quarta-feira, 25 de maio de 2011

UM POUCO DE HISTÓRIA SOBRE POSTO SALVO

A freguesia do Posto Santo foi elevada à categoria de freguesia em 15 de Setembro de 1980, através do Decreto Regional n°24/80 A, publicado no Diário da República n° 213, curiosamente no mesmo ano do grande terramoto que afectou todo o arquipélago. Essa foi uma promoção que se deveu a um crescimento assente em bases sólidas.
O símbolo deste crescimento constitui-se na inauguração da sede da Junta de Freguesia, em Março de 1989. Um edifício caiado de branco, modernizado, no centro de uma autonomia administrativa ansiada desde há muito.
O seu nome, segundo uma arreigada lenda popular, deriva de um facto histórico importante e trágico para os Açores: a peste epidémica que grassou em toda a ilha Terceira, no ano de 1599, que vitimou milhares de pessoas. Apenas a população de Posto Santo escapou ao infausto acontecimento, e aí refugiaram muitas famílias de Angra do Heroísmo. A partir dessa altura, ficou o Posto Santo.

A 01 de Março de 1881 foi constituída a Comissão Instaladora pelos seguintes elementos: Jacinto Machado Neto, Adalberto Guilherme, João Coelho Lourenço António Fernando Câmara e Alberto Leonardo, sendo o Presidente da Câmara de então o Dr. Rui Mesquita.

No dia 12 de Julho de 1981 realizaram-se as primeiras eleições autárquicas, sendo eleito oficialmente como presidente da Junta de Freguesia Jacinto Machado Neto que, até ao dia da sua morte e por três mandatos e meio consecutivos, chefiou a equipa da Junta de Freguesia, sendo substituído, aquando do seu falecimento, por João Coelho Lourenço que terminou o mandato.

A partir de 1997 até à presente data é presidente desta Junta António Toledo Alves.

A freguesia do Posto Santo, situa-se a cerca de 3,5 quilómetros do centro de Angra do Heroísmo, com uma área total de 22,8 quilómetros quadrados e faz fronteira com as freguesias da Terra-Chã, Santa Luzia, São Bento, Conceição, Porto Judeu, São Bartolomeu, Altares, Biscoitos e Agualva.