segunda-feira, 5 de abril de 2010

FUTEBOL FEMININO - SANDRA (FIGO) A CAPITÃ DAS PANTERAS

O ESTILO DE UMA GRANDE ATLETA

Senhora de um futebol (11) de fino recorte tecnico, a capitã Boavisteira mostrou-se igual a si própria. Umas vezes mostrando o entusiasmo com que fala do Boavista, mas sempre realialista a analisar o presente.

Depois de um início de época difícil a passagem à final do Jamor é um prémio pessoal?
Sim. Posso considerar a ida à Final da Taça um prémio depois de todas as dificuldades vividas no início da época.
Aceitas que o 1ª de Dezembro seja o favorito para essa final?
Aliás, considero mesmo que o 1º Dezembro é o favorito.
O que pode fazer o Boavista?
A equipa de futebol feminino do Boavista vai fazer todo o que seja necessário para conquistar a Taça, sabendo, no entanto, que irá defrontar um adversário muito complicado.
Jogar no Bessa dá-vos mais alento, que jogar noutro qualquer campo?
Sim isso é óbvio. Se perguntar a qualquer atleta do Boavista certamente a resposta será a mesma, pois é um orgulho puder jogar num estádio como o do Boavista.
Não conseguiram atingir um dos quatro primeiros lugares no campeonato. Frustrante ou Normal, o que consideras?
Teremos que analisar dois aspectos:
Primeiro temos uma equipa muito jovem e que em alguns períodos do campeonato acusou alguma imaturidade. Segundo, acho que tínhamos qualidade e valor para estarmos nos 4 primeiros lugares.
Daí que seja um sentimento de frustração, tendo em conta o segundo aspecto e, ao mesmo tempo é uma situação normal, olhando à juventude e imaturidade revelada pela nossa equipa ao longo do campeonato (1º aspecto).
A equipa (muito renovada) já está formada ou ainda falta um pouco mais de trabalho?
Falta sempre trabalho. Como acabei de dizer temos uma equipa muito jovem, algumas atletas estão a jogar pela primeira vez na 1ºDivisão, outras estão a jogar pela primeira vez futebol de 11, há pois muito trabalho pela frente mas já muito foi feito. Dada a juventude da equipa, obviamente a margem de progressão será maior.
Figo, a capitã dos anos aúreos, vê-se agora a transmitir a mística da Pantera às mais novas. Saudades desses tempos altos? E as novas atletas estão a assimilar essa mística?
A adolescência de agora é diferente da do meu tempo, agora temos de lidar de forma mais “perspicaz” com as miúdas. Conseguem todo de uma forma muito fácil, não dando valor por vezes à forma como obtêm as coisas.
Também não se pode pedir muito quando temos uma equipa extremamente jovem. Contudo aos poucos elas vão assimilando a “mística” mas temos de ir com calma. “Tenho saudades e sede de títulos”. Tento passar-lhes esta mensagem, atendendo que durante muitos anos o Boavista ganhava tudo o que havia para ganhar e há cerca de 12 anos que não ganha nada.
O calendário da segunda fase está definido. Como o analisas?
Normal. Temos de tentar ficar nos primeiros lugares, é indiferente com quem jogamos primeiro ou depois.
Valeu a pena o trabalho que conjuntamente com a Nanda, fez para assegurar a continuidade do Futebol no Clube?
Sim. Se tivesse de o fazer agora voltaria a fazer o mesmo. O Boavista deu-me muito, cresci nesta casa não só como atleta mas também como pessoa. É difícil quem por aqui passa não ficar a gostar do Clube.
Esperavas uma época mais fácil ou mais difícil desportivamente?
Mais difícil.
A Figo vai continuar a deliciar-nos com o seu perfume nos campos no próximo ano?
Se a treinadora entender que poderei ser útil à equipa mais um ano, terei todo o gosto em fazê-lo, até porque, ainda sinto que sou capaz de jogar mais um ano.
Jogar no Jamor, tem algum gosto especial?
Sim tem, é considerado o estádio de Portugal onde treinei durante 12 anos ao serviço da Selecção Nacional de Futebol Feminino.
Para além do futebol, o que faz a capitã na vida?
Sou Professora de Educação Física.
Que valor tem para si, ser a capitã das Panteras?
Estou no clube à 15 anos, receberam-me bem sempre me trataram bem, só posso dizer coisas boas do clube.
Daí que seja um orgulho ser capitã do Boavista.