domingo, 8 de maio de 2016

PAULO PEREIRA, O REFORÇO DA EQUIPA COMERCIAL DAS AMADORAS

" As Amadoras são o alicerce do Clube"

Paulo Pereira, gestor comercial de profissão, passou no pretérito mês, a fazer parte da equipa Comercial das Amadoras do Boavista. Para o conhecer este novo elemento e os seus objecitvos, realizamos uma entrevista, para a sua apresentação.

Vamos, começar por apresentar o cidadão?

Chamo-me Paulo Pereira, sou formado como Gestor Comercial e sempre foi essa a minha actividade profissional. No momento, encontro-me a trabalhar individualmente, em vários projectos e recebi o  convite para me inserir no Departamento comercial da Amadoras do Boavista. Sou Boavisteiro, desde que me conheço e associado do Clube.

Como aconteceu esse convite?

Foi uma honra ter sido convidado, pelo Carlos Paiva, com quem já tive oportunidade de trabalhar. Assim, passei a ser inserido na área comercial das Amadoras do Boavista. 
Convite, esse, que recebi com enorme agrado, em prol de ajudar, de dinamizar e criar condições, para várias modalidades, cujos dirigentes com tanto esforço e dedicação, dão ao Boavista. 
Esse é o propósito do nosso trabalho, para lhes criar melhores condições.

Tinha conhecimento do universo das modalidades amadoras do Boavista, ou ficou, de certo modo, surpreendido?

Sempre tive conhecimento que o Boavista era um dos clubes mais ecléticos a nível nacional. Conhecia algumas modalidades, desde a Ginástica, o Karaté, o Kickboxing, o Andebol, o Voleibol etc… tive sempre uma noção, não muito aprofundada, mas básica do que eram as modalidades do Boavista. Sempre tive essa noção, mas sem conhecer em pormenor as modalidades amadoras, tenho que confessar.

Surpreendido com a dinâmica das Amadoras?

Fico surpreendido, como elas, no meio de tantas difilcudades que o clube atravessou, se têm conseguido manter. 
Mas agora, entendo melhor, que isso têm sido possível, com o trabalho e dedicação de pessoas como o Engenheiro, António Marques, como a Directora Sara Monteiro, como o senhor Pina e, como pude ver agora, com o trabalho que o Carlos Paiva tem desenvolvido. 
Incluo, neste grupo, todos os dirigentes e técnicos, que trabalham, actualmente em todas as modalidades 
Claro, que existem, outras pessoas, que estiveram, anteriormente a apoiar e a trabalhar em prol de melhoramentos e evolução de todas as modalidades. Sem essas pessoas, estas modalidades não teriam sobrevivido e não teríamos chegado ao momento actual.

Aceita que as bases estão criadas e que agora é continuar o crescimento?

O prinicipal é não deixar estagnar e trilhar o caminho da consolidação e crescimento.

Que relação tem com o Carlos Paiva?

Já nos conhecemos há muito tempo. Trabalhamos há anos, em projectos da mesma área comercial e trabalhamos em conjunto em projectos desportivos inseridos no Boavista, na parte do futebol de formação. 
Considero que trabalhamos bem em termos de equipa. Eu conheço bem o Carlos Paiva e ele também me conhece bem a mim. Sei como ele gosta de trabalhar e ele sabe o que pode contar da minha parte. Temos um rigor profissional e depois de conhecer melhor o Engenheiro, acho que temos tudo para formar uma boa equipa.

Já pertence à equipa, já se sente em casa?

Tenho orgulho nesse aspecto e reforço essa ideia. Já estou em casa, pronto a trabalhar em prol das Amadoras do Boavista.

Já se iniciaram em projectos conjuntos?

Atingimos alguns objectivos e alguns melhoramentos de algumas modalidades e fechamos hoje, um protocolo com o Centro de Impressão da Foz, que vai apoiar todas as modalidades amadoras, em tudo o que necessitarem na área de impressão e assuntos desta área.

A curto prazo, existem já alguns (outros) projectos?

Existem de facto alguns projectos pensados e alguns a apresentar a curto prazo. Outros, numa fase de estudo que foram apresentados ao engenheiro e que serão divulgados no seu tempo. 
Há projectos que ultrapassam a nossa equipa onde estrão inseridos o Engenheiro, o senhor Pina, para se formar uma equipa mais ampla. Esses, estão em fase de estruturamento e elaboração, e a seu tempo, serão divulgados. 
A curto prazo, temos três projectos a anunciar entre o presente mês e primeira semana de Junho.

Dentro da ideia de crescimento nas modalidades, sabemos que o Vice-presidente das Amadoras, deseja atingir um título nacional de uma modalidade coljectiva a médio prazo. A equipa Comercial, aceita a “responsabilidade” de lhe proporcionar apoio para esse feito?

Se não fosse para esse objectivo, não estaríamos aqui. Pelo que me diz respeito assumo a responsabilidade. Quando me convidaram para esta função foi para dinamizar e fazer crescer. 
E, crescer é trazer para o clube, patrocinadores que nos permitam conseguir títulos para o Boavista. O que for necessário e possível realizar, nós – área comercial – tudo faremos para conseguir cumprir essa meta.

Uma pergunta dirigida ao sócio do Boavista. Reconhecendo a importância do futebol, no clube, não acha que há uma distância muito grande dos adeptos para com as restantes modalidades?

As modalidades amadoras, são um alicerce do Clube. O Boavista, não é só futebol. 
Se recuarmos vários anos, vemos que o Voleibol era uma modalidade de Campeãs. O futebol feminino, não tinha rivais no país. O Andebol, estava nos primeiros lugares do primeiro escalão, isto apenas por exemplo. 
O Boavista, é um dos clubes mais ecléticos de Portugal. Creio que os sócios e adeptos, têm essa consciência porque, muitas vezes, os oiço nas bancadas a debater e analisar onde irão jogar as equipas das modalidades nesse fim-de-semana. Gostava e espero que os adeptos, sigam mais os jogos das modalidades e apoiem, para que as modalidades cresçam e evoluam.

Mas para essa aproximação, precisávamos de um pavilhão que centralize todas as modalidades. Qual a sua opinião sobre este tema?

Teríamos uma casa, onde nos podíamos centralizar. Não seriamos, como o caracol e como a tartaruga que andam constantemente com a casa às costas. 
Mesmo em termos de comodismo e para os atletas, saberem que têm um local próprio para trabalhar, onde terão os seus equipamentos e materiais, é óbvio que isso seria muito importante e um grande passo rumo ao futuro e recuperação do passado.

Uma pergunta para o cidadão. Os Directores Comerciais/Relações Públicas, não são uns sonhadores?

Nós não somos, sonhadores como o senhor Pina diz. Nós pensamos que conseguimos criar objetivos, mas talvez, sejamos rotulados como simples sonhadores.

Enquanto nós dizemos, era preciso isto… vós respondeis, como vamos conseguir isto? O que para nós, parece um sonho, para vós é uma ideia a concretizar. Há limites?

Limites há sempre. Nós somos prestadores de serviços que acreditam que é possível realizar projectos. Há que criar condições para concretizar tudo o que achamos importante. 
O limite é não nos limitarmos a desejar, mas trabalhar para o concretizar. É a proactividade. Se não formos proactivos, estamos neutralizados. Temos que ser sempre proactivos, na área comercial.

É essa aposta da vossa equipa?


Mais que estarmos sentados numa mesa a dizer “precisávamos disto , era bom ter aquilo”. Esta equipa aposta em fazer. 
A curto prazo, apresentaremos provas desta forma de trabalhar.

Entrevista de 
Manuel Pina