quarta-feira, 21 de outubro de 2009

VOLEIBOL - "JU" NA PRIMEIRA PESSOA


Joana Ferraz, conhecida no Voleibol axadrezado por "Ju" é uma jovem de 19 anos que para além de treinadora das minis é jogadora da equipa sénior. Activa, sorridente e sempre muito exigente com as suas meninas é uma apaixonada pela modalidade, fomos tentar conhecê-la um pouco melhor.

Há quanto tempo estás no Voleibol do Boavista?
Jogo há 9 anos, sempre aqui nesta casa, na MINHA casa.
E nas funções de treinadora?
Comecei ano passado, sem ter nada pensado. Mas gostei tanto da experiência que mostrei a minha vontade de continuar. E felizmente, a Dona Graziela e o Senhor Zé Manel voltaram a acreditar no meu trabalho e a colocar-me novamente no posto.
És atleta de que escalão no Boavista?
Actualmente sou atleta do escalão sénior.
Atleta e treinadora. Com tantos treinos que tempo sobre para o resto da vida?
Neste momento estou a ter quatro treinos enquanto atleta, e como treinadora tenho dois.
O que fazes para além do Volei?
Estou na Faculdade, a tirar uma Licenciatura em Farmácia. Estou no 2º ano e pretendo acabar o mais depressa possível para puder exercer uma profissão de que sempre gostei.
Qual o escalão que treinas?
Estou com o escalão de Minis, junto com uma colega, Catarina Gomes. Mais concretamente com as Minis B.
Quando jogas e sentes as tuas "jogadoras" na bancada, isso incomoda-te?
A meu ver o mais importante passa por elas estarem na bancada, sentirem vontade de estar informadas e de ver como as coisas funcionam.
Não, nunca me incomodou, tento somente esforçar-me mais para lhes mostrar que o trabalho e a persistência nos levam a locais que jamais pensamos. Temos de lutar, e é isso que quero demonstrar.
Já jogo há 9 anos e nem todos esses anos foram felizes, mas há que continuar para mostrar que estamos cá para ficar.
Mas sentes que és constantemente analisada?
Não acho que seja constantemente, sou analisada como todas as outras treinadoras o são. Temos o Coordenador da Modalidade que quer estar sempre dentro do assunto, como é lógico, temos a Directora, os pais das atletas e as atletas, por fim. Tentamos fazer o máximo para agradar a todos para que toda a gente goste de cá estar.
Trabalhar com as minis é aliciante, ou estás a dar os primeiros passos como técnica?
Apesar de estar a dar os primeiros passos como técnica, sinto-me privilegiada por estar a coordenar este escalão. Jogam porque realmente gostam disto, porque se sentem bem connosco, têm garra e são as que mais sentem o que esta camisola transmite.
São unidas e, o que mais me fascina, é que são felizes a jogar, vejo os olhos delas a brilhar e aquele sorriso na cara tão característico deste escalão.
O que gostas mais jogar ou treinar?
Essa era uma pergunta de que já está à espera (risos). Felizmente, ainda, não a consigo responder. Sou treinadora há pouco tempo mas já é uma coisa que me satisfaz realmente, descobri que adoro fazer o que estou a fazer. Por outro lado, também adoro jogar, jogo há anos e ainda não me consegui cansar, já faz parte de mim e acho que vai ser muito difícil desvincular-me.
O que queres ser quando fores grande?
A nível profissional quero exercer a profissão para a qual me estou a formar, trabalhar numa Farmácia Hospitalar ou então Comunitária. Porém, como já me conheço minimamente, sei que sem o Volei já não sou a mesma. Quero continuar com as duas coisas até conseguir.
Seguir o exemplo da Raquel (atleta da equipa sénior) que sempre as conseguiu conciliar e bem.
Para além de duas excelentes treinadoras as "Minis" têm uma Engenheira e uma futura Doutora... parabéns!