domingo, 7 de dezembro de 2014

BOXE - ENTREVISTA COM TIAGO RODRIGUES


Tiago Rodrigues, pratica Boxe há oito anos e é um dos pesos-pesados do Pugilismo do Boavista. Em pleno treino para mais um combate, contou-nos um pouco de si.
Há quantos anos pratica boxe?
Iniciei-me há oito anos. O meu primeiro clube foi o Água Viva e posteriormente, passei para o Boavista, à cerca de dois anos.
Qual a sua categoria?
Sou, mais que 91.

Então é mesmo dos fortes…
Sou! (rindo-se)

Individualmente, como está decorrer a época?
Fui Vice-campeão Nacional e Campeão Regional. Considero estes resultados bons, porque joguei sempre um pouco condicionado.

Que as razões o condicionaram?
Quando ingressei no Boavista, sofri duas lesões bastante graves, uma num braço e outra numa perna, com uma ruptura de ligamentos e só agora, estou a atingir a minha forma, porque considero que felizmente, o pior já passou. Sinto-me a cem por cento, ou perto disso.

Há pouco, reparei que o seu treinador, Carlos Caldas, lhe chamava a atenção para se poupar. Está a preparar-se para algum combate?
Sim, vou combater na Gala da União da Sé e o senhor Caldas, está sempre a tento ao meu entusiasmo, para que eu não me exceda e me prejudique, mas, sabe como é, um atleta quer estar sempre no máximo.

Colectivamente. Fez parte da equipa do Boavista que conquistou o Campeonato Nacional?
Fiz sim. Colaborei na conquista de mais um título Nacional colectivo para o nosso clube, com muita honra minha.

Objectivos pessoais, para o futuro?
Quero lutar até aos quarenta anos e ser Campeão Nacional e Campeão Nacional da Taça de Portugal, isto no meu último ano de competição.

Quer sair por cima?
Exactamente, quero ficar com esses títulos.

Está completamente integrado no Boavista?
Completamente integrado e muito feliz. É uma grande família muito bem dirigida pelo nosso treinador, o Senhor Caldas. Para além de um excelente treinador, é um bom psicólogo, que nos trata bem e nos acompanha individualmente, com os seus conhecimentos. Acompanha cada atleta tendo em conta as suas características e personalidade. Todos juntos conseguimos resultados para bem do nome do Boavista.

As condições, que possuem no Boavista, como as classificam?
Tendo em conta a conjuntura actual, não se pode exigir mais, para além de serem muito boas. Depois o senhor Caldas prepara-nos individualmente, trazendo diversos treinadores (até estrangeiros) para melhorarem as nossas técnicas e conhecimentos e abrirem-nos outras perspectivas de combate.

A pergunta que coloco a todos, é a seguinte. Como se ganha o gosto de entrar no mundo do boxe? Amado por uns e odiado por outros?
O Boxe, no contexto desportivo, é dos desportos mais bonitos e leias que existe! O problema é quando as pessoas olham ou utilizam o boxe para outros fins. Para afirmação pessoal, para na vida civil se aproveitarem dos conhecimentos adquiridos no boxe, para determinados objectivos, até de foro profissional, extra actividade. No entanto, tirando esses casos o Boxe é um desporto completo e muito bonito. Considero que existe na sua prática muito mais lealdade, que, por exemplo, no Rugby ou mesmo no futebol!

Mas concorda que pessoas, como eu, deixem dúvidas baseadas nessas utilizações extras?

Claro que entendo. As situações que descrevi, acabam por criar nas pessoas que estão fora do contexto, um estigma contra o Boxe. Temos que mostrar a diferença e trabalhar por título e pelo bom nome da modalidade que escolhemos e adoramos.