segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

FUTEBOL FEMININO - ALFREDINA SILVA, ANALISA O JOGO COM O FÓFÓ

Alfredina Silva, técnica axadrezada, era um  misto de tristeza pelo resultado final, de alegria pela exibição realizada e de orgulho pelas suas atletas. Manteve sempre a calma quando a escutamos, mas o seu olhar, dizia bem, da sua vaidade de treinar, tais atletas.

Não há vitórias morais, mas quase, que me apetecia considerar esta exibição uma vitória. Concorda?

Sim. Fizemos um grande jogo. Saímos daqui derrotadas, mas de uma forma injusta, mesmo a jogar com menos uma jogadora, num jogo em que mais uma vez, fomos prejudicadas pela equipa de arbitragem, porque não seria, nunca, lance para expulsar a nossa jogadora. 
Mesmo assim, conseguimos estar em cima do Futebol Benfica, conseguimos criar oportunidades de golo.

Mesmo perdendo, sinto a sua satisfação pelo que viu. Surpreendeu todos os presentes e a si?

Estamos a ganhar uma equipa para honrar as cores e o nome do Boavista e a história do futebol feminino no clube.

Falou de história, mas a realidade é um pouco diferente do seu tempo?

Neste momento, o que aconteceu foi que se perderam algumas jogadoras. Temos uma equipa muito jovem, uma equipa com uma base da formação do Boavista, o que demonstra que é excelente o trabalho que se está a fazer a esse nível. 
Foi preciso criar uma mística, criar uma equipa. Felizmente, o engenheiro António Marques, tem apoiado e ajudado a realizar esse trabalho. Isto demora sempre algum tempo, mas penso que vai ser muito bom, para  o Boavista, para pudermos discutir os jogos, como hoje discutimos, com uma adversário candidato ao título.

Voltando ao jogo. Concorda que a ventania teve interferência?

Concordo. No primeiro tempo a equipa adversária tentou tirar proveito disso e nós fomos prejudicados com a ventania, que nos dificultou a nível ofensivo. No segundo tempo, não beneficiamos dele, porque não precisamos, impondo um futebol no relvado.

Interferência da treinadora, nessa aposta?


Ao intervalo, há sempre uma pressão das jogadoras, foi preciso trabalhar um pouco mentalmente. Quando estamos cá em baixo e temos uma equipa por cima é preciso que elas acreditem que ainda não estamos derrotadas. 
Nós somos o Boavista, nós somos uma equipa que está a lutar que trabalha muito bem durante a semana. Todas têm aprendido muito bem o que é vestir a camisola do Boavista e isso, ficou aqui demonstrado na entrega de todas, quer na qualidade de jogo que apresentamos e na atitude da equipa.