sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

ANDEBOL - JOÃO CARMO, O FAZ TUDO...


Habitualmente é um homem de acção que fala pouco e trabalha muito, mas hoje surpreendeu-nos e falou... muito.
Falamos de João Carmo, treinador de Minis, treinador de Infantis e jogador dos Seniores e mais meia equipa...

Nesta época quantas equipas treinas?
Duas e meia! Treino os infantis e os minis e ainda dou uma ajudinha nos juniores quando é preciso!

Para além disso ainda jogas pelos seniores. É quase um dia totalmente entregue ao andebol. Como consegues conciliar?
Com muito trabalho, mas acima de tudo com muito gosto por este clube e acima de tudo por este departamento que já me acolhe desde os 9 anos de idade.
São 12 anos de Boavista, onde já fui muito feliz e onde espero conseguir colocar este clube no patamar que ele merece.

Para além do andebol, o que fazes na vida?
Sou estudante na Faculdade de Economia do Porto, e espero acabar este ano o Curso de Economia.

Falemos das equipas. Tu és a base da pirâmide. Faz uma análise dos minis.
Os minis é sempre o escalão mais difícil, mas ao mesmo tempo o mais importante!
No início do ano, nunca sabemos quantos atletas vamos ter, se os vamos ter, e sobretudo temos pais que ainda pensam no andebol como um passatempo para alguns fins de semana e não como uma responsabilidade que os filhos têm.
Este ano temos já uma equipa com 14 minis, e que será parte importante da equipa de infantis para o ano e também alguns deles que farão parte da possível equipa de minis no próximo ano.

Tens algum jogador a despontar nos minis?
Nestas idades nunca sabemos quem é um grande jogador, existem sempre aqueles maiores, mais fortes que ganham vantagem em relação aos mais pequenos.
No entanto, na equipa deste ano, temos de destacar o Bernardo Poças e o Jorge Moura, capitão e sub-capitão respectivamente.
O Bernardo é um canhoto, o que no andebol é sempre uma vantagem, que vai na segunda época e que além de fazer parte da equipa titular dos infantis, é também o comandante do todo o jogo da equipa mini.
Em relação ao Jorge, é um guarda redes muito capaz que apesar da sua estatura já demonstra uma capacidade inata para a baliza e que todos lhe auguram um grande futuro por essas balizas. Faz também parte da equipa de infantis, como terceiro guarda-redes.

O ano passado tinhas uma equipa de feras nos infantis. Ainda se mantêm ou já foram promovidos?
A equipa do ano passado era de feras, e a deste ano também! No entanto, existem diferenças devido à falta sobretudo de experiência apresentada pelos jogadores deste ano.
A equipa tinha o ano passado como base o Diogo Coelho, João Santos, Paulo Queirós e Bernardo Ferreira, jogadores esses que este ano já fazem parte da equipa de iniciados.

Os infantis este ano não conseguiram o apuramento para o nacional. Porque razão?
A razão foi sobretudo a falta de experiência da grande maioria dos jogadores. Da equipa titular apenas iremos perder 2 jogadores em relação à equipa para o próximo ano, o que faz de nós uma equipa muito jovem e com grande margem de progressão.
O apuramento para o nacional ficará guardado para o ano, no qual apostamos atingir algo mais que a 1ª fase do nacional, como aconteceu na época passada.

Como atleta estás nos seniores. A segunda volta vai ter início. O que esperas dessa segunda volta?
Espero acima de tudo muitas dificuldades. Os nossos adversários mais directos vão ter a oportunidade de nos defrontar em casa, sempre com casa cheia e ambientes complicados, o que torna mais complicado a vitória. Mesmo assim, acho que iremos conseguir o apuramento, assim como o primeiro lugar, o melhor ataque e a melhor defesa.

O teu treinador já disse que irão ter 3 deslocações difíceis. estão prontos para essa "guerra"?
Prontos, estamos sempre.
A forma como irá decorrer dependerá muito de como a equipa trabalhar e sobretudo da união que tem de existir dentro do balneário.
Esta "guerra" fica também facilitada com a presença de jogadores do plantel júnior, que se mostram sempre como uma mais valia em todos os jogos.

Acreditas em conseguir a subida já nesta época?
Sim. Acredito que se passarmos esta fase, estará ultrapassado o primeiro obstáculo.
A subida de divisão fica assim dependente de ultrapassar mais 5 adversários, onde esperamos alcançar o primeiro lugar desta divisão.

Quem faz parte das tuas equipas técnicas nos minis e infantis?
A equipa técnica é composta por mim, pelo Rúben Moreira e também pelo Alexandre Barros (guarda-redes sénior).
Estas duas pessoas são bastante importantes para o melhor funcionamento dos treinos, já que habitualmente estão presentes no treino um mínimo de 25 atletas.

Só um pedido! (apresentou pessoalmente)
Gostava de ver público nos jogos de Andebol, público do Boavista FC, não apenas pais, avós, namoradas e amigos.
O Boavista FC é o clube que todos representamos e gostava de ver quem gosta do Boavista, não o fazer apenas no futebol, mas também nas outras modalidades!
Porque todos nós temos o mesmo orgulho quando vestimos a camisola Xadrez!

Mais...
Se o futsal já teve as camisolas que necessitava, gostava que os seniores do Andebol também tivessem direito a ter um equipamento completo para dignificar o nosso Xadrez!

Notas:
1.Tencionávamos apresentar este trabalho só amanhã mas optamos por hoje, para fecharmos (por agora) esta incursão pelos técnicos do Andebol.

2. Fomos surpreendidos pelo pedido apresentado pelo Carmo, que não podíamos recusar porque sempre defendemos que quem assume o que diz merece sempre ter o seu espaço.

Pode ser um pouco polémico, mas nada temos a ver com a sua opinião pessoal, embora concordemos - esperemos que mais alguém que pode decidir sobre assunto - resolva este caso. também pensamos que meia dúzias de camisola daria muito mais dignidade a esta equipa