quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

DDA - (FUTSAL) 10 PERGUNTAS A BRUNO CARVALHO


Bruno Carvalho respondeu às suas 10 perguntas, mas foi mais longe tocando em questões que merecem ser lidas e que sobre elas nos debrucemos a analisar...

Há quanto tempo estás no Boavista?
Antes de mais muito boa tarde para quem não me conhece sou o Bruno Carvalho o rapaz que veste a camisola com o numero 4 estampado nas costas. Faço parte deste grande grupo de seres humanos, grande grupo de amigos, e desta grande equipa a cerca de um ano e dois meses, ou seja, esta vai ser a minha segunda época como jogador do Boavista. Visto e suo esta camisola com grande honra, orgulho e dedicação, aprendi a gostar do Boavista, e aos poucos vou sentindo que começo a fazer parte desta grande Família boavisteira.

Antes do Boavista estives-te em outro clube?
Eu nunca tive o privilégio em tempos anteriores de representar algum clube para poder fazer uma das coisas que mais prazer me dá que é jogar futebol, nunca tinha entrado numa competição federada ou numa competição oficial, ate então eram só jogos entre amigos a valer jantaradas e copos.

Qual a posição em que jogas?
A posição que eu jogo é onde o mister precisar ou onde o mister mandar, se mandar jogar sentado no banco ele sabe o que esta a fazer(RISOS) estou disposto e preparado para jogar e dar o meu melhor em qualquer posição, alias o que eu quero é jogar competir, como todos os meus amigos e companheiros de equipa.
Embora eu goste mais e me sinta mais á vontade de jogar do meio campo para a frente, e principalmente bem lá na frente.

Consideras o número de treino suficiente ou precisavas de mais?
Para quem não esta a par dos nossos treinos, apenas teoricamente teríamos um treino por semana que se realiza sempre aos sábados durante 1hora e 15m, o que é extremamente insuficiente para qualquer equipa de qualquer desporto colectivo. E acontece que ultimamente e infelizmente nem esse treino semanal temos conseguido realizar, aproveito este pequeno tempo de atenção que me estão a dar para fazer um alerta um pedido para que gentilmente nos facultem um pavilhão para podermos fazer um treino por semana. Quase de certeza que este pedido esta solicitação não chega ás pessoas mais indicadas e com capacidade de resolver tal situação, o que é uma pena.

O que sentes ao representar o Boavista?
Se bem me relembro já o referi na 1ª questão mas nunca é demais repeti-lo e voltarei a dizer as vezes que forem necessárias, é com grande honra orgulho e dedicação que visto esta camisola quer nos treinos quer nos jogos, mostrando o valor do Boavista e com isso conquistamos respeito e admiração. Eu nunca mais esquecerei que foi pelo Boavista que joguei uma competição federada, logo isto tem um enorme significado para mim, pelo qual irei recordar esta e muitas outras situações ao longo da minha vida.

Achas que deveriam haver mais clubes no campeonato?
Sem dúvida nenhuma que haveriam de existir mais equipas, pois infelizmente em Portugal ainda existem muitas pessoas com deficiências motoras, só que como somos um povo com mentalidade retrógrada e cheia de preconceitos, muitas dessas pessoas tem medo de se dar a conhecer e de mostrar aos outros que somos tão bons ou melhores que as ditas pessoas “normais”. Embora esta possa não ser a única razão pois existem muitas outras como os escassos ou nenhuns apoios financeiros que nos dão a nós e aos clubes e porque ninguém se interessa por fazer uma divulgação a grande escala não só no futebol adaptado mas em todo o desporto adaptado, e toda a gente se esquece que são estas pessoas que melhores resultados tem quando representam as cores nacionais. Recordam se de quantas medalhas conseguimos trazer para Portugal nos últimos jogos olímpicos? E quantas medalhas conquistaram os atletas portugueses com deficiências nos últimos paralimpicos. Pensem reflictam e ponham a mão na consciência, e sigam exemplos de outros países que oferecem todos os apoios e condições a pessoas com deficiências.

Qual o lugar que achas que o Boavista vai conseguir?
Isso nem se pergunta. A nossa equipa entra em campo em cada jogo para desfrutar do momento fazer desporto conviver e sempre com a vitória no nosso pensamento. Mesmo com tantas adversidades e contrariedades não só fora do recinto do jogo mas também dentro de campo nos somos os melhores e os mais calejados nestas andanças, os mais experientes. Basta olhar para o nosso plantel o mais curto de todas as equipas em competição e só o único que não tem nenhum jogo efectuado pela selecção nacional. Contudo ainda assim em três competições nacionais na época passada vencemos duas delas, por isso este ano temos que fazer no mínimo um resultado semelhante ou ainda melhor, estamos confiantes na vitória nas três competições.

Consideras que o desporto adaptado está a ser bem imposto em Portugal?
Eu penso que o desporto adaptado não esta a ser não esta a ser realizado como deveria ser, pois só existem apoios e ajudas para alguns, ou não se chamando Portugal o sitio onde vivemos onde tudo gira e se move através de interesses. Em que as pessoas só fazem as coisas se virem que podem obter algo em troca de recompensa. Mas vai tudo ao encontro da resposta que dei na questão anterior, e também não estou interessado em alongar-me mais neste tema pois se tivesse que escrever tudo sobre isto era capaz de dar um livro.

O
que mudavas no desporto adaptado a nível nacional?
Antes de mais teríamos que fazer alterações muito profundas a começar pela mentalidade das pessoas, depois uma reestruturação a nível dos dirigentes responsáveis pelo desporto adaptado não todos pois ainda existem alguns com amor á camisola.

O que pensas sobre o treinador, Fernando Oliveira?
Fernando Oliveira portuense de gema com um grande sotaque acentuado, bom treinador tem um grande coração, incentivador por natureza procura melhorar-nos em todos os aspectos, fazendo tudo em prol da sua equipa, apoiando-nos ajudando-nos. Posso dizer com muito gosto que o Fernando para mim e para todos os meus amigos e companheiros de equipa é muito mais que um treinador, é um verdadeiro amigo, sendo um exemplo de ser humano a seguir.