XADREZ BOAVISTA
O funcionamento das aulas será de hora e meia semanal, aos finais da tarde durante a semana e ao sábado durante a manhã. Os horários definitivos serão marcados consoante a disponibilidade dos inscritos.
Horário provisório:
2ª das 18h30 às 20h
5ª das 18h30 às 20h
Sábado das 9h30 às 11h; 11h às 12h30; 12h30 às 14h
2ª das 18h30 às 20h
5ª das 18h30 às 20h
Sábado das 9h30 às 11h; 11h às 12h30; 12h30 às 14h
Dos 6 aos 60 anos.
Não é preciso equipamento ou qualquer outro material extra.
Não é preciso equipamento ou qualquer outro material extra.
Haverá quatro níveis:
Nível 0
Aprendizagem
A partir dos 6 anos, para pessoas que não saibam jogar xadrez ou que tenham
tido ainda apenas um contacto pequeno com a modalidade.
Nível 1
Intermédio
A partir dos 6 anos, para jogadores que já conheçam as regras, movimentações e um pouco da realidade do xadrez; trabalho vocacionado sobretudo para o desenvolvimento das capacidades intelectuais e cognitivas.
Nível 2
Avançado
A partir dos 6 anos, para quem já esteja completamente à vontade com a modalidade do xadrez; trabalho técnico (aberturas, meio jogo, finais); acompanhamento competitivo nas modalidades individuais e colectivas.
Nível 3
Ensino Superior (Universitário, Politécnico, Privado)
A partir dos 18 anos, para estudantes do Ensino Superior, grupo de trabalho, discussão sobre a prática da modalidade, com vista ao desenvolvimento das competências sociais e competitivas.
PEDAGOGIA NO XADREZ
Na Aprendizagem e na prática do Xadrez encontramos várias competênciasdesenvolvidas:
- Concentração, Memória, Atenção, Auto-confiança
- Lógica, Raciocínio analítico e sintético, Geometria, Capacidade de ver no espaço
- Criatividade, Organização metódica, Antecipação, Espírito de decisão
Na Aprendizagem e na prática do Xadrez encontramos várias competênciasdesenvolvidas:
- Concentração, Memória, Atenção, Auto-confiança
- Lógica, Raciocínio analítico e sintético, Geometria, Capacidade de ver no espaço
- Criatividade, Organização metódica, Antecipação, Espírito de decisão
É reconhecido que as crianças que praticam o xadrez melhoram notavelmente a sua capacidade de raciocínio, o que se reflecte num melhor rendimento escolar. O
xadrez contribui para o desenvolvimento intelectual, para a educação social e desportiva, para atingir objectivos culturais e ampliar conhecimentos, para o desenvolvimento pessoal e formação do carácter.
Durante a partida de xadrez a cada jogada está associado um acto de uma reflexão, que precede a eleição do movimento. Este processo de reflexão requer atenção (aplicação voluntária do pensamento à actividade que se realiza) e concentração (capacidade de isolar-se voluntariamente do mundo exterior e centrar-se exclusivamente na acção que se realiza). A prática do xadrez potencia estas capacidades que favorecem um melhor rendimento escolar.
O xadrez é um estímulo poderoso da tenacidade, do espírito de luta e da capacidade de sacrifício. A lógica que rege a sequência de jogadas de uma abertura ou de uma combinação ou a precisão de alguns finais de partida tem muita relação com os processos de raciocínio utilizados nas matemáticas.
O xadrez é claramente uma ferramenta educativa. Qualquer projecto, programa ou plano de ensino-aprendizagem do xadrez deve ser encarado como um Projecto
Educativo.
xadrez contribui para o desenvolvimento intelectual, para a educação social e desportiva, para atingir objectivos culturais e ampliar conhecimentos, para o desenvolvimento pessoal e formação do carácter.
Durante a partida de xadrez a cada jogada está associado um acto de uma reflexão, que precede a eleição do movimento. Este processo de reflexão requer atenção (aplicação voluntária do pensamento à actividade que se realiza) e concentração (capacidade de isolar-se voluntariamente do mundo exterior e centrar-se exclusivamente na acção que se realiza). A prática do xadrez potencia estas capacidades que favorecem um melhor rendimento escolar.
O xadrez é um estímulo poderoso da tenacidade, do espírito de luta e da capacidade de sacrifício. A lógica que rege a sequência de jogadas de uma abertura ou de uma combinação ou a precisão de alguns finais de partida tem muita relação com os processos de raciocínio utilizados nas matemáticas.
O xadrez é claramente uma ferramenta educativa. Qualquer projecto, programa ou plano de ensino-aprendizagem do xadrez deve ser encarado como um Projecto
Educativo.
OBJECTIVOS EDUCATIVOS DO XADREZ, DE ACORDO COM OS DIFERENTES
ASPECTOS FORMATIVOS
A educação formal escolar em certos níveis etários tem evoluído condicionada por uma sociedade que dá mais importância à informação do que à formação. Mas de
nada serve ter pessoas perfeitamente formadas tecnologicamente, se estes conhecimentos não são acompanhados de uma sólida formação humana, que permita
ao indivíduo desenvolver-se harmoniosamente dentro de uma sociedade cada vez
mais complexa e exigente.
O Xadrez é um instrumento formativo de primeira ordem, já que faz desenvolver capacidades intelectuais que ajudam a fomentar conhecimentos do mundo actual e contribui para a formação integral da pessoa.
Os objectivos educativos que se pretendem alcançar com o ensino aprendizagem do xadrez podem classificar-se em 3 grandes grupos, atendendo aos diferentes aspectos formativos sobre que incidem:
- Desenvolvimento intelectual e cognitivo
1) Desenvolver a atenção e o poder de concentração
2) Aumentar a percepção, discriminação, análise-síntese e orientação espaciotemporal
3) Potencializar a capacidade de raciocínio lógico-matemático
4) Interpretar e utilizar correctamente códigos e nomenclaturas (associados às linguagens do xadrez)
5) Desenvolver a criatividade e a imaginação;
- Educação social e desportiva
1) Respeitar regras, leis das competições e normas de comportamento
2) Valorizar e respeitar o silêncio com fonte de concentração
3) Fomentar o desenvolvimento de relações interpessoais equilibradas e
construtivas
4) Aceitar desportivamente o resultado das partidas, comportando-se
correctamente perante a vitória ou a derrota.
- Desenvolvimento pessoal e formação do carácter
1) Analisar sistematicamente os problemas, utilizando procedimentos adequados para obter a informação, seleccioná-la organizá-la e utilizá-la.
2) Expressar de forma organizada contestações, conclusões e soluções de
problemas.
3) Valorizar com antecipação as vantagens e inconvenientes de uma decisão, e planificar antecipadamente as respostas a possíveis situações.
4) Responsabilizar-se pelos próprios actos, reconhecendo os acertos e os erros cometidos e assumindo as consequências positivas ou negativas das decisões tomadas (no xadrez não é possível invocar desculpas exteriores às próprias opções que o praticante toma durante o jogo, perante as consequências negativas de uma decisão erradamente tomada).
5) Desenvolver a auto-estima e a capacidade de superação, valorizando o
próprio progresso na aprendizagem e adquirindo um nível adequado de autoconfiança.
6) Aumentar o controlo emocional e a impulsividade, evitando acções irreflectidas.
7) Estimular a perseverança na abordagem de tarefas e resolução de problemas.
8) Analisar as questões e as novas situações de diferentes pontos de vista, incluindo as perspectivas do adversário.
9) Fomentar iniciativas dentro do grupo com intenções de crítica construtiva.
10) Ter satisfação pessoal com os processos de raciocínio e de actividade mental, enquanto se envolve na prática do jogo.
11) Orientar os tempos de ócio para actividades construtivas e criativas.
1) Analisar sistematicamente os problemas, utilizando procedimentos adequados para obter a informação, seleccioná-la organizá-la e utilizá-la.
2) Expressar de forma organizada contestações, conclusões e soluções de
problemas.
3) Valorizar com antecipação as vantagens e inconvenientes de uma decisão, e planificar antecipadamente as respostas a possíveis situações.
4) Responsabilizar-se pelos próprios actos, reconhecendo os acertos e os erros cometidos e assumindo as consequências positivas ou negativas das decisões tomadas (no xadrez não é possível invocar desculpas exteriores às próprias opções que o praticante toma durante o jogo, perante as consequências negativas de uma decisão erradamente tomada).
5) Desenvolver a auto-estima e a capacidade de superação, valorizando o
próprio progresso na aprendizagem e adquirindo um nível adequado de autoconfiança.
6) Aumentar o controlo emocional e a impulsividade, evitando acções irreflectidas.
7) Estimular a perseverança na abordagem de tarefas e resolução de problemas.
8) Analisar as questões e as novas situações de diferentes pontos de vista, incluindo as perspectivas do adversário.
9) Fomentar iniciativas dentro do grupo com intenções de crítica construtiva.
10) Ter satisfação pessoal com os processos de raciocínio e de actividade mental, enquanto se envolve na prática do jogo.
11) Orientar os tempos de ócio para actividades construtivas e criativas.
Raul Ralha