quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

JOANA CARDOSO - RÁPIDA NO ATAQUE, COM RESPOSTAS CURTAS E DIRECTAS


Joana Cardoso, é uma das “veteranas” do voleibol axadrezado, embora tenha apenas dezoito anos! Começou na equipa das “minis” há mais de seis anos e actualmente compete na equipa júnior. 
Na companhia da sua amiga, Paula Meneses (entrevista a sair no próximo sábado) lá cedeu, com timidez e resistência, a dar uma pequena entrevista.

Quem é a Joana?

Sou jogadora da equipa júnior e estou no Boavista há cerca de seis sete anos, tendo começado nas minis.

E jogas voleibol e não outra modalidade porquê?

Tinha que escolher um desporto…escolhi, o Volei, só isso!

Só isso?

Bem, agora já é uma paixão, mas na altura foi mesmo… só isso.

Em que escola, estudas?

Na Clara de Resende, no décimo segundo ano.

A Clara de Resende, tem um grande número de jogadoras de Voleibol e no desporto escolar, não forma uma equipa. Como explicas isso?

Fico muito chateada. Não tem explicação, por mais que a queiram dar. Lamentam muito, mas nada mais fazem, que lamentar. Praticar voleibol é bom.

Voltemos ao Boavista. Estás no primeiro ano de júnior, encontras diferenças entre o ano anterior e este?

Mas muitas, mesmo muitas. Considero, tudo novo. Nota-se, mais empenho de todos e muito positivismo no trabalho. A nível de instalações, melhoramos consideravelmente, agora são muito melhores.

E o ambiente entre vós, melhorou também com a utilização do mesmo espaço por todas as equipas?

Isso, sem dúvida. Mas não foi só isso. Foi também a mentalidade que se impôs na formação. Nós, juniores, sentimos um grande apoio de todas as mais jovens, pelo nosso apuramento para o nacional e temos que retribuir isso, às mais jovens. 
Temos idades diferentes, que origina a formação de várias equipas, mas a nível global, somos um só clube. Somos todas…Boavista.

Como atleta júnior, mesmo de primeiro ano, já olhas para as seniores. E o que vês?

Vejo que é uma equipa muito jovem e que estão a fazer um excelente campeonato. No futuro, vejo, que com este trabalho e a manter-se a aposta na juventude, na equipa sénior as nossas oportunidades serão maiores para podermos atingir as nossas naturais, ambições.

O que esperas da vossa participação no nacional?

Sei lá. Não faço a mínima ideia. Vamos esperar para ver, isto a nível de resultados, claro, porque a nível competitivo vai ser positivo, vamos evoluir e trabalhar e vamos lutar jogo a jogo com a obrigação de nos superarmos a nós próprias. Para o ano estaremos mais preparadas.

Alguma mensagem para o pessoal?


Bom ano novo para todos e parabéns para a equipa Infantil. São muito aguerridas, são muito giras!