentido de obter apoio, para minimizar as despesas (enormes) que fui tendo, tenho e terei para atingir os meus objectivos no tiro de precisão.

Pode saber-se quem estabeleceu esses conctatos e serviu de mediador?
Foi, portanto, a Drª Cristina Almeida (para quem não conhece foi a Coordenadora da actividades amadoras do Boavista FC durante mais de uma década, com uma dedicação ímpar e que muita falta vai fazer ao BFC) que transmitiu o meu projecto desportivo ao Sr. Dr. Eduardo Matos, Presidente da Associação dos Amigos do Boavista. E, assim, estou seguro que pela dedicação devotada ao Boavista, pelo sentido de responsabilidade social inerente ao apoio ao desporto adaptado, o Sr. Dr. Eduardo Matos e os outros elementos da Direcção da Associação terão respondido positivamente ao meu pedido de apoio, em nome dos outros Amigos do Boavista.

Em que consiste o protocolo?
Este protocolo consiste no apoio à minha deslocação à Taça do Mundo em Szczcecin (Polónia, 22-26 de Março), nomeadamente na quantia de 1500 Euros ?.

Quais os objectivos para o futuro a curto e médio prazo do Bruno?
A curto prazo o meu objectivo consiste em conseguir na Polónia o primeiro mínimo paralímpico, depois quase logo a seguir desloco-me à Turquia e a Espanha, para prosseguir esse objectivo ou tentar já o segundo mínimo (obrigatório). Finalmente, ir aos Jogos Paralímpicos de Londres.
É muito dificil mas o Tiro, por incrível que possa parecer para quem desconhece a modalidade, é sempre optimista e vou conseguir.

O apoio do clube chegaria para o seu regresso, ou este apoio da Associação é indispensável?
Até agora o apoio do clube advém da possibilidade de utilizar instalações para a prática do tiro, o que não é pouco. Em todo o caso já fiz um investimento financeiro pessoal superior a 8000 ?, o que é significativamente superior. Assim, o apoio da Associação não é propriamente indispensável mas é muitíssimo importante pois aliviou muito mais uma despesa e fez-me ter mais confiança neste projecto, deu-me forças e um grande entusiasmo para continuar e acreditar que é possível, pois tenho comigo pessoas que me apoiam.

Londres passa a ser uma meta?
Londres é uma meta. O Tiro não é uma modalidade fácil e é muito diferente das outras modalidades, pois requer sobretudo muita concentração, se Londres é uma meta, ser um excelente atirador é a minha meta seguinte.
Obrigado Amigos do Boavista.


Entrevista de Manuel Pina