quinta-feira, 14 de maio de 2015

TAEKWON-DO É A (17ª) NOVA MODALIDADE DO BOAVISTA FUTEBOL CLUBE

O Boavista tem uma nova modalidade no universo das Amadoras do Clube.

O Taekwondo, passa a ser a 17ª modalidade do Boavista FC.


A modalidade pode ser praticada para atletas com idades compreendidas entre os cinco e os dez anos, com aulas nos Ginásios do estádio do Bessa, às terças e quintas-feiras, no período das dezoito às dezanove horas.



Para mais informações contactar 937 776 661 
(Mestre Fraga)

Dados básicos sobre a modalidade
TAE      - Sistema de técnicas com o pé.
KWON - Sistema de técnicas com o punho.
DO        - É o caminho ou método.
Originário da Coreia o Taekwondo não só ajuda a manter a forma física como também ajuda a atingir a paz de espírito e a serenidade. Foram desenvolvidos vários movimentos de defesa pessoal e contra-ataque, em que estas defesas se baseavam em sistemas de placagens e os ataques em pontapés e socos, que é agora o significado de Taekwondo.
Em sentido global, taekwondo indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, de pontapés voadores, de esquivas e intercepções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida destruição do oponente.
Pode ser praticado por todas as pessoas independentemente das suas limitações. O treino de Taekwondo exige do praticante um elevado respeito pelo instrutor assim como por todos os colegas dentro e fora do ginásio. Com a continuidade das aulas este respeito e esta maneira de estar na vida irá transmitir-se a todas as pessoas em seu redor.
Estamos, assim, perante uma modalidade de fortes princípios educacionais, o que só por si justifica que os jovens se dediquem à sua prática desde tenra idade. É em suma uma modalidade que potencia e sublima todas as nossas faculdades humanas.
Hoje em dia, o taekwondo tornou-se olímpico.
O Taekwondo foi introduzido no Comité Olímpico Internacional em Julho de 1980. Em 1982 o Comité Olímpico Internacional determinou uma demonstração oficial de Taekwondo nos Jogos Olímpicos de 1988, em Seoul, Coreia. Demonstração repetida posteriormente em Barcelona 92.
A 4 de setembro de 1994 o Taekwondo foi admitido como MODALIDADE OLIMPICA OFICIAL para o ano 2000, nas 27ª Olimpíadas de Sidney. A sua inclusão no programa Oficial dos jogos olímpicos foi votada na 103ª Reunião do comité olímpico internacional.

Uniforme e equipamento de luta
Em campeonatos de lutas, os atletas deste desporto devem utilizar equipamentos de protecção com o objectivo de não ocorrer ferimentos em função dos golpes. Os equipamentos de protecção servem para proteger a cabeça, o tórax, região genital, pernas, braços e mãos. A vestimenta usada, geralmente na cor branca, chama-se dobok.