quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

ANA MALHEIRO, ATLETA DE FUTEBOL, EM ENTREVISTA


Conhecemos esta jovem futebolista na Gala das Amadoras, divertida na companhia de uma amiga, Elvira Queiroz, cuja entrevista apresentaremos amanhã. 
Mas, hoje, é a vez de conhecermos mais ao pormenor, Ana Malheiro, rápida nas respostas e sem meios termos. Quinze anos, de muito conhecimento.

Vamos começar esta conversa pela “cidadã”. Quem é a Ana Malheiro?

No futebol, sou a Malheiro. Tenho quinze anos e estudo na Escola da Boa Nova em Leça da Palmeira, frequento o décimo ano.

Então nunca reprovaste nenhum ano?

Não, foi sempre a andar.

Como nasceu o gosto pelo futebol?

Nem sei dizer, desde quando tive este gosto. Lembro-me, que na escola, via as minhas amigas, aproveitar os intervalos para brincar com bonecas e eu ia jogar a bola com os rapazes. Este amor, nasceu naturalmente comigo.

Em que equipa jogas?

Jogo na equipa “B”, que tem o protocolo com o Ramaldense, no escalão de sub-19.

Não te sentes um pouco á parte do Boavista, nessa equipa?

Não. Porque tenho, e as minhas amigas também, a consciência que com a nossa idade, para competir no escalão de sub-19, precisávamos de mais de uma equipa que a principal, onde jogam as mais “velhas”. Como a Federação não aceita duas equipas do mesmo clube na mesma prova, o Boavista e Ramaldense fizeram este protocolo que é muito bom. 
Nós sendo, mais novas, temos mais dificuldades, mas vamos ganhando traquejo para o futuro. Apesar de termos outro emblema no equipamento, sabemos que somos do Boavista e não é esse facto, que nos retira a raça que o Boavista exige de nós.

Em clubes jogaste?

Tive algumas pequenas experiências noutros clubes, só a treinar, mas nunca gostei muito da realidade, até que vim para o Boavista e aí, sim, gostei. Este é por isso, o meu primeiro clube.

Há quantos anos?

Cerca de três.

Qual a posição que ocupas em campo?

Jogo a meio campo, gosto de jogar aí, quer no aspecto defensivo, quer defensivamente.

Define-te como jogadora.
Sou uma jogadora de meio campo, gosto de atacar, mas também defendo, porque o futebol é um jogo colectivo e se o treinador decidir, jogo noutro lugar.

Como está a correr o campeonato?

Está a correr dentro do que era esperado. Temos jogado com equipas mais adultas que a nossa, mas não tememos esse facto. Por exemplo, temos uma jogadora com treze anos, com enorme potencial que pode perfeitamente jogar numa equipa de dezanove anos. 
Na minha opinião, comparado com o ano passado, acho que está óptimo. Nesta fase, temos equipas mais fracas que a nossa mas também temos equipas bem mais fortes. Por isso, quarto lugar é bom.

Que achaste desta Gala?

Foi uma excelente ideia e muito bem organizada, que deve ser continuada no futuro. A entrega dos troféus foi brilhante. Esta gala, deu para nos conhecermos, nem imaginávamos que fossemos tantos nas Amadoras.

As mulheres foram a alegria da festa. Concordas?

Nós e as jogadoras do Voleibol, estivemos muito felizes. Nós, nem nos conhecíamos e independentemente de jogarmos futebol ou volei, todas defendemos o mesmo empblema, com orgulho de sermos do Boavista Futebol Clube.