terça-feira, 24 de novembro de 2015

VOLEIBOL - A ANÁLISE ATÉ AO PRESENTE

Vamos iniciar a análise a todas as modalidades colectivas, pelo Voleibol, que foi a primeira modalidade a responder ao nosso convite.
Estivemos com o Coordenador da formação a quem colocamos algumas questões.

A primeira questão que lhe colocamos é directa. Está satisfeito com a prestação das equipas até ao presente?


Na qualidade de Coordenador Técnico da Formação do Departamento de Voleibol do Boavista FC, venho expressar desta forma o maior GRANDE agrado, em relação a todo o trabalho desportivo que temos vindo a realizar.
Se por um lado, numa 1ª fase, os resultados desportivos não eram a prioridade, mas sim reorganizar o departamento, tentar modificar alguns hábitos e rotinas nas atletas, implementar novos métodos de trabalho nas equipas e começar a “re-impulsionar” o nome do voleibol do Boavista, os resultados têm começado a aparecer e de uma forma pausada e crescente.

Vamos começar pelas seniores, que em minha opinião estão a realizar um extraordinário campeonato. concorda?

Não tendo eu nada a ver com a equipa de SENIORES, mas sendo um dos meus objetivos enquanto coordenador tentar fazer implementar dinâmicas de trabalho com vista à integração de atletas da formação na equipa de senior feminina no futuro, não posso deixar de enaltecer, o excelente Campeonato Nacional da 1ª divisão, que esta equipa muitíssimo jovem tem realizado, tendo ao seu leme um dos melhores treinadores de voleibol de todos os tempos, Prof. José Machado.
A juntar a isto, temos tido a treinar com esta equipa e já com alguma regularidade, algumas atletas da equipa de juniores, talvez já com vista ao futuro. Por isso teria que fazer este destaque.

Vamos entrar no seu reino. O que diz da equipa Júnior?

A equipa de JUNIORES venceu neste passado fim-de-semana em Penafiel a equipa do ADESP por 3-0, garantindo praticamente o apuramento para o Campeonato Nacional e para a final do Campeonato Regional, estando agora em disputa o 1º lugar na serie que neste momento pertence à equipa do GC Vilacondense. Parabéns aos seus treinadores, Arnaldo Silva e Daniela Terras.


E as Juvenis?

A equipa de JUVENIS, perdeu em casa do Colégio Calvão (uma das candidatas ao título nacional) por 3-0, e apesar de ainda não ter vencido neste campeonato regional, tem realizado um verdadeiro trabalho de formação, uma vez que grande parte da equipa é nova, algumas das atletas estão a praticar voleibol pela 1ª vez e outras são cadetes que têm aproveitado esta possibilidade de integrarem também a equipa de juvenis devido ao elevado número de jogadoras que tem o escalão neste momento. O objetivo desta equipa será preparar o máximo possível de atletas para na época de 2016/2017 integrarem de uma forma positiva a equipa de juniores. Parabéns Rita Melo, pelo magnífico trabalho desenvolvido.



Cadetes… uma da suas equipas?

A equipa de CADETES, teve uma importante vitória em Gondomar frente ao ALA por 3-0 e isolou-se no 4º lugar, o ultimo lugar que dá acesso a uma fase intermédia de repescagem para o campeonato nacional. Numa serie muito equilibrada, onde estão as equipas do Madalena, Porto Volei, SC Braga, Castêlo da Maia, Ginásio de Sto. Tirso, Ala de Gondomar e Colégio dos Carvalhos, a disputa pelos 4 primeiros lugares está ainda em aberto, sendo os próximos muito importante para esse mesmo objetivo. Muito obrigado ao meu adjunto, José Diogo pela enorme ajuda que me tem dado no trabalho que tenho desenvolvido com esta equipa.


E por último a flor de todas as suas equipas. Como estão as Infantis?

Em relação às INFANTIS, venceram este final de semana o AD Amarante por 3-1, e tal como as cadetes isolaram-se no 4º lugar, o último que dá acesso à fase de repescagem. Esta equipa tem tido um crescendo enorme ao longo desta 1º volta, que termina no próximo fim de semana no Colégio do Rosário, sábado às 17h30. Estando a realizar um trabalho muito equivalente ao minivolei, com vista ao desenvolvimento de competências gerais no domínio da técnica, tática individual, físico e mental, as miúdas têm feito uma evolução enorme, muito também devido ao trabalho da Daniela Silva (Dani), que acumula as funções de minha treinadora adjunta e jogadora da equipa de seniores. Mas apesar de ser adjunta, quase que é mais principal, uma vez que tem desenvolvido o trabalho com a equipa quase na íntegra, pois eu tenho que me desdobrar entre esta equipa e a de cadetes, por isso grande parte do mérito é dela. Parabéns Dani.


Por último, quer referir mais algum pormenor?

Quero deixar também aqui um agradecimento à Ana Maia (Bia) pela ajuda que nos tem dado, quer na equipa de Infantis como na de Juvenis, uma ajuda muito importante, não só pela sua disponibilidade mas também pela sua experiência.


Em relação ao MINIVOLEI, estou muito contente e orgulhoso. Os treinadores, Ana Sol, Joana Ferraz, Filipe e Fabiana, que têm na atleta da equipa de juniores  Carlota, uma ajuda extra muito importante também.