sexta-feira, 1 de abril de 2011

DESP. ADAPTADO - BRUNO VALENTIM CONSEGUE MINIMOS PARA O MUNDIAL


A participação de Bruno Valentim na Taça do Mundo de Tiro na Polónia saldou-se por um resultado positivo para quem leva apenas seis meses de treino numa modalidade. Em termos absolutos conseguiu realizar 578 pontos (em 600) na prova R5, tendo ficado em vigésimo quarto lugar.


Com este resultado, consolidou um patamar que o coloca acima de atiradores igualmente com pouca experiência e próxima de atiradores de segundo nível com muitos anos de experiência, mas fortemente apoiados por delegações muitíssimo bem apetrechadas com recursos humanos, técnicos e financeiros.


Assim, esta pontuação ficou dezasseis pontos abaixo do mínimo paralímpico, que se estabeleceu como o grande objectivo desta época, mas já está acima dos mínimos para participação em campeonatos europeus e mundiais, apresentando-se como um resultado que abre boas expectativas para melhores resultados à medida que a experiência internacional aumente.


Contudo, como se depreende uma actividade desportiva desta natureza e a deslocação a uma prova internacional não são possíveis sem apoios, pelo que aqui fica o registo e agradecimento a todos apoiantes do nosso atirador, nomeadamente:

- Á Direcção do Boavista F.C. e ao Departamento de Desporto Adaptado do B.F.C., pela disponibilidade de instalações.

- À Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e ao seu aluno (e meu auxiliar) Marco Alves e à Associação Portuguesa de Doentes Neuromusculares, pela disponibilidade de recursos humanos.

- Ao Dr. Eduardo Matos e à Associação dos Amigos do Boavista, pelo apoio financeiro.

- À Drª Cristina Almeida, pelo apoio logístico e de marketing

- À Federação Portuguesa de Tiro e ao Comité Paralímpico de Portugal, pelo apoio na obtenção da licença desportiva e registo na prova

- Ao grande amigo Alfredo Silva, pela disponibilidade em se deslocar à Polónia e auxiliar nas actividades da vida diária e durante a prova como municiador; - Finalmente, à Xana, pelo apoio em tudo... e mais alguma coisa.