domingo, 13 de março de 2016

FUTEBOL FEMININO - FERNANDA SILVA, ANALISA EMPATE E FUTURO

Minutos após ter conversado no relvado com as suas atletas, interpelamos a técnica axadrezada, Fernanda Silva, para nos apresentar a sua opinião sobre o jogo e algo mais.

Fernanda, como viste este jogo, que terminou com um empate algo amargo?

Vi  um jogo com muita atitude das nossas atletas, que estão a formar-se e a competir com rapazes…não é fácil. 
De qualquer forma e atendendo à primeira fase, em que ficaram quatro equipas masculinas abaixo de nós na classificação, acabamos por passar para a divisão de Honra, que é, digamos assim, a divisão do meio das três séries. 
Hoje, não conseguimos a vitória porque fomos infelizes e porque cometemos demasiados erros defensivos.

Acaba sempre por ser algo “injusto” esta competição de equipas de sexos diferentes. Como sentes essa realidade?

Algumas das nossas miúdas estão no seu primeiro ano de competição, outras já têm algum traquejo de jogar contra rapazes em épocas anteriores.
Mas, hoje, não conseguimos. Estávamos a ganhar três a um e depois quatro a dois e fisicamente os rapazes, impuseram o seu maior poder físico na parte final.

Mas, Fernanda, isso é uma consequência da “mãe Natureza” que impõe essa diferença.

É realmente, da mãe natureza, mas vemos muitas vezes os resultados alterados nas partes finais porque os rapazes são fisicamente mais fortes. A nível de jogo, acho que deveríamos ter ganho este jogo, porque para além do pormenor de força física, cometemos muitos erros defensivos. Acabamos por lhe oferecer os os golos.

Como mulher do futebol e tendo em conta o projecto que a FPF apresentou. para incremento do Futebol feminino, não se deveria apostar na base e realizar campeonatos exclusivamente femininos?

Obviamente, que concordo com esses campeonatos, exclusivos de meninas. A nível de intensidade de jogo é bom elas jogarem contra os rapazes, mas só o fazem porque não há equipas totalmente femininas na idade delas. É completamente diferente, fazerem um campeonato exclusivamente feminino, que jogarem neste campeonato em que a única equipa feminina somos nós.

Esse facto, não lhes poderá trazer desanimo e levar a algumas desistências?

Elas por vezes, desanimam e é realmente complicado. No dia 6 de Abril, que é o dia do futebol feminino, elas vão participar em jogos com equipa exclusivamente femininas de escolas, dado que é o Desporto Escolar que organiza, conjuntamente com a Federação. 
Na primeira fase, ainda tivemos umas vitórias para as animar e hoje quase conseguimos, como a semana passada em Perafita em que estávamos a vencer por dois a zero ao intervalo. 
Mas temos jogado sempre até ao último minuto, mesmo quando perdemos por quatro ou cinco, as diferenças só aparecem no final dos jogos.

O futuro?


Sinto um grande orgulho nestas miúdas, porque nunca desistem e é um espectáculo vê-las jogar contra rapazes. Tenho muito orgulho nelas