domingo, 5 de julho de 2009

BOXE - BOAVISTA CAMPEÃO NACIONAL - OS TREINADORES


CARLOS CALDAS
Treinador Principal

Carlos Caldas qual é o seu balanço sobre estas finais nacionais?
A análise que eu faço, é mais um título, habituei-me a ganha-los pois em dez anos este é o oitavo. Há dois anos atrás, por razões que me ultrapassam, não o conseguimos, ficando em segundo lugar, depois de termos vencido cinco títulos consecutivos. Fiquei feliz por mim, pelo clube, pelos atletas.
Globalmente, como correu a prova?
Tivemos sete atletas nos campeonatos nacionais, poderiam ter sido oito, mas (novamente por razões que me ultrapassam) só foram sete e todos juntos formaram a equipa campeã.
Tivemos três campeões que foram o Ricardo Maganinho, o Bruno Pranto e o José Ferreira. Nas outras categorias o Hugo Mota, Telmo Lopes e Hugo Silva dependendo da categoria dos adversários, lutaram bem e na minha opinião em vez de três atletas deveríamos ter trazido cinco.
Mais alguma coisa que está para além do seu entendimento?
Sim, eu penso e senti que era mais um ano que me queriam prejudicar mas alguns atletas não deixaram que isso acontecesse.
Já se trabalha de novo com intensidade…
Correcto! Aqui não há férias, temos que trabalhar pois este ano foram estes, para o ano, podem ser outros atletas, isto é um viveiro de campeões, nunca paramos. Estes campeonatos foram dos consagrados, mas já disputamos os de Juniores onde ficamos em segundo lugar e no campeonato feminino fomos também os campeões.
A curto prazo há mais provas?
Em breve vamos ter os campeonatos de iniciados e vamos querer vencer, para isso ser possível não pode haver férias.
Para além de treinador, você substitui muitas vexes o Director do departamento, o Senhor Pinto Lopes , como conseguem esta estabilidade no departamento?
Essa estabilidade é conseguida porque o Boavista sempre apoiou, como pôde, as modalidades amadoras, e neste aspecto é dos maiores clubes em Portugal. Junto a isto tivemos a sorte de nos ter aparecido uma grande pessoa que nos tem apoiado que é o Ex-presidente Joaquim Teixeira, sem ele teria sido muito difícil esta estabilidade e é uma pessoa a quem sempre que pedimos algo, nunca nos diz que não.
Esse apoio liberta o Carlos Caldas director para o Caldas treinador?
Tento fazer um pouco de tudo o que for necessário, nunca esquecendo que por trás tenho o apoio do senhor Pinto Lopes, que é o Director do Boxe do Boavista. A responsabilidade é minha mas como já disse, nós somos acima de tudo uma família.

PEDRO BARBOSA
Treinador Adjunto

Pedro Barbosa ex-atleta do Boavista é actualmente o treinador que apoia o Carlos Caldas.
Pedro, fala -se de atletas mas para se ser campeão tem que se ter o apoio do treinador. Como é ser treinador de boxe?
Antes de ser treinador também fui campeão como atleta.
Então vamos primeiro falar do ex-pugilista…
Comecei com dezasseis anos e fui atleta do Boavista durante catorze anos. Curiosamente fui colega do Rui Maganinho de quem sou actualmente treinador. Como atleta nunca fui grande porque era muito malandro e nunca levei o boxe a sério.
Essa malandrice serve agora para os compreender melhor?
Sim é verdade, mas eu também fui militar durante cinco anos e nessa fase apreendi a comandar. Actualmente sou um pouco um treinador com espírito militar.
Eles sabem isso e quando tenho que ser mau, sou mau. Quando tenho que ser amigo também o sou, mas a nível de treino sou muito rigoroso.
Gosta mais de ser atleta, ou treinador?
De treinador.
Porquê?
Gosto de poder transmitir aos atletas aquilo que aprendi anteriormente. Já que não fui grande atleta quero que eles consigam ser aquilo que eu gostaria de ter sido.
Este foi o primeiro campeonato?
Sim, como treinador este campeonato nacional de seniores é o meu primeiro título, na qualidade de técnico-adjunto do Senhor Carlos Caldas, sinto-me orgulhoso disso.
Quais as provas que se seguem?
A nível de seniores é a Taça de Portugal.
Como é feita a selecção para os jogos?
Nós em onze categorias de pesos, levamos onze atletas, um para cada categoria.
São vocês que seleccionam?
Sim somos nós, quem estiver melhor é que vai!