segunda-feira, 23 de maio de 2016

JOÃO MARQUES, TÉCNICO DE FUTSAL (SUB-20) - ANALISA O (EXCELENTE) CAMPEONATO DO BOAVISTA E LANÇA AS MEIAS-FINAIS

Terminou a segunda fase do nacional de Sub-20, em futsal, com o Boavista a ocupar o segundo posto da tabela, sendo apurado para as meias-finais da competição, nas quais estão  Caxinas, Benfica e Sporting. 
Na semana que antecede o jogo da primeira mão, com o Caxinas, fizemos um resumo/análise com o técnico axadrezado, João Marques.


Terminou a segunda fase com uma excelente classificação do Boavista. Quando se iniciou a época, ambicionavas um lugar assim?

Quando prespectivamos a época, fomos fazendo sempre planos  e objectivos realistas, a curto prazo. Ao  iniciar esta segunda fase e tendo em conta a qualidade que apresentamos na primeira, tínhamos como objectivo entrar neste play-off e entrar neste play-off, na melhor posição possível. 
Sabíamos que podíamos ganhar a qualquer adversário e por isso, considero, que o segundo lugar é meritório. Tivemos muita qualidade de jogo nesta segunda fase.

Voltando um pouco atrás no tempo. Tu assumes a equipa de juniores, no segundo ano vencem a Taça Nacional e nesta época alcançam (para já) as meias-finais. A equipa evoluiu ou a base era muito boa?

Primeiro temos que ter em conta que o plantel deste ano e o do ano passado são praticamente distintos. Esta época, tivemos uma base muito forte que subiu dos Juvenis para esta equipa. 
Em todos estes anos, tivemos sempre, planteis com muita, mas mesmo muita qualidade. O facto de termos conseguido este sucesso e esta qualidade de jogo deve-se à mais-valia técnica dos atletas, mas também à qualidade dos treinos em que temos sido rigorosos e nos faz evoluir constantemente. 
Temos evoluído e tornamos possíveis os objetivos que muitos outros consideravam irrealistas.

Uma questão global de formação do Boavista. O Clube há alguns anos que não conquista nenhum título da AF Porto, na formação mais jovem, mas a equipa de juniores apresenta-se a nível nacional como uma das mais fortes. Os outros clubes apostam nas conquistas mais precoces e o Boavista numa formação de futuro? A formação do Boavista está viva?

O facto de não ganhar, não é significado de não formar. Este é o primeiro ponto que quero realçar, neste assunto. 
Considero, isto, muito importante, muitas vezes as melhores equipas não são as que ganham. Por exemplo, nas equipas de Benjamins, muitas vezes, aparece uma equipa que tem um jogador mais alto e mais forte que os restantes. Remata de todo o lado e marca muitos golos, levando a equipa à vitória, mas na realidade a equipa não se está a formar… está apensas, a ganhar. 
Quando se chega a um patamar pré-seniores, como é o nosso caso, num contexto de seniores, o Boavista tem provado que está a formar com critério e qualidade e trazendo essa qualidade para o futsal nacional.

Estamos na semana do jogo com o Caxinas para a meia-final. Que tens a dizer sobre isso?


Vão ser dois grandes jogos de uma grande meia-final. Como tenho dito, as quatro equipas que estão apuradas, são, na minha opinião, as melhores do país. Estamos aqui, com mérito próprio e vamos apostar em marcar presença na final. Vamos jogar para ganhar e continuar a caminhada que temos realizado desde a primeira jornada, mantendo a nossa qualidade de jogo.