quarta-feira, 31 de julho de 2013

HÓQUEI EM PATINS - ENTREVISTA COM O TREINADOR

Joca, vai acumular os cargos de treinador das equipas seniores com a dos juniores. É um homem entusiasmado com o projecto do hóquei do Boavista e dedica-se (quase) a tempo inteiro, ao mesmo.

Joca, entrou no Boavista como treinador dos seniores, passou para treinador/jogador e agora passa a acumular as funções na equipa júnior. Quase a tempo inteiro no Boavista?
Em princípio não seria eu a ficar com os juniores, seria o seu actual treinador de juvenis, entretanto, ele, teve que sair por motivos profissionais e o senhor Morais falou comigo e obviamente eu aceitei o convite para assumir a equipa júnior. Uma vez que estou no projecto e estou… mas aceitei com gosto.

Saindo um pouco do contexto, a equipa sénior acabou em excelente plano. Concorda?
Sim. Começamos na prova nacional ainda na mó de baixo, fomos crescendo ao longo do tempo e nesta segunda fase, acho que estivemos muito bem. Crescemos substancialmente, os jogadores acabaram num nível muito superior ao que eu estava à espera, consolidamos alguns conceitos e no próximo ano será melhor.

Estes jovens que hoje se estreiam com a camisola do xadrez, são seus conhecidos?
Já tive  a oportunidade de ver alguns jogos na categoria de Juvenis. Vi três/quatro jogos, tenho os acompanhado, já os estou a treinar há quatro semanas, por isso, já os conheço minimamente. Creio que embora seja uma equipa com miúdos do primeiro ano, será uma equipa com vontade e com capacidade de realizar um bom campeonato, no próximo ano.

O objectivo é a formação ou o Joca vai apostar nos resultados?
Esta equipa irá ter que aprender alguns princípios que eu acho ideal para ela. Cada um treinador monta as equipas na sua imagem e filosofia de jogo, eu, como tal, irei aplicar a minha visão e conceito de jogo. Haverá uma situação ou outra que será alterada aquilo a que eles estavam habituados, mas nada de muito transcendente. Os jogadores é que fazem a equipa e nós temos que andar um pouco a reboque dos que os jogadores fazem.

Algum pormenor?
Basicamente, no aspecto defensivo, eu tenho um certo principio diferente do que eles estavam habituados, mas noto que eles já estão familiarizados com o que pretendo e penso que hoje, já estarão dentro daquilo que será pretendido.

Irá impor obtenção de resultados?
Neste caso, serão iguais aos seniores, ou seja, cada jogo que entramos seja contra quem for, temos vontade de ganhar, se os outros forem melhor… paciência. Agora estes miúdos formarão uma equipa de primeiro ano, terão dois anos para crescer e aprender, mas a lógica será entrar para ganhar todos os jogos.

Há dois anos estava no sofá sossegado e agora vê-se com todas estas responsabilidades. Quais são as diferenças e porque trocou a paz pela guerra?
Eu não estava em casa. Tinha parado um ano por opção, convidaram-me e eu pensei que seria um projecto pensado mas não concretizado, eu coloquei as minhas questões para seguirmos em frente, nunca pensei que eles avançassem. Passados três semanas ligaram-me garantindo tudo o que lhes tinha proposto e avançamos. Os juniores vêm no seguimento da equipa seniores e já estaria pensado há algum tempo e representa o enriquecimento do projecto, conseguindo evitar o desmantelamento de um grupo que considero promissor.

Este protocolo valoriza-os?

Quer se queira quer não, uma coisa é jogar no Alfena, outra é jogar no Boavista. É claramente positivo para eles. O Boavista tem um peso diferente e em termos de obrigatoriedade para eles, representa uma exigência maior, mas muito positiva.