domingo, 18 de maio de 2014

FERNANDO GONÇALVES, RECORDA A CONQUISTA DO TÍTULO NACIONAL DE SENIORES

Fernando Gonçalves, era há vinte e cinco anos, o seccionista da equipa de seniores que conquistou o título nacional de seniores de andebol. Estava orgulhoso e feliz, junto ao troféu que perpetuará o feito da sua equipa.
VENDO FOTOS NO MUSEU
O que recorda, hoje, ao relembrar esta data?
Muita saudade, dos tempos em que era uma camaradagem muito grande. Havia uma união espectacular, mesmo com os sócios e adeptos do Clube. Tínhamos um grupo que os sócios acompanhavam a qualquer lado. Chegamos a ir a Lisboa e eles organizavam camionetas para nos acompanhar.

Onde realizavam os jogos na condição de visitados?
No Garcia da Orta. Que saudades desse ambiente que se criava nesse pavilhão, que mesmo sendo um pavilhão pequeno, estava sempre cheio com o apoio dos sócios do Boavista.

De certo modo, este título representa uma nova vida no andebol do Clube?
Sim e foi o início de muita história da modalidade no Clube. Temos um terceiro lugar na primeira divisão nacional, sempre com boas prestações e com muito bons atletas. Chegamos a contractar jogadores ao Porto, que era impensável naquela altura e sempre a lutar para engrandecer o nome do Boavista.
FERNANDO CARVALHAIS (CAPITÃO) E FERNANDO GONÇALVES (DIRIGENTE)  JUNTO AO TROFÉU CONQUISTADO E COM A PLACA QUE REGISTA O VIGÉSIMO QUINTO ANIVERSÁRIO
A realidade do momento é um pouco diferente. O senhor como homem do andebol acredita que no futuro o Boavista volte a atingir esse nível?
Nos tempos que correm vejo isso como muito difícil. Mas com trabalho, com paciência podemos evoluir, embora hoje tudo gire à volta de dinheiro, o que ainda mais dificulta as coisas. Por isso, não havendo dinheiro é muito difícil qualquer clube singrar.

Como homem das Amadoras o que lhe apraz dizer sobre o desmantelamento do pavilhão do Boavista?
Foi culminante para todas as secções e para o próprio Clube. Mais que isso, foi o que originou a dispersão dos sócios, originando a desistência de muitos. Antigamente perguntávamos “onde nos encontramos?” a resposta era sempre a mesma… no pavilhão! Depois tínhamos oportunidades de ver o Andebol, o Voleibol, o Futsal etc… agora anda tudo de casa às costas e nem sabemos (muitas vezes) onde são os jogos. A destruição do pavilhão foi muito negativa.

O ano que decorre, promete o reaparecimento do Boavista nos lugares a que tem direito pela sua história. O que espero do futuro a curto prazo?
Vejo o futuro um pouco mais risonho! Mas não vai ser fácil. Será preciso muito juízo.

Acha importante que todos se consciencializem disso?
Temos que ter os pés muito bem assentes no chão, porque para subir custa, mas para descer tudo é mais fácil. Temos que ter muita consciência disso.

Mas considera importante, esta subida do futebol?
Obviamente que com o futebol na primeira liga, as modalidades deverão ter mais apoio e assim, subirem de qualidade e poder competitivo.

Parabéns pelo aniversário do título.

Obrigado.