sábado, 6 de outubro de 2018

TRIATLO - RITA MARIA LOPES, FZ BALANÇO DE UMA ÉPOCA MEMORÁVEL



Rita Maria Lopes, encerrou a época desportiva de 2018. O balanço feito pela própria atleta de triatlo, é por demais positivo, na época que marcou o seu ingresso no Boavista Futebol Clube.

Que analise global fazes sobre a época?

É com bastante satisfação que dou por terminada a época de 2018. Satisfação porque é o sentimento que mais se salienta de tantos outros que trago na memória. 

Este ano, devido a alguns inesperados acontecimentos, concretizei o que há muito ansiava, pertencer ao clube que desde sempre me inspira, em todas as modalidades nas quais sou federada. É um orgulho pertencer a esta família!

Indo agora de encontro ao que foi esta época, posso dizer que começou um pouco azarada, porque terminei muito bem a época passada, e vinha com força para enfrentar este ano com tudo.

Apesar da vontade e motivação acrescidas pelo apuramento para o Campeonato do Mundo, as lesões não deram tréguas, e naquela que viria a ser um ponto de viragem na época, acabou por me obrigar a parar. Contudo, com muito esforço e uma super equipa médica e de fisioterapeutas, consegui voltar aos treinos e fazer deste ano, um ano memorável. 


Consideras uma época positiva?
 
Pode até ter sido um ano em que disputei poucas provas, mas foi super completo e que exigiu de mim trabalhar arduamente e não me deixar vencer pelo cansaço. 


O grande objectivo era o Campeonato do Mundo de Ironman 70.3 em África do Sul, e apesar de alguma desilusão do resultado final, porque eu sei que sou capaz de muito melhor, o que eu vivi lá, fez-me crescer. Parece cliché, mas hoje eu sou diferente do que era antes deste Campeonato. Obrigada mais uma vez a todos que fizeram parte desta jornada.

Alguma mensagem?

Antes de terminar, agradecer a TODOS, porque felizmente são muitos, que me ajudaram este ano, e que continuam a acreditar no caminho que estou a percorrer. Sem o vosso apoio diário todo o trabalho que faça e motivação que empenhe nos treinos não se iriam traduzir em resultados.

Que resultados podemos destacar da época?

O ano de 2018 valeu-me:
Campeã Nacional Duatlo Cross 20-24 anos
3º lugar Nacional Duatlo Standard 20-24 anos
Campeã Regional Norte Duatlo Estrada (absoluta e 20-24 anos)
Campeã Regional Norte Triatlo Longo (absoluta e 20-24 anos)

18º lugar Campeonato Mundo Ironman 70.3 20-24 anos


Vais descansar uns dias?

Não se pode parar. As competições terminaram mas os treinos têm que continuar visando a próxima época.