quarta-feira, 20 de maio de 2009

ENG. ANTÓNIO MARQUES EM PROFUNDA ANÁLISE (PARTE 1)

Começamos como prometido a publicar a entrevista do Vice Presidente das Actividades Amadoras. Para além de uma entrevista consideramos ser um autentico documento da realidade actual e será publicado gradualmente durante a presente semana.

Está perto do fim mais uma época desportiva. Já lhe é possível fazer um balanço sobre as Actividades Amadoras do Boavista ?
Como é do conhecimento de todos os Boavisteiros e do público em geral, o Futebol Profissional do nosso Clube (que como todos sabemos é a sua actividade nobre e foi sempre o “suporte” de todo o seu ecletismo) no início da época em curso foi vítima de uma tremenda e cobarde injustiça levado a cabo por alguns “falsos justiceiros” com a “cobertura” de pessoas que deveriam sentir vergonha por todo o mal que têm feito a uma Instituição com mais de 105 anos de existência e que, ao longo de décadas, tem prestado um serviço público de enorme relevância. Espero sinceramente que estes “escroques” tenham vida muito curta e que não tenham a possibilidade de assistir á recuperação deste Grande Clube que, tenho a profunda convicção, irá ser uma realidade a curto prazo.
Obviamente que esta situação condicionou muito a época desportiva das nossas Actividades, retirando meios e acima de tudo provocando um desgaste incrível em todos os seus intervenientes. Apesar de tudo, julgo que poderemos qualificar esta época como positiva, pois:
- Mantivemos em actividade todas as nossas Modalidades e todos os respectivos Escalões Etários.
- Vamos terminar a época com mais de 900 Atletas e Praticantes (número semelhante á época anterior)
- Nas três Modalidades de Pavilhão (Futsal, Andebol e Voleibol), nas Equipas séniores vamo-nos manter nas Divisões em que participamos esta época, e nos escalões de formação tivemos excelentes comportamentos (em Futsal “lutamos” práticamente por todos os títulos regionais, e obtivemos pelo 3º ano consecutivo o TITULO DISTRITAL em INICIADOS – em Andebol podemos ainda ser Campeões distritais de Minis e Infantis, estamos apurados para a Fase Final Nacional em Iniciados e os JUVENIS caminham a “passos largos” para a sua manutenção na 1ª Divisão Nacional – em Voleibol estamos em disputa da Fase Final Nacional em JUNIORES e obtivemos bons resultados nos outros escalões etários).
- No Futebol Feminino fomos Vice-Campeãs Nacionais e Finalistas vencidos da Taça de Portugal (onde fomos incrivelmente prejudicados pela arbitragem, o que não surpreende porque, actualmente, “cai” muito bem nas Instancias Superiores prejudicar o Boavista – é a moda do momento)
- No Boxe, tivemos mais uma época brilhante, com a recente disputa do Titulo Mundial Hispano, através do nosso Atleta, Nuno Cruz (para não variar, um árbitro internacional português, resolveu terminar o combate, “entregando” a vitória ao nosso adversário, alegando a impossibilidade de prosseguir do nosso Atleta, quando em todos os “assaltos” até aquele momento – nono em doze – o Nuno Cruz estava em vantagem e, embora com um pequeno ferimento no sobrolho, em claras condições de prosseguir). Tivemos ainda a confirmação de vários Atletas (com destaque para a Juliana Rocha, um verdadeiro talento) e o regresso á competição do Ricardo Maganinho que, tenho a certeza, nos vai dar muitas alegrias.
- No DDA para além de várias vitórias no Futebol e títulos nacionais no BOCCIA, tivemos a obtenção de mais uma Medalha de Prata nos Jogos Paralimpicos Pequim 2008 através do nosso Super-Atleta, Bruno Valentim.
- Na Ginástica de Competição, para além dos excelentes resultados obtidos nos vários campeonatos regionais e nacionais das nossas classes de Ginástica Rítmica e Ginástica Artística Masculina (Manuel Campos e João Campos). Retomamos a competição da Ginástica Artística com os mais novos, tendo obtido dois excelentes terceiros lugares no respectivo Campeonato Regional. Lançamos o Playgym que é uma Modalidade de recreação mas onde tivemos cerca de 70 jovens Atletas nos exames nacionais. Por fim tivemos, uma vez mais, o Ginasta Manuel Campos em alto nível nos Campeonatos da Europa (apesar dos seus 27 anos, continua a ser a principal referência da Ginástica portuguesa em termos internacionais).
- Na Ginástica de Recreação mantivemos várias classes em funcionamento permitindo que os nossos associados possam ter acesso a aulas a preços mais reduzidos em comparação com outros ginásios, e mantivemos a nossa classe de GIMNASTRADA que nos continua a representar em vários eventos no País e estrangeiro.
- No Judo (onde conquistamos um 1º e 2º lugar nos Campeonatos Zonais) e Karaté aumentamos o número de Atletas e melhoramos os resultados desportivos nas várias competições em que participamos.
- No Atletismo (em que reduzimos a nossa intervenção) o Atleta Vasco Azevedo continua a dignificar e muito o Boavista. Recentemente, como é publico, na principal Maratona que se disputa no nosso País, Maratona Carlos Lopes, obteve um brilhante 3º lugar sendo o melhor Atleta Europeu (apenas batido por dois Atletas Quenianos). Este nosso excelente Atleta representou ainda o nosso Clube e Portugal na Maratona de Macau onde obteve o 8º Lugar na classificação final.
- Na Natação de Formação mantivemos o “protocolo” com alguns colégios e, acima de tudo, continuamos a dar a possibilidade aos nossos Associados de terem acesso a aulas de aprendizagem da natação a custos mais reduzidos comparativamente com outras escolas.
- Fora do âmbito desportivo organizamos ainda:
- Pelo segundo ano consecutivo o “CIRCO DAS AMADORAS” com a Companhia “Soledad Cardinalli” em que tivemos um enorme sucesso com o circo completamente esgotado
- Lançamos a caderneta “OS CROMOS DAS AMADORAS”
- Lançamos este “BLOG DAS AMADORAS” que está a ter, diariamente, cada vez mais visitantes e que, com o extraordinário trabalho que está a ser desenvolvido pelo seu gestor, Manuel Pina, está a contribuir para que o universo axadrezado esteja hoje muito mais informado sobre a real dimensão do nosso Clube e das suas Actividades Desportivas.
- Está ainda previsto até ao final da época a realização do nosso habitual “Sarau Anual da Ginástica”

Como vê, e apenas referindo as principais actividades que foram desenvolvidas, muito trabalho foi feito e muitos sucessos foram obtidos. Obviamente que tudo isto só foi possível devido ao trabalho intenso e apaixonado de um conjunto vasto de Pessoas e em que quero destacar, o meu Director-Adjunto, Eng. Américo Santos, a Coordenadora, Drª Cristina Almeida, os Colaboradores Manuel Pina e André Batista, todos os Directores dos Departamentos, Seccionistas, Treinadores, Massagistas, demais Colaboradores, Atletas, Funcionários do Clube, Familiares de Atletas, muitos Sócios anónimos, e o nosso Departamento Médico que sempre nos ajudou (Dr.Pinto Sousa e Enf. Fernando Sobreiro). Queria ainda fazer referir todo o apoio que nos foi facultado pelo G.D. Pasteleira na pessoa do seu Presidente da Direcção, Sr. José Barbosa.
A todos eles, em nome do Boavista e em nome pessoal, profundos agradecimentos.

Gerir as Actividades esta época foi mais fácil ou mais difícil que na época anterior ?
Embora toda esta época tenha sido altamente condicionada e influenciada pelos factos que anteriormente referi, não considero ter sido mais difícil de gerir do que as anteriores. Como todos sabem, a situação financeira do Clube já era muito difícil nos últimos tempos, e quando nos “amputaram” das nossas instalações próprias tudo passou a ser diferente e muito mais difícil. Quando se fala da demolição do Pavilhão Dr.Acácio Lello peca-se por defeito, porque o que realmente desapareceu naquele fatídico momento foi :
- O Pavilhão Gimnodesportivo
- O Pavilhão da Ginástica (um dos melhores do País onde se realizaram vários estágios da Selecção Nacional)
- 5 Ginásios para aulas de recreação
- 1 Ginásio com máquinas de musculação
- 1 Ginásio de Boxe onde tínhamos um “ringue” de treinos instalado
- 1 Sala de Xadrez
- O Gabinete da Vice-Presidência
- Todos os Gabinetes dos Departamentos das Modalidades
- O Departamento Médico das Actividades Amadoras
- A sala de recuperação física com máquinas instaladas
- A tina de hidromassagem

E acima de tudo, o local de encontro de todos os Boavisteiros
O perder tudo isto implicou uma grande alteração na gestão das Actividades. Para que se tenha uma ideia das dificuldades diárias nessa gestão, refiro apenas que, durante a época 2007/2008 as nossas 13 Modalidades Amadoras treinaram semanalmente em 19 locais de treino diferentes, sendo que só 4 deles eram pertença do Clube (todos os outros apenas os utilizamos pagando os respectivos alugueres). Estes locais distribuíam-se por todo o Grande Porto. Na época em curso e face á disponibilidade dos nossos 4 Ginásios situados no piso -2 da Bancada Norte, os nossos treinos já se repartiram “apenas” por 16 locais diferentes. Como pode imaginar, só com uma dedicação invulgar de todos os que anteriormente referi, é possível ao Boavista F.C. continuar a poder proporcionar a prática desportiva a tantos e tantos jovens.

Será que este Clube é constituído por MARGINAIS que deve ser abatido a qualquer custo?
Será que todo este SERVIÇO PÚBLICO que o Boavista F.C. há tantos anos tem cumprido, não merecia outro respeito e apoio por parte das ENTIDADES OFICIAIS ?

Que apoios directos do Clube existiram nesta época ?
Como compreende toda a situação que foi criada á SAD e ao Clube (indirectamente) provocou “cortes” brutais nas receitas que estavam previstas. Apesar desse real constrangimento, o Clube continua a disponibilizar algumas verbas para deslocações, Departamento Médico, alguns alugueres de instalações, inscrições e algumas outras despesas, porque sem esses apoios seria práticamente impossível a nossa tarefa.
Outra questão que nos preocupa é a ausência de sponsorização para os equipamentos desportivos (que face aos muitos Atletas são enormes as quantidades necessárias) o que leva a que os Departamentos, para além de ser imperioso tratar muito bem tudo o que ainda temos, terem de arranjar alternativas para poderem competir com dignidade.
É justo ainda referir que, sem excepção, sinto da parte dos meus Colegas de Direcção um carinho enorme em relação ás nossas Actividades Amadoras, que, todos têm a certeza, contribuem para a grandeza e prestigio do Clube.