Texto principal

O BOAVISTA FUTEBOL CLUBE, ORGANIZA NO PRÓXIMO DIA 17 DE NOVEMBRO A CORRIDA DA PANTERA. UMA PROVA COMPOSTA POR 10 KM DE CORRIDA OU 5 KM CAMINHADA. PARTICIPE!


terça-feira, 8 de abril de 2014

ANDEBOL (INFANTIS) VICTOR NASCIMENTO, FALA SOBRE OS SEUS PUPILOS E... NÃO!

Longo e excelente  o percurso feito até á data da equipa de Infantis do andebol. O seu responsável técnico, Victor Nascimento, é um homem sempre pronto para dar a sua visão sobre tudo o que aos seus “heróis” diga respeito. Aquilo que começou com uma entrevista calma, terminou com uma enorme surpresa negativa.
 
A EQUIPA TÉCNICA
Com a época a caminhar para o final, estará na hora de se fazer um balanço. O Vítor foi o responsável pela  equipa de infantis. A quantidade de atletas manteve-se do ano anterior?
O número de atletas manteve-se sensivelmente igual, temos neste momento 26 Atletas no Escalão de Infantis (destes, 5 são do escalão de Minis)

Quantos atletas, tem inscritos na competição? Tem alguns atletas só a treinar?
Todos os Atletas estão inscritos e aptos a jogarem, mesmo os que são Minis, já jogaram por diversas vezes

Em que provas competiram e quais os resultados conseguidos até esta fase?
Neste momento, já vamos na 4ª Fase do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.
Esta é a última Fase da prova a nível regional que apura para a concentração do nacional

Nesta altura, iniciou-se mais uma fase da competição que antecede a final concentrada. Quer esclarecer a forma como se disputa a prova?
Esta 4ª Fase é composta por um campeonato entre 10 equipas, das quais apuram as 7 primeiras para representar a Associação de Andebol do Porto no Encontro Nacional que apura o Campeão Nacional de Infantis.
Devo Salientar que a nível de Associação de Andebol do Porto existem equipas distribuídas por 4 divisões, o que permite avaliar a quantidade de equipas existentes na AAP e a qualidade da nossa equipa que está na 1ª divisão.

Quais os objectivos para o Boavista nessa fase?
Para esta Fase o Objectivo é claro, ser apurado para o Encontro Nacional, naturalmente que pretendo obter também a melhor classificação.
 
O PLANTEL
Para além de um treinador de formação, o Victor consegue uma empatia enorme com os seus jogadores chagando quase a parecer um deles (mais adulto) e simultaneamente o “pai”. É dom natural, ou foi adquirido com a experiência durante todo este tempo?
Fico muito contente por passar essa imagem e confiança, quer junto dos atletas, dos pais destes e demais pessoas.
Adoro Formação, sempre investi o meu percurso nesta área, preferi sempre os escalões de formação a outros de competição, mas, fi-lo sempre não por falta de ambição, mas sim por me sentir talhado para a Formação.
Naturalmente que a experiência nos dá outro traquejo e segurança, mas a Formação deve ser assente em princípios básicos e sólidos, pelo que é muito gratificante conseguir transmitir esses conceitos, aprendizagens e ao mesmo tempo conseguir transmitir regras e valores.
Penso que por tudo isto se cria uma forte empatia e reforça a união entre todos.
Costumo dizer que tenho 3 Palavras Mestras:
Autoridade
Responsabilidade
Liberdade
Caso saibam interpretar todas elas, é perfeitamente possível usá-las todas em proveito comum…

Há quantos anos está ligado ao andebol? E nos quadros do Boavista?
Estou no Andebol á 28 anos e ligado ao Boavista à 18 (atingi a maioridade) J

Quem faz parte da sua equipa técnica?
Neste momento tenho a trabalhar comigo a Joana Santos e o Fábio Santos, jovens trabalhadores e com muita vontade de aprender e acima de tudo uma atitude e disponibilidade exemplar.

Para o próximo ano esta equipa, perderá muitos jovens para o escalão superior ou pelo contrário mantêm-se muitos em infantis?
Para a próxima época desportiva todos os atletas se mantêm no mesmo escalão, muitos por que ainda estão dentro da idade e outros porque entretanto vai ser alargado o escalão etário, o que será muito bom, pois permitirá consolidar toda a excelente evolução e trabalho que estes “meninos” têm tido.

Estar na final concentrada é importante. Pela participação em si, ou pela motivação que pode dar aos seus miúdos?
Estar na Final Concentrada é um objectivo que todos queremos, porque é o local onde poderemos lutar pelo tão ambicionado Titulo de Campeão Nacional, pelo que não pode haver motivação maior do que o reconhecimento da nossa qualidade

Inevitavelmente a vida do Boavista passa pela reposição da justiça e o futebol vai voltar aos grandes palcos. Ao andebol pode a médio prazo ser beneficiado com essa situação? 
Fico muito contente com o regresso do Futebol do Boavista aos grandes palcos e à 1ª Divisão.

No que diz respeito ao Andebol, julgo antes de mais realçar que quer o Andebol quer todas as outras modalidades desportivas amadoras, bem como os sócios, fizeram mais pelo futebol do que este fará pelas amadoras… Pois a continuidade da luta das modalidades amadoras e dos sócios, permitiram a sobrevivência do Boavista e com isso a possibilidade de o Futebol do Clube voltar a um lugar que já ocupou.

Infelizmente já há muitos anos que o Andebol vive das mensalidades e verbas que consegue angariar, pelo que prevejo que o mesmo se irá manter.
No entanto, espero e gostaria de acreditar que irá haver um maior apoio directivo e com isso permitir também que o Andebol volte a um lugar que merce e também já foi seu no panorama nacional.

Depois de atingir a maioridade – como frisou – continua a ter animo para continuar como treinador dos jovens, ou está na hora de outros voos?
Por decisão pessoal esta será a minha última época como treinador.
Já na época anterior dizia o mesmo e ainda cá continua…
É verdade! Mas desta vez é definitivo. Pode anunciar que termino esta época a minha carreira de treinador do Boavista.
Do Boavista ou do andebol?
Para já do Boavista e talvez de todo o andebol.

Nota do editor: Foi uma surpresa muito má, esta última informação que a confirmar-se (esperemos que não) será uma perda enorme para o andebol jovem do Boavista.