terça-feira, 3 de agosto de 2010

O OUTRO PILAR DE UM CAMPEÃO

Manuela Fonseca, professora de profissão, foi o grande apoio na organização do evento que levou Jorge Jeremias a conquistar o título mundial. É o outro pilar de uma família de Lutadores!
Tivemos uma pequena conversa para entender-mos melhor o seu trabalho.
Como apareces a organizar este evento?
O tempo é de imensa crise. Noutros tempos talvez se conseguissem maiores apoios e até alguém interessado na organização, mas actualmente isso não aconteceu.
Já tinhas experiência?
Absolutamente nenhum, mas sabia o que representava para o Jeremias este evento e eu não podia de modo algum ficar imóvel.
Conseguiste apoios?
Fui em bem recebida e apoiada pelo Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Arcozelo e posteriormente com todo o pessoal ligado a esta Junta, a quem apresento os meus agradecimentos. Igualmente tive o apoio da escola em que presto serviço também aqui de Arcozelo.
Já agora porque foi realizado em Arcozelo?
Desejávamos que fosse em Vila Nova de Gaia e como já referi com apoio que consegui em Arcozelo, aproveitei. Já com o processo adiantado tive um contacto (resposta a um pedido meu) da Gaianima a propor que a realização do evento passasse para um pavilhão mais central, mas já era tarde, tudo estava em andamento há meses.
Meses?
Sim foram precisos três meses para organizar este espectáculo. Trabalhar em vários capítulos, organizar, colar cartazes etc... deu muito trabalho!
Nasceu uma empresária?
Não! Apreendi algumas coisas mas apenas para uma nova emergência… a nível de empresária, quando tudo acabou… fiquei com as mãos vazias! (riu-se)
Como é ser mulher de um pugilista?
É essencialmente ser mulher de um desportista que trabalha muito, com rigor e dedicação. Eu sei o que o Boxe representa para ele e assim cumpro a minha obrigação (voluntária) de estar sempre presente.
Como vês os combates, que acompanhas sempre com os vossos filhos (dois gémeos, mas um rapaz e uma menina)?
Eles apoiam o pai, que dizem que é o melhor do mundo! Eu não consigo estar nem sentada nem quieta. Já pensei em ser eu a fazer-lhe os cantos, para estar mais próxima.
Atrás de um grande campeão, tem que haver uma grande campeã?
Nem duvide…
E mais dois pequenotes… cheios de personalidade (digo eu, que os conheço desde que nasceram)