sábado, 16 de maio de 2009

GINÁSTICA RITMICA - SANDRA ÁVILA


Sandra Ávila é uma antiga campeã pelo Boavista que agora continua de xadrez a formar as futuras campeãs da Pantera.

Antes de falarmos da treinadora, vamos falar da atleta. Quais os títulos mais importantes que alcançou como atleta?
Alcancei o 12º lugar no Campeonato do Mundo de Conjuntos em 1998;
Campeã Nacional de Conjuntos;
6º lugar no Grand Prix de Thiais (Paris- França);
1º lugar Geral Torneio Internacional da Madeira;
4º lugar Universíadas- Turquia Izmir 2005, entre outros.

Quando começou a praticar ginástica e quando abandonou como atleta?
Comecei com 5/6 anos de idade e abandonei a carreira de atleta aos 23 anos.

Actualmente é treinadora do Boavista. Qual a classe que treina?
Comecei a dar treino às classes não competitivas enquanto era ginasta. Quando deixei a minha carreira de atleta, o clube propôs-me a classe de 1ª Divisão. Actualmente sou treinadora da 1ª divisão e de algumas classes não competitivas.

Como tem decorrido a actual época?
A época ainda não acabou... Contudo temos algumas miúdas com potencialidades que têm evoluindo muito e com resultados promissores.

Quais as provas em que vão estar presentes?
A Ginástica Ritmica tem a época de Individual até Abril e a de Conjuntos irá iniciar agora em Junho. O 1º campeonato será dia 11 de Junho. Depois teremos o Campeonato Regional de Conjuntos a dia 20 de Junho e o Nacional de Conjuntos no dia 4 de Julho.

Na sua equipa tem algumas atletas com futuro desportivo promissor?
Temos atletas que têm evoluido muito e com resultados muito promissores. Só o tempo o dirá... estamos numa modalidade muito exigente onde o empenho e o muito treino físico e mental é necessário desde idades muito tenras.

Que condições desejava ver melhoradas para os treinos?
Mais espaço essencialmente... As condições dos ginásios estão melhores, mas ainda assim não há espaço suficiente para todos. A competição e a formação ficam mais lesadas pois não conseguem trabalhar a 100% quase todos os dias. Nos dias em que o ginásio está repleto torna-se muito dificil gerir a quantidade de meninas e de espaço.

A ginástica para si é uma actividade ou uma paixão?
Mais paixão... São muitos anos ligados à modalidade...Custou-me quando me ausentei da carreira de ginasta por questões profissionais, bem como fisicos... Acho que se abandonar por completo fica um vazio por preencher. Além da modalidade em si, gosto muito das minhas atletas e das pessoas com quem trabalho (treinadores, dirigentes). Apesar das dificuldades que o clube tem vindo a passar, se não fosse a paixão e o esforço de todos os que estão envolvidos, o que seria das modalidades amadoras e do clube?

A sua equipa tecnica é formada por mais quem ?
A modalidade de Ginástica Ritmica tem muitos "adeptos". Para darmos resposta e acolhimento a todos os que gostam da modalidade temos várias classes. Relativamente à Competição a constituição é a seguinte:
1ª divisão- Eu (Sandra Ávila) e Rita Araújo.
Na 2ª divisão temos a Paula Silva e na Formação Teresa Morgado.
Nas não competitivas, temos várias classes divididas por idades.
Por cada faixa etária encontra-se um professor alocado.
Até aos 7 anos está responsável a Prof. Teresa Morgado, dos 8 aos 12 anos estou eu (Sandra Ávila) à semana, estando ao sábado a Paula Silva. A partir dos 12 anos a responsável é a Prof. Joana Delgado.