quarta-feira, 4 de julho de 2018

ACADEMIA DE FUTSAL - I GALA DA ACADEMIA



Realizou-se no passado sábado no Auditório do Estádio do Bessa, a I Gala da Academia de Futsal, com a presença dos atletas e seus familiares. O Vice Presidente das Actividades Amadoras, Engenheiro António Marques, representou a Direcção do Clube, neste evento.

Registamos o discurso do Coordenador técnico da Academia, Carlos Sousa, que reproduzimos na integra:
 
Encerramos hoje, oficialmente, a época desportiva de 2017/2018.
Quero, em primeiro lugar, agradecer a todos os presentes nesta assembleia: de forma especial, ao Vice-Presidente das modalidades amadoras, Eng. António Marques, ao Coordenador, João Marinho, ao Rui Costa, a todo o staff da Academia, aos pais e famílias e, sobretudo, aos nossos pequenos grandes panterinhas.

Esta Academia foi criada há sensivelmente 5 anos com a intenção de formar atletas para os escalões seguintes a competir na AFPorto. Bem haja quem teve a iniciativa. A Academia já foi campeã de Petizes em 2015/2016, esses campeões ainda se encontram connosco. 2016/2017 não fiz parte da Academia por razões óbvias. Faz precisamente um ano que estávamos aqui nesta linda sala a apresentar o nosso projecto para a época 2017/2018. Fui convidado pelo Rui Costa, na altura coordenador da formação, para colocar a Academia outra vez no caminho certo, formar a ganhar. Com a colaboração do João Freitas e da Sofia construímos uma equipa de sucesso. Primeiro era fundamental arranjar treinadores com o perfil que queríamos e tínhamos três prioridades. Gostarem de trabalhar com crianças, fundamental, gostarem do clube e terem aptidões para ensinar os princípios básicos da modalidade.  Apresentamos o nosso projecto e conseguimos os treinadores, Filipa, Joana e o António nos traquinas, Rui e Danny nos petizes e o treinador de guarda redes Paulo.

Os directores responsáveis dos escalões respectivos foram o Joel e a Susana. Desde já o meu agradecimento pelo trabalho desempenhado. O resultado deste trabalho conjunto está à vista de todos: campeões de Petizes e vice campeões de traquinas. Precisamos cada vez mais de pessoas sérias a trabalhar na formação e não quem se serve do clube para benefício próprio ou daqueles que estão mais preocupados para saberem se o filho joga ou não. Como diz o meu amigo Mourinho “Estou convencido de que os jogadores não ganham os troféus de forma individual; os troféus ganham as equipas!”. Valores são sempre para ensinar e não só quando interessa. 

Podemos dizer que, neste ano, o universo conspirou a nosso favor e estamos todos de parabéns pelo trabalho realizado. Fizemos por isso e dedicamos muitas horas do nosso ano ao clube! O clube irá colher os frutos deste trabalho ano após ano, com o crescimento destes meninos e é nossa intenção acompanhar a formação deles, até que se tornem atletas bem formados e homens ainda melhores.  

Não vivemos do passado mas não nos esquecemos das dificuldades que tivemos em unir atletas e famílias em torno de um objectivo comum, um objectivo que fosse de todos, para o bem de todos. Quisemos reconstruir e reconstruímos. Com resultados que não se podem negar! Fizemos jus ao nosso lema e construímos uma família de cerca de 30 panterinhas  que acarinham o símbolo que representam, que cresceram, que aprenderam a respeitar a modalidade e todos os intervenientes e fizeram-no ganhando! Destes 30 panterinhas que cresceram temos 10 que assim nasceram. O que é muito bom. 

Conseguimos criar uma família sem olhar quem é quem. Para terminar temos este ano 12 traquinas a subir ao benjamins. Está construída a base para mais um sucesso.  Lutem como sempre fizeram.


A Academia resulta de um trabalho de equipa pelo que a colaboração dos Pais no cumprimento dos seus deveres é fundamental para melhorar a qualidade do trabalho realizado e consequentemente para melhor atingir os objectivos.  Agradecemos a todos aqueles que acreditaram neste projecto desde o início, que não nos abandonaram e que caminharam lado a lado connosco neste percurso. Agradecemos também a todos aqueles que nos tentaram deitar abaixo, atacar, desconcentrar, desmoralizar e fazer com que perdêssemos o foco. Sem vocês, não teria o mesmo sabor. Afinal, dá-nos ainda mais vontade e força. Quando é para acontecer, até quem tenta atrapalhar ajuda.

Um obrigado especial aos nossos panterinhas pela dedicação, esforço, garra, força e amor à camisola demonstrados.
A vida é feita de escolhas e nós escolhemos representar e defender o Boavista!
Por fim, deixamos uma frase que tanto nos caracteriza e tanto sentido fazem.

Só os fortes resistem, só os fracos desistem!
Que continuemos a trabalhar em conjunto e sempre pelo Boavista!

Depois de umas breves palavras de agradecimento do Engº Marques, à Academia, procedeu-se à entrega de prémios e lembranças.

Realizou-se em seguida, uma visita a nova secção da Academia seguindo posteriormente, a comitiva para o Hotel Ipanema Porto onde se realizou o almoço.
 Juntando-se ao grupo o  Presidente da Direcção,Dr.º João Loureiro e o Presidente Adjunto,Dr.º Vitor Murta que fizeram questão de estarem presentes nesta 1ª Gala da Academia do Futsal do BFC.