sexta-feira, 23 de outubro de 2009

BOXE - JULIANA ROCHA A CAMPEÃ


No mundo do Boxe feminino, todos conecem Juliana Rocha "PITON" , de 17 anos de idade. a atleta Boavisteira treinado por Pinto Lopes, deu-se a conhecer para além dos ringues.

Como chegas-te ao mundo do boxe?
Desde muito pequena que o meu pai, Alvaro Rocha, me incentivou ao desporto. Aos 5 anos de idade eu já andava no karaté.
Porque achas que o teu pai optou por te colocar nesse desporto de luta?
É verdade que com a idade que tinha na altura, certamente, não sabia o que era verdadeiramente a vida, nem tinha a consciência se queria ou não praticar aquele ou outro desporto.
O que normalmente os pais pensam é que, "a minha filha é muito novinha e, mesmo que chegue a colocar-lhe num desporto, ou a ponho no ballet, no atletismo ou na piscina. Agora karaté ou coisas violentas como isso… isso jamais".
Problemas de mentalidade?
É Portugal não se desenvolve com este tipo de pensamentos, a cultura desportista está quase totalmente direccionada para o futebol.
E o futebol não é violento?
Pois é! E é por esta diferença que me orgulho muito dos pais que tenho, pois chorei muitas vezes para me ausentar do karaté, mas os meus pais nunca desistiram e sempre me incentivaram, sabiam que eu podia ter futuro .
Costuma-se dizer que a pessoa nasce para seja o que for, eu não sou totalmente de acordo pois penso que o meio envolvente, as pessoas com quem convivemos e a educação que estamos sujeitos desde muito novos é que nos influência bastante para o que for. (...) O que é certo é que não desisti do karaté e aos 10 anos já andava no mundo maravilhoso da competição, onde ganhei grandes títulos e tive a oportunidade de conhecer muitos países.
Que idade tinhas nessa altura?
Isto aconteceu durante 9 anos da minha vida, dos 5 aos 13 anos !
Quando tinha 13 anos, o meu treinador emigrou e eu fiquei sem com quem treinar, pois treinava duro coincidindo com torneios de maior potencial.
Não houve substituto á altura e foi, precisamente neste momento, que conheci o grande treinador de boxe a nível nacional, senhor Pinto Lopes.
Andavas um pouco perdida?
Sim! Entrei para o ginásio dele, GINÁSIO LIMITE DO CORPO EM NOGUEIRA DA REGEDOURA, com o intuito de praticar kickboxing (pois tem algumas parecenças com o karaté), mas o Sr Pinto Lopes virou-me a cabeça totalmente para o boxe! Como o meu pai desde sempre foi louco por este desporto, o que mais fez foi apoiar o meu treinador nessa ideia.
E tu?
Tudo bem, eu aceitei e entrei com grande entusiasmo. Basicamente, estou a concretizar um sonho que o meu pai sempre quis na vida dele e que não conseguiu devido a um problema de saúde.
Achas o boxe um desporto violento?
O boxe não é de forma alguma um desporto violento. O boxe é um desporto nobre de inteligência onde predomina a técnica e a força dos pulmões.
Se este ramo desportivo fosse violento, de certo que não me deixava fascinar com tanto entusiasmo. Em mim sobressalta a paz interior e o amor pelo próximo.
!!!
Existem várias protecções para defesa do atleta, não só os equipamentos (conquilha, peitoral, boquilha, capacete, ligaduras,...) como um treinador no canto no ringue onde pode acabar o combate quando bem entender com um simples e duro atirar de toalha, como um árbitro dentro do ringue a impor ordem.
Quem são os teus idolos no boxe?
Tenho vários ídolos no boxe. Começo pelo meu treinador que foi e é um exemplo de vida e coragem; depois, noutra perspectiva, admiro mesmo muito Cassius Clay "Muhammad Ali" e a sua filha Ali; David Haye e Roy Jones JR .
Não achas que o boxe feminino é pouco falado?
O boxe feminino é pouco divulgado, mas por incrível que pareça tem evoluindo. Eu acho que a mentalidade das pessoas tem sofrido alterações e, ultimamente, as meninas tem aderido a este desporto.
É quase certo ou muito (muito) provável que a outra parte das meninas que não gostam ou não apreciem o boxe, se deva ao facto do medo do preconceito de o boxe ser para homens (o que está completamente errado) ou devido ao contacto físico.
Quais os objectivos para esta época?
O meu objectivo actual é trabalhar duro, muito duro, cada vez mais e melhor para conseguir ir longe e entrar na história do boxe. Neste momento preparo-me para a taça de Portugal que em Novembro se irá realizar;
Para o ano próximo (2010) irá realizar-se o campeonato do mundo feminino de boxe e vou tentar fazer de tudo para estar presente e se possível conseguir um bom resultado.
É preciso acreditar, ter força de vontade e ter uns pais que apoiem em tudo como eu tenho.
Uma mensagem para todos os boavisteiros:
Tenho o Boavista no coração e farei de tudo para defender este emblema. Conto com o vosso apoio, vou dar o meu melhor !