quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

ATLETISMO - ENTREVISTA COM BALTASAR SOUSA, DIRECTOR E ATLETA


Baltasar Sousa, foi um dos responsáveis do regresso do Atletismo ao Boavista. Antigo atleta do Clube, é actualmente o director do departamento e ainda atleta activo. Para conhecer melhor este regresso da modalidade, fomos ouvir o seu director, que nos surpreendeu quando registou, que desde Julho até ao presente o Boavista, tem já mais de seis dezenas de atletas.

Vamos começar, por conhecer melhor, Baltazar Sousa. Como atleta quantos e quais os clubes que representou?
Os mais conhecidos, SLBenfica, SC Salgueiros, Os Belenenses, Varzim SC, Inter

Profissionalmente qual é a sua actividade e que idade tem?
Sou profissional de seguros e conto com 45 primaveras

Alguma vez representou o Boavista?
Representei o Boavista FC, logo no início da minha carreira, era então menino, tinha 13 anos e estive até aos 16, ou seja, iniciei em 1983, o ano que se iniciava também o atletismo no clube. Fui campeão regional de iniciados nas provas de pista 800 e 1500 metros, fiz a melhor marca do anos nos 1500 m.
Sendo ainda iniciado, também fui Campeonato Regional de Juvenis nos 1500 e fui 2º nos 800 metros. Fui ainda, vice Campeão regional de corta mato, eu e a Albertina Dias, fomos os primeiros atletas da secção a alcançar os primeiros títulos do clube (isto tem passado ao lado da história). Entretanto voltei ao clube entre 1991 a 1993, tendo alcançado outros títulos colectivos.


Neste momento pratica a modalidade mesmo num escalão menos competitivo, ou terminou a suas provas?
Apesar de pertencer ao escalão de veteranos, ainda compito a nível sénior, provas regionais, nacionais e internacionais.

Como nasceu este projecto que fez regressar o atletismo ao Boavista? Quem foram as pessoas responsáveis pela iniciativa?
Muito simples, o saudosismo e a paixão, aliando ainda o sentimento de tristeza pelo que aconteceu ao nosso clube. Deparava-me algumas vezes com alguns corredores, estes corriam com a camisola do futebol do Boavista, até que, na Corrida Marginal à Noite em Esposende, interpelei o Diogo Barros(agora colaborador da secção), dizendo-lhe que o Boavista já tinha sido um grande clube em atletismo.  Ele, nem sabia nada na nossa história, entretanto, prontificou-se a contactar com a direcção das actividades amadores, após uma reunião com o Vice-presidente, Eng. António Marques, expusemos o nosso prepósito e partir daí tudo foi fácil.

Verifica-se com alguma surpresa, a “velocidade” como conseguiu formar uma equipa tão vasta e promissora. Como conseguiu esse dinamismo?
No meu imaginário “surrealizava” (não sei onde ouvi isto), uma grande onda axadrezada, a maior do país. Fui divulgando que o Boavista não fazia distinção entre categoria de atletas,  o requisito no "palmarés" apenas a paixão pelo atletismo e o carinho pelo clube. Os contatos foram surgindo...

Os atletas, que convidam aceitam facilmente ou colocam ressalvas para se inscreverem pelo Clube?
Não existem ressalvas. De todos surgiu sempre o carinho e o orgulho por representarem um clube tão simpático e tão grandioso, acredito que também existe o espirito solidário para com o clube.


Quantos atletas, tem neste momento o Boavista?
Contamos com cerca de setenta atletas.

Que apoios, tem para a secção? Algum patrocinador exclusivo para o atletismo?
Todos os atletas pagam um valor de inscrição, sendo esta a primeira ajuda, surgiu pequeno um apoio financeiro da Aricar Rent a Car, que também já nos ajudou com a cedência de transporte para uma prova, apesar dos diversos conctatos com empresas nada mais foi concretizado,

Quais as provas em que irão apostar?
Estrada, Corta Mato - Campeonatos Regionais e Nacionais, Pista  - Camp. Reg. e Nacionais.

O Boavista irá participar em algum campeonato colectivamente, ou apostará essencialmente no aspecto individual?
Iremos participar em termos colectivos (já aconteceu - fomos segundos  no Campeonato  regional dos oito, em corta mato) e apostaremos também individualmente nos escalões mais jovens e em Masters

Quais os objectivos tem para o atletismo axadrezado, a médio e longo prazo?
Tudo dependerá do apoio que possa surgir, caso contrário teremos que continuar a inventar...