sexta-feira, 30 de outubro de 2009

ATLETISMO - MANUEL SOUSA O SEU REGRESSO E... MUITO MAIS


Manuel Sousa regressou ao clube como atleta – por não conseguir dizer não à Drª Cristina Almeida (como assume) – e é a partir de hoje, peça importante num projecto que visa o relançamento da modalidade no Boavista.

O ATLETA

“O BOATO DA EXTINÇÃO FEZ PERDER MUITOS ATLETAS”

Há quantos está no Boavista?
Eu estive no Boavista desde 1993 até ao ano passado.
Nesse ano saiu. A que se ficou a dever essa saída?
Ficou a dever-se a uma iniciativa que surgiu na freguesia da minha residência, com um grupo de amigos, todos atletas, alguns que já estiveram no Boavista. Como não havia nenhum clube, na freguesia para divulgar a modalidade, decidimos formar um. Esse foi o principal objectivo.
Mas o atletismo correu sérios riscos de extinção no clube, pelos boatos postos a correr da própria morte do Boavista. Isso não o influenciou, como aconteceu a outros?
Não, no meu caso, não! Eu já estava cá há muitos anos e esse boato já tinha ganho alguma consistência e por isso não pesou na minha decisão, embora esse boato tenha feito perder atletas ao clube.

O HOMEM

DA EDUCAÇÃO FÍSICA À MATEMÁTICA

Qual a sua idade?
(disse… com um “já”… no princípio, parecendo “culpado desse facto)
Tenho trinta e sete anos.
O que faz para além do atletismo?
Sou professor de matemática!
De matemática??? Todos temos a ideia que desportista é sempre professor de educação física…
Ainda estive quase a ser, ainda fiz os testes… mas depois coisa complicou-se, na altura estava na alta competição e levantaram-se muitos obstáculos com os certificados. Mas passei nos testes inclusive a ginástica (nunca pensei fazer a barra fixa) (risos), ou salto de cavalo.
Os resultados positivos destes testes ficam a dever-se à secção de ginástica do Boavista, onde me estive a preparar.
Ganhou-se um professor de matemática…
Sim é verdade.
Para um “prof.” de matemática, o atletismo é um hobby ou um vício?
Até há tempos foi hobby (hesitou…) bem houve uma altura que foi quase uma profissão, em tempos de dedicação (corrigiu), porque não tirava benefícios para a considerar com tal. Hoje em dia já é quase um vício, eu não me vejo passar duas semanas sem treinar.


O DIRIGENTE E O PROJECTO

O FUNDAMENTAL É A FORMAÇÃO

Para além do convite feito pela Cristina Almeida, sei que foi “obrigado” a passar a director…
É verdade, será uma vertente nova.
Mas tem (já) um projecto para aplicar, ou objectivo a alcançar?
Ora bem a minha experiencia como dirigente é curta, por isso este ano será também de adaptação ao novo cargo. Tenho as minhas ideias, é obvio que sei as dificuldades que o clube atravessa e sei que não será muito fácil arrancar com um projecto muito ambicioso, mas neste momento o que interessa fundamentalmente é a formação.
Mas também é importante aumentar io número de atletas seniores…
Sim a médio prazo. Mas neste momento não, porque já fecharam as inscrições e os atletas que podiam interessar para representar o Boavista para completar uma equipa de seniores, a maior parte deles já está comprometida com outros clubes e muitos estão a receber subsídios. (foi muito cauteloso neste tema).
Considera que ainda é cedo?
Neste momento não é possível contratar atletas para completar uma equipa.

A ACTIVIDADE DO ATLETA

O REGRESSO

Como se processou o seu regresso ao Boavista?
O regresso partiu de um convite da Cristina Almeida – como grandes amigos que somos, custou-me um bocado dizer-lhe que não – (teve sempre dificuldade em falar deste assunto, medindo as palavras… e sentindo-se um pouco retraído) aliás foi um bocado complicado ter saído (como atleta) do outro clube.
Era um projecto novo, ainda faço parte da direcção, sendo um clube pequeno do qual fui um dos fundadores, e constituído na base da amizade… custou-me muito deixá-lo. Foi uma decisão que me custou muito tomar mas acho que tomei a melhor decisão, por causa deste pedido urgente da Cristina.
Há uns dias esteve presente na “meia” da Sport zone onde se classificou em décimo quarto da geral, sendo o sexto melhor português. Foi a primeira prova?
Foi a primeira prova deste ano com a camisola do Boavista. Este ano até foi um ano com muitas provas e bastante longo.
No futuro, que provas tem programadas?
Neste momento o planeamento da época não é como era feito quando eu tinha vinte e sete, vinte e oito anos… agora o planeamento é feito a mais curto prazo. Neste momento, posso fazer duas provas por mês, não devo fazer muito mais que isso e depois apostar em duas/três provas fundamentais.
Em termos de clube essas provas fundamentais passam por ser provas a realizar na cidade do Porto e obviamente os campeonatos regionais. Com idade que eu tenho, não passará muito pela pista, onde tenho vários títulos, mas essencialmente pelo corta mato.
Sempre a idade…
Com a minha idade há nos outros clubes atletas muito interessantes.
As provas são feitas por convite, ou é o Manuel que tem que se candidatar?
Os convites (como diz) são simples panfletos de divulgação da prova que surgem nos clubes e os atletas optam por participar nas que lhes interessam, quer sejam federados ou não. O clube trata das inscrições dos seus atletas.
Têm que pagar inscrições?
Sim e eu acho que tenho algo contra isso. Por exemplo a meia do Douro Vinhateiro, cobra dez euros por atleta. As provas estão a exagerar um pouco com as inscrições porque têm apoios camarários, além dos patrocínios. Eu acho que é um exagero.
Para terminar, faço-lhe uma pergunta traiçoeira. Qual o nível que considera ter no âmbito nacional?
(Riu-se nervoso)…
Eu para ser sincero não gosto muito de falar de mim. Neste momento encontro-me numa fase descendente da minha carreira como é lógico.
Claro que há atletas com trinta e oito/trinta e nove/quarenta anos que ainda conseguem ser grandes atletas, mas eu tenho a minha família, tenho dois filhos, gosto de estar com eles, perco o meu tempo com eles, tenho o meu trabalho a nível profissional e por isso a nível de descanso e de treino, não me comparar a atletas que fazem uma vida profissional.
O meu objectivo a nível nacional é ser um dos melhores da minha idade. Já pertenço ao escalão de veteranos, escalão um. Quando vou para uma prova tento dar o melhor de mim e algumas destas provas têm prémios especiais para este escalão e eu tento ganhar.
Mas na meia ds sport zone, foi o 14º classificado…
E fui o segundo veterano. Único veterano que me ganhou, foi o vencedor da prova. (rui-se muito… .
E venceu o Pinto da Costa...
Ele falhou a partida por três vezes (rindo-se profundamente) parece que a pistola não disparava.

Acabou à risada uma conversa muito séria.

Nota: Esta entrevista passará na Rádio Boavista