domingo, 14 de fevereiro de 2010

FUTEBOL FEMININO - ANABELA SILVA (TREINADORA) EM CURTA ENTREVISTA


Tem a missão de gerir o processo da evolução e construção do plantel do futuro da equipa Boavisteira, ligando o passado (atletas resistentes que se mantêm fiéis ao emblema) e as mais jovens que conhecem uma nova realidade.
Juntando a este trabalho a obrigação de manter o emblema axadrezado em bom nível competitivo.

Quem é Anabela Silva. Há quantos anos é treinadora de futebol?
Desde há quatro anos que sou treinadora, sendo que três foram como Treinadora Adjunta e um (este) como Treinadora Principal.

Antes de ser treinadora, qual é o seu passado desportivo?
Antes de ser Treinadora, fui Jogadora durante vinte e dois anos. Conquistei onze títulos de Campeã Nacional. Fui internacional ”AA” setenta e oito vezes e fui capitã da Selecção Nacional durante seis anos.

Jogou em que clubes?
Iniciei a minha carreira como Jogadora aqui no Boavista aos catorze anos. Por sete vezes fui Campeã Nacional. Depois transferi-me para o Merlinense, onde estive durante uma época. Depois fui para o A.C.Lobão, tendo sido Campeã Nacional por uma vez. Posteriormente, estive no Gatões F.C. durante seis épocas, onde conquistei três Campeonatos Nacionais. Por fim, representei o A.R.C. Várzea , por quatro épocas.


Como treinadora, em que clubes esteve?
Como Treinadora Adjunta estive na A.R.C. Várzea e agora como Treinadora Principal no Boavista.

Como aconteceu o seu ingresso no Boavista?
Tinha pensado em deixar o Futebol Feminino, durante algum tempo. Afastar-me. O estado de coisas no Futebol Feminino nacional actual havia-me desiludido. Mas surgiu o convite endereçado pelo Boavista, para um projecto novo, com gente nova. Senti-me motivada e aceitei o desafio.
O Boavista passa por uma reestruturação. Quando assinou pelo clube,estava consciente desse facto?
Estava e foi precisamente por isso que aceitei o convite. A reestruturação e a mudança são salutares e estimulantes.
O cenário que encontrou, era o aguardado?
Era o possível.

Com um plantel renovado, teve que formar uma equipa. Já se encontra"feita" ou ainda existe mais arestas para limar?
O plantel sofreu uma mudança abissal. Apenas algumas atletas ficaram da época transacta. Claro que existem arestas que naturalmente vão sendo limadas, com o trabalho diário. Posso dizer que ainda temos um longo caminho a percorrer.

Como analisa o seu plantel?
É um plantel muito jovem, mas com elevado potencial e uma óptima margem de progressão.
No início do campeonato os resultados não apareciam. Porque razão?
Como disse, trata-se de uma equipa muito jovem, que vem de um processo de mudança profunda e por isso mesmo totalmente renovada. De salientar que muitas atletas jogam futebol de 11 pela primeira vez. Toda esta realidade tem influência nos resultados.
Depois de recuperar alguns pontos, já não é possível chegar ao grupo do título. Sente frustração ou acha normal?
Queremos sempre estar na linha da frente e é para isso que trabalhamos. Mas temos a consciência que isso era muito difícil. Temos é que continuar com o nosso processo de formação de atletas e equipa.

A nível de taça o Boavista jogará nos quartos com o Cête ou oBelenenses. Como vê essa futura eliminatória?
Todos os jogos de Taça são imprevisíveis. Será, certamente, um jogo muito difícil. Mas tudo faremos para estar presente nas meias-finais.

No grupo da descida, teme algum "acidente" ou a manutenção está garantida?
Trabalhamos todas as semanas para que “acidentes” não aconteçam ou que possam ser evitados. Garantias damos apenas que a dedicação e a entrega são imensas e incondicionais.

Vai pedir muitos reforços para a próxima época?
Reforços de qualidade são sempre bem-vindos.
Apósd este período como Pantera, acha que optou por ingressar no Clube?
Estou contente com a minha equipa de trabalho. Ver atletas com elevado potencial a crescer é muito estimulante. Saber que se tem um papel importante na formação destas atletas como jogadoras é inspirador. Nesta medida, este é um trabalho recompensador.