sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

BOXE - CARLOS CALDAS, RESUME A ÉPOCA ANTERIOR E LANÇA A ACTUAL

EM ONZE ANOS, O BOAVISTA CONQUISTOU DEZ TÍTULOS NACIONAIS DE CONSAGRADOS

Carlos Caldas, director e treinador do Boxe do Boavista, analisou a época anterior, repleta de êxitos, lançado as bases para a nova época que se está a preparar.
Como pugilista, Carlos Caldas vai directo ao assunto sem qualquer rodeio.

Quer fazer um resumo sobre a época passada?

A época passada foi uma época muito importante para o boxe do Boavista, porque de forma global, conseguimos os títulos quase todos. Aqueles que não conseguimos, foi por motivos, um pouco políticos que acabaram, por ser, quase um oferecer, esses títulos, a um clube de Lisboa, que andava a criar alguns problemas com a Federação e de certo modo, foi a forma de acalmarem a situação.

Resumindo as provas. Vamos fazer um balanço sobre as provas?

Começando, então, pelo princípio da época. As primeiras provas são os campeonatos de Juniores e Cadetes. Nesses campeonatos, fomos Campeões Regionais e em seguida, Campeões Nacionais. 
Deixe-me registar, que eram uns títulos que não conseguíamos há bastante tempo, motivado por não terem aparecido miúdos nas últimas épocas. Sensivelmente, há duas épocas esses miúdos apareceram e conseguiu-se trabalhar, formando-os técnica e psicologicamente.
Seguidamente, foi a Taça de Portugal, em que fomos Campeões Regionais e tínhamos tudo para ser Vencedores Nacionais, mas como já referi, outros valores se levantaram e o clube de Lisboa, acabou por ser favorecido com uma decisão no mínimo muito discutível.

As pressões resultaram?

O citado clube, não quero dizer o nome, criou atritos á Federação e quase lhe foi oferecido o título de vencedor. Resultou, dai que fomos vice-campeões da Taça de Portugal.

Mas houve mais provas?

Sim. em seguida realizou-se o Campeonato Nacional de Consagrados, e tendo em conta que todos os títulos são importantes, ninguém tem dúvidas que esta prova é seguramente a mais importante da época. Este é o campeonato, mais importante, das idades, dos pesos, de tudo um pouco. 
Fomos, Campeões Regionais, culminando com o título de Campeões Nacionais. em ambos os casos, conseguimos esses títulos com bastantes campeões individuais. Como sabe, o Campeão Nacional é atribuído ao clube que tiver maior número de campeões individuais na prova. Por norma, conseguimos o título com três Campeões nacionais e este ano, conseguimos conquistar com quatro campeões individuais.

É verdade que esta vitória foi especial?

É verdade. Fiquei muito feliz porque ´o Boavista atingiu o segundo penta-campeão, em onze anos. Isto é, em onze anos, fomos dez vezes Campeões Nacionais, com a interrupção de um ano, após o primeiro penta-campeonato. Desconheço se algum clube, mais o conseguiu, mas mesmo que exista essa situação, é algum muito raro, no nosso panorama desportivo.

Foi um ano positivo?

Foi mais que isso, foi o tope, foi muito positivo. Foi excelente.

Terminado este resumo, coloco a questão. Já se iniciou a preparação para nova época?

Já começamos a trabalhar para este ano e com os mesmos objectivos, que é conseguir novo campeonato. Gostaríamos de ser novamente campeões, mas os outros clubes também trabalham para esse fim. 
A nossa primeira aposta não é que os nossos atletas cheguem e sejam campeões. A ideia e aposta é que os nossos atletas estejam sempre a cem por cento, para lutarem pelo título. Mas a base é o trabalho e conseguir-se sempre mais.

Independentemente de formar atletas campeões também existe a vertente de formação pura?

É a tal situação dos Cadetes e Juniores, que se iniciam do zero e vão ser no futuro, os possíveis e prováveis campeões Nacionais, dando seguimento aos actuais campeões seniores consagrados, quando estes passarem, a profissionais ou acabarem a carreira.
Nem todos conseguirão atingir esse patamar, mas trabalhamos para que todos os consigam.

Já tem atletas novos?

Ainda é um pouco cedo para isso, porque os campeonatos Regionais de Cadetes e Juniores, acontecem geralmente entre Abril e Maio. Estamos a trabalhar para que os pretendentes, nessa altura, estejam no seu melhor.

O Carlos Caldas e o Boavista, começa a cimentar uma escola de prestigio no boxe. Tem essa noção?

Sinto-me muito orgulhoso, pelos atletas que tenho em todos os escalões, porque foi um ano muito positivo, no qual podíamos ter conquistado os títulos todos. Mas acho, que esse facto, poderá começar a incomodar muito algumas pessoas e muitos clubes e associações, porque estão a ser muitos anos consecutivos a vitória do Boavista.

Fugiu um pouco à pergunta. E pessoalmente como se sente?

Sinto, naturalmente, o orgulho de comandar um clube que é um exemplo na modalidade em Portugal. O Boavista, é um exemplo para a modalidade e para os outros clubes. Quando se fala de Boxe, fala-se de Boavista.

Qualquer interessado em praticar boxe no Boavista, o que tem que fazer?

Deve procurar contactar-me no Bessa ou de outra forma, pode ser através do nosso email 
modalidades.comunicacao.mp@boavistafc.pt”. 
Uma coisa digo a todos, se querem competir, devem estar preparados para trabalhar muito, porque o boxe é uma modalidade que requer muito trabalho e dedicação. Não é uma modalidade fácil em que temos que trabalhar, muito física e psicologicamente. O boxe é para pessoas de trabalho e pessoas inteligentes.

Voltamos ao mesmo. As pessoas erram ao analisar o pugilista?

Claramente. O pugilista tem que ser uma pessoa inteligente e não um marginal, como muitos teimam em classificar. É uma modalidade olímpica, praticada, cada vez mais, por pessoas muito inteligentes que gostem de desporto, sendo uma das modalidades mais antigas.

Entrevista de 
Manuel Pina