quarta-feira, 6 de abril de 2011

ARTIGO DE OPINIÃO

Causa estranheza que numa época tão longa e com tantas paralisações a FP Voleibol não tenha conseguido uma (ligeira) alteração aos calendários competitivos que assegurassem a verdade desportiva na competição A2.
Referimo-nos a este ponto pois não aceito - nem posso aceitar - que na disputa da 2ª fase do campeonato entre quatro equipa se tenha determinado uma jornada dupla - na passagem da 1ª volta para a 2ª - sabendo que um dos clubes teria que efectuar uma viagem longa e desgastante enquanto os outros jogariam praticamente em casa os dois jogos da referida jornada.
Por simples sorte (má) calhou a "fava" ao Boavista que teve que se deslocar a Lisboa para defrontar a Lusófona no sábado e receber o Castêlo no Domingo...
Foi fácil verificar a diferença de frescura física entre os dois conjuntos ao defrontarem-se no Domingo o que valeu a vitória para as Maiatas e pode ter decidido o futuro do Boavista na prova...
Beneficiando deste calendário o treinador do Castêlo apresentou uma segunda equipa em Paços de Ferreira - oferecendo a derrota - apostando no Domingo na eliminação do Boavista!
Anti desportivismo? Chico-espertice?
Talvez as duas coisas, mas a culpa terá que ser endossada ao planeamento federativo que permitiu que um clube o Boavista fizesse dois jogos (com viagem longa) em 24 horas e o outro fizesse somente "um jogo à sério".
São os  pequenos pormenores que muitas vezes decidem uma época desportiva e muitas vezes tudo se decide nas sedes ao invés dos pavilhões.
M. Pina