quarta-feira, 15 de outubro de 2014

BILHAR - ENTREVISTA COM JOSÉ ALBERTO SILVA, DIRECTOR DO DEPARTAMENTO

José Alberto da Silva, é o director do novo departamento de Bilhar do Boavista. Esteve presente no evento do “dia Solidário” no passado sábado e aproveitamos para uma primeira conversa, na qual ficamos a conhecer o projecto bilharista axadrezado.


Parto do princípio que para liderar este projecto, o senhor é um homem da modalidade. Confirma?
Sim, estou há alguns anos ligado ao bilhar, inclusivamente, já pertenci a uma direcção da Federação de Bilhar e tenho um especial carinho pela modalidade.

Como aconteceu esta ideia de abrir esta secção no Boavista?
Nós somos um grupo de amigos que nos formamos como equipa e como para se competir oficialmente nas provas tuteladas pela federação, temos que, juridicamente, pertencer a um clube, decidimos contactar o Boavista, apresentando o nosso projecto. Após vários contactos essa nossa proposta passou a ser viável.

Onde será a casa do bilhar do Boavista?
Será na cervejaria Diu, situada na rua da Boavista, dado que o clube, neste momento não tem espaço para se montar uma sala. Espero que no futuro tal já seja possível.
A pensar no futuro…
Porque não o Boavista vir a ter nas suas instalações um salão de bilhar?

Quais as variantes em que vão participar?
Em pool português, pool e carambola.
Vamos explicar as diferenças, entre estas variantes?
O pool português, diferencia-se da outra variante (chamemos assim) por se jogar em mesas mais pequenas, que são os mais usados em quase todos os cafés de Portugal. O pool joga-se em bilhar de maiores dimensões. A variante carambola é geralmente designada por “três tabelas”.

A equipa do Boavista é composta por quantos atletas?
Actualmente somos oito jogadores, que nos encontramos todos motivados e orgulhosos por representar-mos este grande clube.

Quando se iniciam as competições?
Está prevista ter o seu início na próxima quinta-feira dia 15 de Outubro (nr… Hoje).
Os adversários são clubes?
No pool português a sua maioria são os chamados “clubes de Bilhar” por isso, clubes criados exclusivamente para a prática da modalidade. Há o Pedro Gril, que já foi campeão nacional, há o clube de Perosinho, o clube da Trofa, etc… ao todo, na nossa série são onze equipas, incluindo o Boavista.

Como se disputa a prova?
A duas voltas, com jogos nas salas de cada equipa. Os jogos são disputados por dezasseis partidas e o resultado final pode dar 16/0 ou empate a 8/8. Todos atletas de cada equipa têm que jogar e em cada jogo a equipa é composta pelo mínimo de seis jogadores. Quatro efectivos e dois suplentes.

Vamos terminar esta entrevista, pedindo-lhe que envie alguma mensagem aos adeptos axadrezados.
Antes de tudo, agradecer ao Vice-presidente, Eng. António Marques, que nos apoiou e permitiu que este nosso pequeno projecto tivesse o seu início. O meu desejo sincero, como lhe disse há pouco, que o Boavista no futuro tenha a capacidade de ter o seu salão e mesas de bilhar, para que os seus associados, jovens e adultos, poderem competir nas suas instalações.

Sendo o futebol a mola real do Clube, qual o significado que dá às modalidades amadoras?
Através das modalidades podem-se canalizar mais recursos humanos para que o Boavista não seja  exclusivamente um clube de futebol, considero muito importante que o Clube tenha várias modalidades.


Entrevista de 
Manuel Pina ferreira