quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

BOXE - ENTREVISTA COM TELMO LOPES



Telmo Lopes, foi o atleta do Boavista convocado para a selecção Nacional para defender as cores portuguesas no I Torneio Internacional do Porto, na categoria de 60 kg.
Começamos com este atleta, o projecto de maior divulgação da modalidade dentro do Clube. Para esse efeito, fomos ao Bessa para conhecermos melhor Telmo Lopes que conquistou a medalha de Prata no citado Torneio.

Quando iniciou a sua actividade como pugilista?
Pratico a modalidade desde 2005.
Que clubes, representou?
Comecei no Ramaldense, desafiado por colegas que me diziam muito bem da modalidade, decidi experimentar e fiquei. Depois em 2008 vim para o Boavista à procura de melhores oportunidades, porque é um clube de elite do Boxe nacional e por aqui continuo.

Como se deu a paixão pelo Boxe?
Como já disse, tudo começou por um desafio de amigos, eu joguei Basquetebol, durante sete  anos, mas com o tempo cansei-me e decidi procurar um desporto individual.
Qual a categoria em participa?
No momento estou na categoria de 60kg.
Depois do ingresso no Boavista, tem competido oficialmente?
Sim desde que ingressei no clube todos os anos entro em competições oficiais.

Que títulos, conquistou colectivamente?
Conquistei três títulos regionais, fui Campeão nacional e campeão da Taça de Portugal.

No torneio Internacional do Porto, a participação foi originada por convite ou selecção?
Foi por convite da organização, para combater naquela categoria de 60 kg e eu aceitei o desafio.
Como se processou a prova?
Foi jogos de todos contra todos e eu terminei em segundo lugar, conquistando a medalha de prata.

Analisando pessoalmente, porque não conseguiu o ouro?
Por manifesta  falta de rodagem. A falta de experiência e falta de rodagem a nível de rins foi fatal, isso deve-se aos poucos combates que realizamos em Portugal, que depois acaba por ser crucial nestes momentos. O atleta Italiano, era muito experiente e muito bom, enquanto nós, não conseguimos essa experiência porque, no momento, o Boxe está muito fraco em Portugal, pela falta de competitividade.

Que objectivos para o futuro?
Isto é um gosto que eu tenho, por isso, vou continuar a treinar e a aprender, nós não ganhamos nada, por isso os objectivos é o prazer de fazer o que gosto.

O Boavista tem tradições no Boxe. Foi difícil a entrada no clube?
Já não sou novo no clube, porque já visto a camisola dom xadrez há quase cinco anos, mas quando entrei fui bem recebido e por esse motivo ainda aqui continuo.

Quantos treinos fazem por semana?
Treinamos todos os dias excepto ao Domingo e há dias que temos treinos bi-diários.

Qual a sua profissão?
Sou sapador-bombeiro.
Telmo e o seu treinador Ricardo Rocha
Vê-se no futuro como pugilista profissional?
Não. Porque o boxe está muito debilitado em Portugal e para isso ser um dia uma ideia a ter em conta, o boxe teria que evoluir muito no nosso país. Com estas condições competitivas é um caso fora de questão. Faço isto por gosto, não por dinheiro.

Parece desiludido com o Boxe em Portugal, porquê?
Falta competição, falta alguém que agarre no boxe e a transforme numa modalidade mais nobre que no momento está.